30 abril 2013

Pão integral light com linhaça e gergelim


Mais um pãozinho saído direto da minha querida MFP! Este além de lindo é bastante saudável. Farinha integral, linhaça e gergelim deixam esse pão perfeito para qualquer dieta, ou até mesmo para quem quer apenas saborear um lanche mais nutritivo. Combinar uma fatia dessas com requeijão e peito de peru já forma um lanche bem saboroso. Como eu não sou de ferro o meu foi saboreado com uma camada de manteguinha. O melhorador de pão como eu já disse anteriormente é opcional mas confere um ótimo resultado à massa. Graças a linda MFP sempre que bate a vontade de ter um pãozinho quentinho, com muito pouco trabalho e tempo eu já sinto o cheirinho invadindo minha cozinha. Nas últimas semanas aconteceu um fato bem legal no meu trabalho. Na cozinha tem um mural de vidro onde sempre colocam novidades interessantes, comunicados e afins. A minha chefe (abençoaada ela meu Deus kk) teve a idéia de sugerir que eles colocassem as receitas do Mosaico neste mural também. Só que os responsáveis tiveram uma ideia muito melhor, inauguraram uma seção os "Talentos Ocultos" dos colaboradores. E adivinha quem abriu essa seção? KKKKK Teve até prévia perguntando qual seria o talento do Dafne Augusto. Apesar de morrer de vergonha, (todo mundo olhando pra mim nos corredores) gostei bastante da brincadeira. Agora todo mundo vem me parabenizar pelo blog e pela minha paixão por cozinhar. É muito gratificante quando você recebe elogios por algo que você tem tanto orgulho. Estou preparando algumas surpresas bem legais aqui para o Mosaico. Logo, logo vocês ficam sabendo das novidades mas agora vamos a receita?


Pão integral light com linhaça e gergelim
(Receita da própria MFP)

Ingredientes
1 copo de água
1 colher de sopa de margarina
1 e 1/2 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de açúcar mascavo
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de farinha de trigo integral
3 colheres de sopa de linhaça
2 colheres de sopa de gergelim
2 e 1/2 colheres de chá de fermento seco para pão
2 colheres de chá de melhorador de massa (opcional)

1 gema
Gergelim e linhaça para salpicar por cima

Preparo
Coloque todos os ingredientes seguindo a ordem acima na cuba da MFP. Ligue no ciclo massa. Deixe misturar e sovar bem por cerca de 20 minutos. Retire da MFP, coloque a massa numa vasilha grande, cubra com um pano e deixe crescer por uma hora. Retire o ar da massa sovando-a por alguns segundos. Modele os pães como preferir. Pincele com a gema, salpique gergelim e linhaça e deixe crescer novamente até dobrar de volume. Leve ao forno preaquecido 180/200° por 30 minutos ou até dourar. Usei duas fôrmas de bolo inglês grandes.



Pulo do gato: Se quiser, você pode fazer a receita toda na MFP. Use o ciclo pão integral e proceda como o manual diz. Essa massa equivale a 600g. Se fizer assim não precisa pincelar a gema nem salpicar nada por cima. Dá pra fazer sem a MFP também. Misture os secos, abra uma cova e no meio acrescente o restante dos ingredientes. Proceda com a receita normalmente.

12 comentários:

  1. Oi D Augusto, seu pão ficou lindo e deve ser delicioso tanto com requeijão e peito de peru como com a manteguinha que você não resistiu.
    Ter reconhecimento e elogios naquilo que fazemos com tanto amor é gratificante, faz bem pra alma.
    Parabéns, que venham muitos elogios, muitas delicias e muito sucesso.
    Beijos querido.

    ResponderExcluir
  2. O amor é lindo!!!rsss

    Belíssimo que ficou seu pão meu amigo,

    Sucesso absoluto,

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Augusto,
    com certeza suas receitas fizeram o maior sucesso no mural da empresa, vc é super talentoso só faz delícias!
    Agora essa sua ajudante quebra um galhão seu pão ficou maravilhoso!
    De vez em quando coloco a minha pra me ajudar, mas sou muito impaciente prefiro sovar com as mãos, rsrs.
    Mas os pães feitos na MFP ficam mais leves e macios.
    Eu tava doida por um multiprocessador comprei e quase não uso, aí comprei a mfp quase não uso tbm, o que mais uso na minha cozinha é o liquidificador esse não pode faltar mesmo, meu braço direito, rsrs.

    Beijos, sucessos sempre!

    ResponderExcluir
  4. Olá meu amigo, um pãozinho saudável e nutritivo assim é bom demais! Adoro! E que delícia trabalhar numa empresa assim, né?! E com certeza o seu talento tinha que ser reconhecido, né?! Já passou da hora! Valha-me Deus!
    Estou louca para saber a novidade, vou ficar aguardando ansiosamente!
    Bjão, fique com Deus!
    viveraprendendo.com
    PS: Essa MFP... é TUDO!!! xD

    ResponderExcluir
  5. meu lindo perfeição é este pão kkk amei sabe que adoro pão assim...esta divino o seu ..parabens querido bjão doces

    ResponderExcluir
  6. Ou meu amigo Guto, primeiramente quero te parabenizar pela inauguração dos Talentos Ocultos em sua empresa. O que é bonito e útil tem mesmo que ser divulgado. Fiquei muito feliz viu?
    Quanto ao seu pão, só posso dizer que está maravilhoso, adoro pães com sementes. A linhaça e o gergelim além de tudo são ótimas para a saúde e muito nutritivas. Adorei a receita. Beijinhos, ótimo feriado

    ResponderExcluir
  7. Oi Augusto,ficou lindo o
    seu pão e deve estar bem
    gostoso,adoro linhaça.
    Vou tentar fazê-lo,mas na
    mãozinha,pois não tenho MFP.
    Abração
    Beti

    ResponderExcluir
  8. Caro Augusto
    Teu pão ficou com um delicioso aspecto!
    Adoro pão integral e sempre que faço na minha MFP também coloco linhaça, gergelim e outra sementinha que adoro: a de girassol!
    Não conheço melhorador de pão e acho que aqui não tem (irei informar-me)!
    Bjim e tenha um ótimo feriado.
    Léia

    ResponderExcluir
  9. Augusto querido, esse pão ficou maravilhoso, já me imaginei comendo uma fatia bem generosa com requeijão.
    Hummmmmmmmmmm!!!
    Parabéns por inaugurar o mural, vc merece ...

    Bjsssssssssss amigo

    ResponderExcluir
  10. Olá meu amigo, passando para lhe desejar um fds super abençoado e especial! :))
    Bjssss
    viveraprendendo.com

    ResponderExcluir
  11. Esse pão tá o maximo, que maciez, deve ter ficado divino.
    beijos, bom final de semana

    ResponderExcluir

Só com sua peça o Mosaico se torna completo. Comente também :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...