27 novembro 2015

Risoto de Calabresa e Abobrinha


Eu já tinha feito risoto antes. Este de cogumelos e este de peito de peru e ervilhas ficaram divinos, mas por algum motivo o marido pegou birra deles e nunca mais na vida inteira quis comer. Quando mencionava que tinha vontade ele já fazia aquela cara de "tudo menos isso" que detesto. Acabei me conformando e deixando para lá, até que aquele risoto de tomate seco, alho poró e manjericão Flavor Bowl apareceu por aqui. Tenho que agradecer de joelhos, pois depois dele, o marido voltou a amar risoto. Sem brincadeira, nos próximos meses vocês verão MUITAS receitas e variações desse prato tão prático e delicioso. Para começar, uma versão simples, barata e gostosa: calabresa e abobrinha. Gosto sempre de incluir um sabor mais suave, neste caso um legume, com um sabor mais acentuado, a calabresa. Assim tenho um risoto equilibrado. Meu maior erro no começo foi querer ousar demais e criar combinações muito inusitadas. Como estou pisando em ovos com o marido (vai que ele volte a odiar risotos) vou treinando o paladar dele aos poucos.

Risoto de Calabresa e Abobrinha

Ingredientes
1 gomo pequeno de linguiça calabresa
1/2 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 xícara de arroz arbóreo
1 abobrinha pequena
1/2 xícara de vinho branco seco
1/2 litro de caldo de legumes
1 colher de sopa de manteiga gelada
1/2 xícara de parmesão ralado (fresco se preferência)
Sal, pimenta do reino e azeite a gosto

Preparo
Corte a calabresa em meio lua e frite em um fio de azeite por alguns minutos. Reserve. Corte a abobrinha em tiras, desprezando o miolo (use-o para outra receita). Na mesma panela que fritou a calabresa, refogue o alho e a cebola. Junte o arroz e mantenha fritando por uns 2 minutos, mexendo ocasionalmente para não queimar. Junte o vinho branco e deixe o líquido evaporar. Vá acrescentando uma concha de cada vez do caldo de legumes, sempre esperando a anterior secar para acrescentar outra. Quando você sentir que o arroz está perto do ponto, acrescente a abobrinha picada. Assim que o arroz estiver cozido, mas ainda al dente, desligue o fogo. Acrescente a calabresa, a manteiga, o parmesão e mexa até misturar bem. Junte a pimenta do reino moída e sal, se necessário. Sirva imediatamente.

Pulo do gato: Não coloque sal no começo da receita. Tanto o caldo de legumes, quanto o queijo e a calabresa já contêm bastante sal. Também evite colocar muito parmesão, para mim é isso que deixa o risoto enjoativo. Para acertar o ponto e deixar o risoto mais ou menos cremoso, use um pouquinho do caldo de legumes que sobrar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só com sua peça o Mosaico se torna completo. Comente também :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...