13 maio 2014

Bolo de Banana com Farinha de Rosca


Essa receita tem uma história muito engraçada por trás. No meu trabalho, tem uma lanchonete que vende vários tipos de bolos. Meus preferidos sempre foram os de maracujá e de banana. São baratinhos e perfeitos para o café da manhã ou da tarde. Eu comprava tanto esse bolo (quase todos os dias na verdade), que conversa vai, conversa vem, descobri que a mãe de uma amiga minha (que trabalhava lá) tinha a receita. Fiquei quase um mês no pé dessa minha amiga e da mãe dela até conseguir a bendita receita do bolo de banana. Acho que elas devem ter me dado a receita por insistência porque eu pedi tanto, mas tanto kkk O fato é que este bolo é delicioso. Fofinho, com um gostinho de banana bem pronunciado e aquele aroma de canela. Só de lembrar já me dá vontade de fazer de novo. Receita para colar na porta da geladeira e fazer toda semana. Na minha opinião, dá de dez a zero em qualquer bolo de banana que eu já tenha comido.


Bolo de Banana com Farinha de Rosca

Ingredientes
4 bananas grandes (ou 5 pequenas)
3/4 de xícara de óleo (usei de milho)
4 ovos
1 e 1/2 xícaras de açúcar
2 e 1/2 xícaras de farinha de rosca
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de chá de canela em pó

Açúcar e canela para polvilhar

Preparo
Bata os ovos, as bananas, o óleo e o açúcar no liquidificador até ficar bem homogêneo. Numa tigela, misture a farinha de rosca com o fermento e a canela. Acrescente o líquido batido e misture bem. Coloque a massa em uma fôrma untada e polvilhada com açúcar e leve ao forno preaquecido 180/200° por 40 minutos ou até dourar. Polvilhe açúcar com canela depois de frio.

Pulo do Gato: Fiz este bolo com farinha de rosca feita com pães ralados (comprada na padaria) e também comprada no supermercado. A melhor sem dúvida é a feita com pães de verdade. Se suas bananas não estiverem muito doces, acrescente umas 3 colheres de açúcar.

7 comentários:

  1. Guto, adoro bolo de banana já ouvi falar nesse bolo que leva farinha de rosca, nunca fiz. Valeu a pena sua insistência, parece delicioso e ficou lindo. Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Hummmmmmmmm, se o bolo de farinha de rosca já é uma perdição, imagino com banana, um pecado com certeza!
    Fiquei aguada com a rosca com linguiça e sabia que também deixo a massa na mfp até para de sovar, depois coloco para crescer fora e modelo do meu jeito...rs.
    Boa semana procê amigo!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  3. Está com ótimo aspecto! Bolo de banana com farinha de rosca fica realmente muito bom. Que bom que elas compartilharam a receita. Tem gente que não gosta de dar receita. Acho isso um horror! Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Humm, também já fiz um parecido, é bom demais! A farinha de rosca dá um toque diferente não sei porquê... ms dá! Beijos
    Fabi

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Augusto!
    kkkkkk, pelo aspecto do bolo e pela receita, valeu a pena a insistência!
    Tem receitinha tua lá no blog e já estou copiando essa também :)
    Beijão
    Léia

    ResponderExcluir
  6. Fiz esse bolo sábado a noite e ficou muito bom, nunca tinha experimentado, vi que tinha muitas na minha fruteira e resolvi pesquisar na net, onde achei essa bem pratica e muito boa, com sua dica fiz com farinha de pão moído de padaria, ficou fofo, gostoso, adorei aliás todos adoraram aqui em casa, minha irmã já ate pediu a receita também e a minha dica é colocar mais meia colher de canela acho que fica mais delicia ainda... Obrigada por compartilhar se quiser mando fotos que tirei. Lucimar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucimar. Este bolo é um dos meus preferidos de banana. Não enjoa nunca e todo mundo adora. Fico muito feliz que o pessoal em sua casa também gostou ^^. Obrigado pela visita.

      Excluir

Só com sua peça o Mosaico se torna completo. Comente também :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...