07 agosto 2015

Pudim de Leite - Sobremesa para o Dia dos Pais!


Domingo é dia dos pais, e se você ainda não escolheu a sobremesa para este almoço especial, eu trago uma sugestão fácil e totalmente Comfort Food: Pudim de Leite! Parece até piada passar uma receitinha tão básica assim, mas olha, na correria que vai ser esse dia, com fámila chegando, mil pratos salgados pra fazer.. Garanto que vocês vão me agradecer de ter lembrado de uma receita tão clássica e certeira. Você pode fazer no sábado a noite e passar o domingo sem preocupação. Esta receita é bem básica. Adoro incrementá-la com N coisas. Um restinho de coco ralado perdido na geladeira, leite de coco, essência de baunilha, raspas de laranja ou limão, paçoca... As regras são: se for acrescenter algo líquido, diminua o leite da receita. Se for Sólido, basta acrescentar.

Um Feliz dia dos Pais para todos os papais do mundo!


Pudim de Leite

Ingredientes
1 lata de leite Condensado
1 e 1/2 (medida da lata) de leite
3 ovos

1 xícara de açúcar

Preparo
Calda: Coloque o açúcar na fôrma onde o pudim será assado e leve diretamente à chama do fogão. Mantenha em fogo médio/baixo. Preste atenção para o açúcar não queimar (mexa só o necessário). Quando estiver quase pronta, e os grumos de açúcar começarem a se dissolver, redobre o cuidado para a calda não escurecer demais e amargar. A cor tem que ficar um dourado médio. Com cuidado, espalhe bem a calda por toda a fôrma e reserve. Coloque água para o banho maria para ferver.
Pudim: Bata todos os ingredientes no liquidificador por 5 minutos. Despeje o líquido batido na fôrma caramelizada, cubra com papel alumínio (lado brilhante para dentro) e leve ao forno em banho maria (água já quente), por 40 minutos. Retire o papel e termine de assar até dourar levemente as bordas e você perceber que o pudim está firme no meio. Desenforme quando estiver morno.

Pulo do Gato: Calda de açúcar é igual criança, tem que ficar do lado O TEMPO TODO. Vá controlando bem a temperatura (sempre não muito alta) para não queimar. Se você quiser um pudim sem furinhos, basta passar o líquido pela peneira depois de batido. Dizem que passar as gemas pela peneira antes de bater ajuda a tirar o "cheiro de ovo", mas particularmente não ligo muito para isso.

2 comentários:

  1. Humm, esse pudim é mesmo comfort food, sempre delicioso, sempre presente e atual!
    Ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  2. Amigo,
    pudim cheio de furinho é bom demais, os meus não ficam assim!
    O seu tá lindo!

    Bjs ♥

    ResponderExcluir

Só com sua peça o Mosaico se torna completo. Comente também :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...