06 maio 2014

Rosca Recheada com Linguiça Fresca


Sempre que visito minha mãe ela cobra que eu leve uma massa de pão (feita na máquina de pão) para que ela modele e asse em casa. A receita da massa que usei nesta rosca, foi adaptada da que levo para ela, que é a do pão colonial. Junto com a receita de pão francês são as duas que mais uso no meu dia a dia. Como estou numa onda mais saudável substituí uma xícara de farinha tradicional por integral. Ficou uma delícia e ainda posso comer sem tanta culpa. No recheio usei uma linguicinha de frango que estava sobrando na geladeira mas você pode usar o que quiser. O céu (ou a geladeira no caso né kk) é o limite. Não sei se comentei mas estou de férias!!!. E por incrível que pareca, quando eu deveria ter mais tempo para me dedicar ao blog e tudo mais, acontece o contrário e a preguiça toma conta de mim. Mas vou tentar fotografar tudo o que fizer de bom nestas férias e vou trazendo aos pouquinhos ;)


Rosca Recheada com Linguiça Fresca
(Receita adaptada da MFP)

Ingredientes
Massa
1 xícara de leite com 1 ovo dentro (quebre o ovo na xícara e complete com leite)
1 colher de sopa de manteiga ou margarina
1 colher de chá bem cheia de sal
2 colheres de sopa de açúcar
1 xícara de farinha de trigo integral
2 xícaras de farinha de trigo tradicional(+ou-)
1 colher de sopa de fermento biológico seco

Recheio
500g de linguiça fresca (usei de frango)
1 cebola picada
1 colher de sopa de orégano
1 colher de chá de pimenta calabresa em flocos

Preparo
Massa: Acrescente todos os ingredientes na ordem acima dentro da cuba da MFP. Ligue no cíclo massa e proceda conforme o manual. Se quiser, faça a massa à mão misturando todos os líquidos e depois os secos. Sove bem e deixe crescer por 40 minutos antes da montagem.
Recheio: Retire a pele da linguiça e refogue em uma panela até começar a dourar. Acrescente a cebola, o orégano e a pimenta e deixe por mais alguns minutos. Reserve até esfriar.
Montagem: Abra a massa com ajuda de um rolo. Espalhe o recheio e enrole como um rocambole. Una as duas pontas formando uma rosca. Pincele a gema, salpique o orégano e deixe crescer por 40 minutos. Leve ao forno preaquecido 180/200° por 25 minutos ou até dourar.

Pulo do gato: Eu nunca deixo o tempo total do cíclo Massa da MFP. Eu deixo ela sovar até parar e depois já tiro e deixo crescer fora mesmo.

7 comentários:

  1. Augusto,
    te entendo perfeitamente, férias é bom demais pra descansar e a preguiça bate mesmo, rsrs.
    A linguiça frita fica mais gostosa no recheio, adorei a sua rosca, massa e recheio perfeitos!

    Bjs, sucessos sempre!

    ResponderExcluir
  2. Adoro paẽs com recheio e este ficou bem ao meu gosto
    Essa fatia seria muito bem vinda já já
    Continuação de boas férias
    bj

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Augusto!
    Gosto muito rosca recheada salgada!
    Excelente a substituição da farinha tradicional por integral.
    Curta a preguiça e aproveite as férias!
    Bjim
    Léia

    ResponderExcluir
  4. Augusto eu demoro para vir, mas quando venho fico babando, essa lasanha, esse pão, aff... ainda morro disso... amo fazer pão, pena meu tempo ser escasso.
    Acabei postando hj o pão tipo subway ja que vc se interessou... rsrsrs...ia postar na sexta... só dar uma olhada qdo quiser.
    Beijo grande!!

    ResponderExcluir
  5. Que linda Guto, a MFP faz toda diferença né? Acho um coringa na cozinha e ainda estou ensaiando para adquirir uma. Adorei sua receita e recheio, gosto de pães com linguiça. Deu fome! Beijinhos. Aproveite as férias, de fato ficar de férias dá uma pregui fenomenal kkk

    ResponderExcluir
  6. Que Delícia de rosca, Augusto! Férias são assim mesmo, dá aquela preguiça gostosa e aquela vontade de não fazer nada.
    Boas férias para você!
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  7. Ficou muito bonita, Augusto! Esses pães recheados sempre são muito apetitosos. Aproveite bem as férias, passa rápido! Beijos.

    ResponderExcluir

Só com sua peça o Mosaico se torna completo. Comente também :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...