Eu fico abismado quando alguém me fala que não gosta de macarrão. Para mim é um dos pratos mais gostosos, simples e versáteis que existem. Quer seja massa curta, massa longa ou massa recheada, adoro de todo jeito. Fui provar molho pesto a pouco tempo atrás. Originalmente este tipo de molho é feito com pinoli e queijo pecorino, mas este mais simples, com nozes e parmesão fica tão delicioso quanto. Ja fiz uma versão improvável com salsicha que também ficou ótima. Esta receita veio num livrinho que ganhei no último encontro gourmet da Forno de Minas, divulgando as massas Mama D'Alva (que por sinal foi a que usei). Esta é a de carne, mas a versão de calabresa com alecrim é da pontinha da orelha. Se nao tiver capelletti, pode usar qualquer tipo de massa que garanto que ficará delicioso.
Capelletti ao Pesto com Tomatinhos Cereja
(Receita da Mamma D'Alva)
Ingredientes
Pesto
1 dente de alho
1 punhado generoso de manjericão fresco
100g de nozes (ou outra castanha de sua preferência)
100g de parmesão fresco ralado
200ml de azeite extravirgem
Sal a gosto
10 tomatinhos cereja partidos ou meio
Azeite, sal e pimenta do reino moída a gosto
300g de capelletti de carne cozido conforme instruções da embalagem
Preparo
Num pilão, amasse o alho com uma boa pitada de sal. Acrescente as folhas e macere até formar uma pasta verde. Junte o azeite, o queijo e as nozes (separe algumas para decorar o prato se desejar) e misture mais um pouco. Frite levemente os tomatinhos com um fio de azeite, sal e pimenta. Envolva o molho pesto na massa, acrescente os tomatinhos grelhados, salpique algumas nozes esmigalhadas e sirva a seguir.
Pulo do Gato: Você pode trocar as nozes por outra castanha que desejar. Este molho é tão gostoso que recomendo você fazer o dobro e deixar num vidrinho na geladeira. Neste caso, cubra com azeite e use em até uma semana.
Pulo do Gato: Você pode trocar as nozes por outra castanha que desejar. Este molho é tão gostoso que recomendo você fazer o dobro e deixar num vidrinho na geladeira. Neste caso, cubra com azeite e use em até uma semana.
Queridão, eu adoro massas, acho que não conheço ninguém que não goste, pelo menos do meu círculo de convivência.
ResponderExcluirAdorei a sugestão, bom demais!
Bjs =)
Vivendo e Aprendendo
Fotos e Prosas
Receita mais que saborosa Augusto, adoro pesto e tomatinhos, então, fechou!
ResponderExcluirUm abraço!
que aspeto tão bom, é impossível não gostar.
ResponderExcluirwww.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt