21 maio 2015

Bolo de Fubá Cozido com Goiabada


Este bolo tem uma história engraçada. Uma conhecida do trabalho, que vendia bolos e outras delícias, levou certo dia um bolo de fubá com goiabada que foi paixão à primera vista. Testei diversas receitas em casa mas NUNCA ficava igual a dela. Cansado, implorei pela receita e ela depois de muuito custo kk acabou me dando. Na hora de fazer, qual não foi minha surpresa quando vi que era igualzinha a esta daqui que eu já trouxe para o blog kkkk. Fiz a receita de novo, agora com os cubinhos de goiabada, e este bolo virou o novo "bolo de cenoura" aqui de casa, ou seja a nova receita oficial preferida e mais pedida de todos os tempos. E olha que o marido detesta goiabada, vai entender. Voltando ao bolo, tinha me esquecido como a massa é molhadinha e fofinha. Na época que fiz o bolo pela primeira vez, o que me chamou atenção foi o modo de fazer inusitado, cozinhando o fubá no fogo como se fosse polenta e depois misturando aos ovos. O resultado é sensacional, um bolo consistente, leve e com os pedacinhos de goiabada por toda a massa. Adoro este bolo de paixão!


Bolo de Fubá Cozido com Goiabada

Ingredientes
2 xícaras de fubá 
2 xícaras de leite
1 e 3/4 xícara de açúcar
1/2 xícara de óleo
1 pitada de sal
4 ovos (gemas e claras separadas)
1 colher de sopa de fermento em pó

300g de goiabada cascão em cubos
2 colheres de sopa de farinha de trigo

Preparo
Misture o fubá, o leite, o açúcar, o óleo e o sal numa panela até dissolver. Leve ao fogo mexendo sempre, até engrossar e desgrudar do fundo da panela. Espere esfriar completamente. Na batedeira, bata o creme frio e acrescente as gemas uma a uma misturando bem. Junte o fermento e as claras batidas em neve com cuidado. Envolva os cubinhos de goiabada na farinha de trigo e separe-os bem uns dos outros, isso vai servir para que ele não afunde no forno. Coloque metade da massa em uma fôrma untada com manteiga/margarina e polvilhada com fubá, espalhe a goiabada e cubra com o restante da massa. Asse em forno preaquecido, 180/200º por 1 hora ou até o bolo estar corado e crescido.

Pulo do Gato: Deixe a massa esfriar completamente antes de misturar os outros ingredientes, isso é muito importante. Cubra com filme plástico aderindo à superfície para não criar aquela casquinha. Este bolo e um copo de leite gelado é tudo de bom!

11 comentários:

  1. Augusto, bolo de fubá ocupa um dos primeiros lugares em minha lista de preferidos, assim com goiabada, fica ainda mais saboroso, feliz combinação!
    Acho que já fiz essa receita, mas deu vontade de repetir e olha que acabei com um bolo de fubá e coco, nessa mesma semana!rs
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Nunca comi bolo de fubá mas adoro goiabada.
    O bolo ficou lindo e a fatia diz-me - come-me, eu tenho a certeza que ia gostar.
    bj

    ResponderExcluir
  3. Hummmmm!
    Esse cantinho está demais!
    Quando entro aqui, saio cheia de receitinhas deliciosas kkk
    Bjssss

    ResponderExcluir
  4. Guto querido amigo, sempre fiquei curiosa com esses bolos de fuba cozidos porém, nunca fiz. O seu ficou tão lindo com uma consistência ótima. Vou tentar fazer. Adoro bolo de fubá com goiabada, a combinação é perfeita. Beijinhos um excelente final de semana

    ResponderExcluir
  5. Bolo de fubá é sempre uma boa pedida, Augusto, e com goiabada, então...
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  6. Olá Augusto!
    Já testei muitas receitas de bolo de fubá, essa pra mim é novidade.
    A Tua fatia ficou de lamber os dedos, que delícia!
    Mais uma receita que vai p/ minha lista, obrigada pela partilha!

    Bjs, ótimo fds! ♥

    ResponderExcluir
  7. que delicia augusto eu amo bolo de fubá me deu vontade agora bjokas

    ResponderExcluir
  8. Uau, que maravilha.
    É meu bolo favorito, mas com goiabada nunca tinha visto.
    Vou anotar a receita e tentar fazer também.
    Beijos Mil
    http://mhilkadiniz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá meu amigo, bolo de fubá por si só já é uma gostosura, com goiabada então, é o manjar dos deuses! rs
    Receita anotada e louca de vontade de experimentar!

    Bjs pra vcs! =)
    Vivendo e Aprendendo
    Fotos e Prosas

    ResponderExcluir

Só com sua peça o Mosaico se torna completo. Comente também :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...