27 maio 2015

Creme de Ervilha, Bacon e Frango


Quando chega o friozinho, chega também a temporada de sopas. E olha que o frio nem está muito forte ainda. Mesmo assim, eu gosto bastante de caldos, cremes, sopas e afins, e sempre que pinta um climinha mais ameno, bate aquela vontade de comidinhas mais quentes. Sopa de ervilha é uma das minhas favoritas. Quando era pequeno, minha mãe fazia muito, só que ela ervilha seca. Gosto também, mas cozinhar ervilha na panela de pressão é uma chatice. Faz um monte de espuma e sujeira. Particularmente prefiro utilizar as congeladas. O sabor fica mais fresco e o trabalho é bem menor. Esta receita é totalmente comfort food. Super fácil de fazer e deliciosa. Se você é daqueles que não gostam de ervilhas (traumatizado pelas ervilhas em lata) dê uma chance a esta sopa e experimente as ervilhas congeladas. O sabor é totalmente outro e você pode se surpreender bastante.


Creme de Ervilha, Bacon e Frango

Ingredientes
300g de ervilhas congeladas
2 batatas doces pequenas
300g de peito de frango cozido com sal e desfiado
200g de bacon em cubos pequenos
1 cebola picada
3 dentes de alho picados
1/2 xícara de cheiro-verde picado
Sal, pimenta e temperos a gosto

1 copo de iogurte natural
3 colheres de sopa de requeijão cremoso

Preparo
Cozinhe a batata doce sem casca e picada com a ervilha em água salgada até ficar bem macia. Bata tudo no liquidificador e reserve. Refogue o bacon em um fio de azeite. Acrecente a cebola e o alho e frite mais um pouco. Junte o frango e o caldo batido. Acrescente a pimenta do reino e temperos a gosto. Deixe ferver, mexendo de vez em quando até apurar todos os sabores. Adicione mais ou menos água até ficar à seu gosto. No final, acerte o sal e acrescente o cheiro-verde picado. Para servir, misture o iogurte com o requeijão cremoso e sirva uma boa colherada sobre o creme de ervilha no prato.

Pulo do Gato: Você pode substituir a batata doce por outro tubérculo que preferir. Já usei batata, mandioquinha e mandioca e com todos fica ótimo.

6 comentários:

  1. Augusto, seu creme está super apetitoso, muito mesmo, comeria com prazer!
    Já que perguntou, sempre odiei ervilhas, tenho horror aquelas de lata, só as perdoei depois que descobri as congeladas, que são ótimas!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu aqui também fico contando os dias só pra me deliciar com as sopinhas!!
    A sua ficou com uma ótima combinação!!
    Beijos! =)

    ResponderExcluir
  3. Realmente amigo, tempo frio pede pratos aconchegantes e as sopas e os caldos não podem faltar.
    Adoro suas dicas e receitas!

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Meu amigo bem querido, como estão vcs?
    Olha, eu adoro caldo e sopinhas ricas com ficou a sua. Ervilha fresca sempre fica muito melhor mesmo.
    E vc não fez por menos, né?
    Combinação perfeitinha!
    Adorei a receita. Bjinhos mil. RE

    ResponderExcluir
  5. Olá meu amigo, eu tbm adoro caldos, cremes, sopas e afins no inverno, se bem que no verão tbm me arrisco, haha!
    Adorei a sua receita e aqui em casa tbm prefiro as ervilhas congeladas, são mais saborosas!

    Bjs queridão e uma ótima semana pra vcs! =)
    Vivendo e Aprendendo
    Fotos e Prosas

    ResponderExcluir

Só com sua peça o Mosaico se torna completo. Comente também :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...