15 maio 2013

Pão francês



Mais uma receita vinda direto da minha amada MFP. Acho que só não faço mais pães por falta de tempo. Por mais que a máquina faça tudo (ou quase) o ciclo é demorado. Não por deficiência da máquina mas sim para respeitar a fermentação e o resultado atender as expectativas de um pão leve e saboroso. Esta é a receita que mais faço em casa. Além de ser a mais econômica, resulta em um pão incrível e realmente fiel ao pãozinho francês da "padoca" de todo dia. A casquinha bem, bem crocante, o miolo fofinho e aquele aroma de pãozinho francês quentinho. Tanto na própria máquina quanto assando no forno, este pão fica maravilhoso. Uma outra coisa interessante é que não senti falta de um melhorador de pão nesta receita. O resultado é muito, muito bom mesmo sem ele. Acredito que os segredos deste pão estão no tempo de sova e nas pausas. No total o tempo de preparo é de 3:40. Mas garanto, vale bastante a pena :)


Pão francês 
(Receita do manual da MFP)

Ingredientes
1 copo de água
2 colheres de sopa de azeite de oliva (ou óleo)
1 e 1/2 colher de chá de sal
1 e 1/2 colher de sopa de açúcar
3 copos de farinha de trigo
3 colheres de chá de fermento seco para pão

*Copo de 240 ml

Modo de preparo
Colocar os ingredientes na ordem acima dentro da cuba da MFP. Escolher o ciclo Francês (ciclo 2 na minha MFP). Quantidade de massa 600g ( opção 1 na minha MFP). Escolher a cor desejada do pão e ligar.
Vou explicar o ciclo que a máquina faz. Se quiser fazer tudo à mão apenas respeite o tempo de cada etapa.
  • Sova por 16 minutos
  • Descansa por 16 minutos
  • Sova por 40 minutos
  • Descansa por 19 minutos
  • Sova por 30 segundos*
  • Descansa por 50 minutos
  • Assa por 1 hora e 10 minutos.
Se você quiser assar na MFP, conclua o ciclo normalmente mas se quiser assar no forno e fazê-los como eu fiz, interrompa o ciclo onde está o (*). Antes da última pausa para descanso.
Modele os pães como preferir e deixe crescer os 50 minutos restantes. Leve para assar em forno preaquecido a 180/200° por 25 minutos ou até dourar. Se desejar, pincele com um pouco de água antes de ir ao forno. Não achei necessário.

Pulo do gato: Esta é a receita básica que uso quando quero fazer um pão incrementado. Junto na MFP coloco calabresa, presunto, cheiro-verde, ervas finas, peito de peru... Enfim, tudo o que estiver à mão. Só não constumo colocar queijo porque percebi que o pão tende a ficar meio solado. Não fiz o teste mas acho que se colocar o melhorador de pão neste caso o resultado deve ser melhor. Já tentei acrescentar esses ingredientes na massa feita com leite e ovos mas achei que o resultado ficou meio encruado no final.

11 comentários:

  1. Pão Francês?

    Menino, mas você tá demais!!!

    Não creio, puxa, ficaram profissionais seus pãezinhos,

    Que máximo!

    ResponderExcluir
  2. É amigo, nós e nossa MFP...não saberia mais viver sem ela... tenho usado sempre e gosto muito desse processo de sova dela... quando fiz os enroladinhos, bati a massa nela e o resultado foi outro... muito mais macio.
    Parabéns pelo pão, ficou show!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  3. Meu querido amigo Guto, devo confessar que esse páozinho da última foto está perfeita, realmente parece pãozinho da padoca, imagino o aroma e sabor, preciso comprar urgente uma MFP cada vez mais me convenço disso. Adorei seus pães. Parabens, ficaram lindos. Beijocas

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Augusto!
    Lindos pãezinhos...hummm... que textura maravilhosa, eu também uso muito a minha mfp, é muito prática!
    Um ótimo fds,
    Oslaine

    ResponderExcluir
  5. Augusto,
    vc e a sua ajudante arrasaram, ficaram perfeitos, vou fazer, hehehe!
    Amei, bom demais!

    Beijos, ótima semana!

    ResponderExcluir
  6. Oi Augusto, teus pãezinhos ficaram perfeitos, parabéns.
    Eu tb adoro fazer pães, acho uma delícia ver a massa crescer e depois se transformar em pães maravilhosos.

    Bjssssss querido, te desejo uma semana de sucesso e muito abençoada

    Ah!
    Tem um sorteio da Mococa no blog, passa lá.

    ResponderExcluir
  7. Olá meu amigo, saudades de estar aqui...
    Quero imensamente te agradecer pelo comentário que deixou externando força e torcendo pela minha recuperação. Graças a Deus já estou bem melhor e retornando aos poucos, o pior já passou! :)
    Morro de vontade de fazer esse pão francês e agora vendo o seu fiquei com mais vontade ainda! Ficou perfeito! Adorei o pulo do gato, como sempre arrasa! :)
    Bjssss
    www.viveraprendendo.com

    ResponderExcluir
  8. eita que esses pães que saem daqui são um melhor q o outro... como eu queria uma MPF...rsrs...
    bjo grande!

    ResponderExcluir
  9. Olá meu amigo, passando para lhe desejar um ótimo final de semana! :)
    Bjssss
    www.viveraprendendo.com

    ResponderExcluir
  10. oi meu querido tudo bem?
    então eu para não encruar o pão ...quando coloca-se recheio eçe deve estar em uma temperatura de 160 graus em forno não muito quente ok á uns anos atras fiz um curso no senac e amei ..é show de bola ..sabe o pão frances e segredinho da casquinha é colocar no meio do tempo de assar o pão uma forma com água gelada ...ái vc coloca no fundo do forno ...e coloca -se eo pão em cima ...vai criar uma casquinha incrivel kkk ms hoje estou menos padeira querido ;;;amei seu pão e amo minha panificadora ..com ela faço tudo mesmo é uma maravilha né ..mas sabe seu pão ficou maravilhoso ..parabens bjão grandes querido

    ResponderExcluir
  11. Já favoritei a receita. Amo pão francês e o seu pão ficou tão macio... Que maravilha! Beijos!

    ResponderExcluir

Só com sua peça o Mosaico se torna completo. Comente também :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...