Quando a receita é boa sempre vale um repeteco né? Em casa o povo estava cobrando coxinhas faz um tempão, então deixei a preguiça de lado e resolvi por a mão na massa. É muito orgulho dessas coxinhas gente. Olha só a foto, não parece comprada pronta? Ficou muito sequinha, o recheio super saboroso, a massa temperadinha. Elas já apareceram aqui antes mas como as fotos eram antigas, resolvi atualizar. Dessa vez eu misturei a batata na água antes de jogar a farinha e achei muito mais fácil. Na próxima vou usar requeijão cremoso no recheio ou fazer com carne louca desfiada. Imagina como vai ficar?
Coxinha de Frango
(Receita adaptada daqui)
Ingredientes
Massa
3 xícaras de caldo de frango (do cozimento ou use 2 cubos de caldo de frango)
1 pitada de colorífico
½ xícara de óleo (usei de canola)
2/3 de xícara de farinha de milho
3 xícaras de farinha de trigo (+ ou -)
3 batatas médias cozidas e espremidas
Água gelada e farinha de rosca para empanar.
Recheio
Cada um tem o seu jeitinho de temperar o frango. Eu uso caldo de legumes, cheiro-verde e cenoura em cubinhos. Para mim quando mais simples melhor. Você também pode usar carne e transformar a coxinha em um bolinho.
Preparo
Prove o caldo de frango e deixe bem temperadinho, acrescentando uma pitada de colorífico. Leve ao fogo o caldo com o óleo e a batata espremida. Quando começar a ferver, jogue de uma vez as farinhas e mexa vigorosamente por alguns minutos (ainda no fogo), até ficar cozido e homogêneo. Deixe esfriar. (Uma dica é cobrir com plástico filme aderindo à massa. Assim ela não fica com uma casquinha ressecada quando esfriar.) Recheie e modele as coxinhas, passe-as na água bem gelada e em seguida na farinha de rosca. Leve para congelar no freezer dispostas em uma fôrma. Depois é só embalar em pequenas porções e você terá coxinhas sempre que quiser, bastando apenas descongelar no microondas ou temperatura ambiente antes fritar. Rendeu 39 coxinhas médias (bem gordinhas).
Pulo do gato: Não esquecer de sempre fritar as coxinhas aos poucos e se possível, usar um óleo mais saudável como de milho ou canola.
Pulo do gato: Não esquecer de sempre fritar as coxinhas aos poucos e se possível, usar um óleo mais saudável como de milho ou canola.
Olá, Augusto!
ResponderExcluirNunca consegui fazer coxinhas as minhas saem muito gordurosas.
Essas estão sequinhas deu água na boca, perfeitas!
Bjs
Oi Augusto,
ResponderExcluirCozinha é um salgadinho que agrada a todos. Eu, pelo menos, adoro.E se for caseira , melhor ainda. A sua está irresistível.
Bj e bom fim de semana,
Lylia
É para ter orgulho da coxinha mesmo, vim correndo conferir por causa da foto, deu água na boca!
ResponderExcluirBeijos
Oi Augusto, fiquei um pouquinho sumida pq precisei me dar um tempo kkk
ResponderExcluirNa volta encontrei meu blog com problema p/acessar comentários...
Agora fiz um passeio por aqui p/ver as delícias e vi que já se formou. Desejo que você faça muito sucesso e seja muito felz na profissão que escolheu.
A receita da coxinha parece mesmo deliciosa, amei.
Bjsssss querido e uma semana muito abençoada p/vcs
Bom dia Augusto!
ResponderExcluirRealmente essas coxinhas parecem compradas prontas de tão perfeitinhas que ficaram!
Te desejo uma ótima semana.
Bjim
Léia
Deliciosas coxinhas!!!!!
ResponderExcluirBjs :)
hummmm gamei total nelas querido bjus
ResponderExcluirHmmmm, muito bem feitas estas coxinhas, Augusto! É dessa massa que gosto: mais amarelada e desse recheio também: um refogado de frango mais completo, com salsinha, cebola, etc... Òtima receita! Beijos.
ResponderExcluir