13 maio 2015

Esfiha Aberta de Queijo


Quem não adora as esfihas de queijo daquele restaurante árabe mega famoso? Eu acho uma delícia e quando vi esta receita no canal Ana Maria Brogui tratei de salvar para fazê-las. Aproveitei um queijo frescal Ipanema maravilhoso que ganhei no último Encontro de Blogueiros de SP e Interior e tratei de ir para a cozinha. Já fiz várias receitas de esfihas mas nunca abertas. O desafio foi modelar as bolinhas para que ficassem certinhas. Não ficou aqueeeela lindeza, mas o sabor compensou e muito a apresentação. Deliciosas! Super parecidas com aquelas famosas. Além do queijo branco e do fubá, acho que o segredo é a massa levemente adocicada. Se você assim como eu adora esfihas de queijo, faça esta receita pois tenho certeza que não se arrependerá. 


Esfiha Aberta de Queijo
(Receita adaptada daqui)

Ingredientes
Massa
1 xícara de água
1/2 de xícara de açúcar
1 colher de chá de sal
1/2 xícara de óleo
4 xícaras de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento biológico seco
1 colher de sopa de melhorador para pão (opcional)
Fubá para polvilhar

Recheio
400g de queijo minas frescal esmigalhado
3 colheres de sopa de creme de leite 
1 colher de chá de orégano
3/4 de xícara de cebolinha e salsinha picadas
1/2 colher de chá de fermento em pó
Sal e pimenta do reino a gosto

Preparo
Recheio: Misture todos os ingredientes com uma colher e reserve.
Massa na MFP: Coloque todos os ingredientes na cuba da MFP e ligue no ciclo Massas. Deixe completar todo o ciclo. Na minha máquina levou 1:30h.
Massa na mão: Numa tigela, misture a farinha com o fermento e o açúcar. Adicione o óleo, a água, o sal e sove bem até ficar homogênea (Pelo menos uns 15 minutos). Deixe descansar até dobrar de volume (uns 45 minutos).
Montagem: Separe a massa ao meio, e vá dividindo igualmente em várias partes até obter bolinhas do tamanho de uma ameixa. Espalhe um pouco de fubá na bancada e abra as bolinhas formando disquinhos. Coloque uma colherada generosa de recheio em cada um e arrume-os em uma fôrma untada e polvilhada com fubá. Não precisa deixar crescer. Leve ao forno 180/200° por 20 minutos ou  dourar levemente.

Pulo do gato: Se preferir pode fazer as esfihas maiores. As minhas ficaram bem douradas mas se quiser que fiquem mais próximas daquelas famosas é só deixá-las mais branquinhas.

8 comentários:

  1. Hello meu querido!
    Eu ainda não fiz esfiha aberta, as suas ficaram bem parecidas com aquelas famosas, rsrs.
    O meu filho ama a de carne eu prefiro as de queijo, as suas me deixou com água na boca.
    A minha lista está cheia de receitas do seu cantinho p/ testar, esta é mais uma.
    Amei, arrasou!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Hello meu querido!
    Eu ainda não fiz esfiha aberta, as suas ficaram bem parecidas com aquelas famosas, rsrs.
    O meu filho ama a de carne eu prefiro as de queijo, as suas me deixou com água na boca.
    A minha lista está cheia de receitas do seu cantinho p/ testar, esta é mais uma.
    Amei, arrasou!

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Guto que tentação, se for aquele mega conhecido restaurante que estou pensando eu adoro as de queijo e de carne. Não conhecia a receita e parece fácil de fazer.As suas ficaram bem parecidas e deliciosas, disso não tenho dúvidas. Adorei.
    Fiz o bolo de mexerica Guto, ficou mega master maravilhoso. Vou publicar semana que vem, te aviso. Bjão

    ResponderExcluir
  4. Adoro esfiha aberta, fiz apenas uma vez, vendo as suas tive vontade de fazer de novo, estão tentadoras!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá meu amigo, bom dia, como te disse semana passada, publiquei hj a receita do bolo de mexerica que vc me cedeu. Fiz duas vezes Guto a primeira vez não sei o que aconteceu que grudou na forma e quebrou metade, e dessa vez deu certo. Quer dizer mais ou menos kkkk. O fato é que vc precisa fazer, Fica simplesmente divino. Beijinhos e obrigada viu?

    ResponderExcluir
  6. Huuummm... eu adoro as esfihas daquele restaurante árabe mega famoso, rs! Nunca fiz esfiha aqui em casa, mas vendo o seu post e a forma como explicou fiquei animada, receita super anotada!

    Bjão amigo, espero que esteja tudo bem por ai! Fique com Deus! =)
    Vivendo e Aprendendo
    Fotos e Prosas

    ResponderExcluir
  7. que lindas esfirras,vou tentar fazer minha filha ama as esfirras de queijo ,obrigado por compartilhar,ja estou seguindo voce pelo G+ e no blog,beijos

    ResponderExcluir

Só com sua peça o Mosaico se torna completo. Comente também :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...