Nessa época de frio, nada melhor do que aquecer o corpo e o coração com uma sopa bem substanciosa. Não sei porque o povo fala que não gosta de ervilhas. Acho que é porque sempre comem aquelas de lata e realmente dessa maneira não são muito saborosas. Ervilhas frescas para mim são perfeitas. As secas eu aprendi a gostar por causa da minha mãe. Ficam ótimas em caldos e sopas. Como esta por exemplo. Unindo as duas variantes, mais bacon em cubinhos o resultado só poderia ser gostoso não é? Vem chegando o final do semestre e com ele minha vida fica ainda mais corrida. Os trabalhos já estão começando a pesar e isso reflete aqui no blog. Os posts estão bem mais espassados e não estou visitando tanto os amigos quanto gostaria. De todo jeito vou me esforçar para trazer receitas e novidades para vocês sempre.
Caldo de ervilha e bacon
Ingredientes
1 xícara de ervilhas secas
1\2 xícara de alho poró picado
1 xícara de bacon em cubinhos
1\2 cebola picadinha
1 cubo de caldo de bacon
1 xícara de ervilhas frescas
2 litros de água
Sal e cheiro-verde a gosto
Preparo
Cozinhe as ervilhas secas com a água na panela de pressão por 25 minutos após pegar pressão. A ervilha vai derreter e formar um caldo. Se isso não acontecer você pode bater com um mixer ou no liquidificador para acelerar. Reserve. Refogue o bacon na própria gordura. Retire parte da gordura (se juntar muito) e acrescente a cebola e o alho poró. Deixe refogar mais um minuto e acrescente o caldo de ervilha, as ervilhas frescas e o cubo de caldo de bacon. Deixe ferver em fogo baixo, mexendo de vez em quando, até pegar gosto (uns 10 minutos). Acrescente mais água se necessário. No final, acerte o sal, salpique o cheiro-verde e sirva quente com torradinhas.
Pulo do Gato: Quando esfria, a sopa engrossa bastante. Para requentar é melhor fazer na penela, acrescentando um dedinho de água. Minha mãe faz essa sopa com frango desfiado e bacon. Fica uma delícia também.
Hummmm que saudades de um caldinho delicioso desse Guto. Adoro caldo de ervilha, com bacon fica delicioso, as vezes coloco uma linguiçinha defumada tbém para deixar mais calórica a coisa. Ficou lindo seu caldo. Adorei. E me deu fome, pronto,falei. Beijocas
ResponderExcluirQue maravilha de caldo Augusto e com esse frio vai muito bem
ResponderExcluirbeijos
ai q super deliaia.
ResponderExcluirainda mais com esse friozinho q ta fazendo por aqui.
adoroooo
beijos
boracozinhar-lu.blogspot.com
Humm...que delícia! Adoro ervilhas, frescas, como você bem disse. As secas são também boas, mas raramente compro. Gostei da sua idéia, de misturar as duas nessa deliciosa sopa!
ResponderExcluirBjos e bom fds.
Ai meu amigo, ainda bem que na reunião de quarta-feira serviram um caldo de ervilha com bacon que estava divino senão eu ia ficar aguada só de ver essa sua foto maravilhosa! Amo sopas, caldos e nesta época de frio não tem coisa melhor!
ResponderExcluirDê um forte abraço na sua mãe por mim e um ótimo fds pra vc! :)
Bjssss
www.viveraprendendo.com
Uma boa ideia adicionar ervilhas frescas à sopa, eu sempre coloco apenas a seca. Fica tão bom com costelinha defumada também, humm!
ResponderExcluirbeijos!
Caldinho assim eu adoro, com esse friozinho agora combina muito bem...
ResponderExcluirBeijinhos, boa semana
BABEI!
ResponderExcluir