21 julho 2012

Bolo das Galáxias


Esse bolo veio da insistência da minha mãe em dar um fim no abacaxi que estava na fruteira. Como não queria ter muito trabalho, optei por uma massa facílima de iogurte, que além de infalível, é perfeita para bolo com recheio, já que não esfarela e é super fofinha. Para combinar com o abacaxi, doce de leite condensado cozido e uma cobertura de chantilly pronto (trabalho zero kkkk) A decoração veio direto da minha ocupação diária nessas férias: Video Game. Logo antes de terminar a faculdade eu comprei um Nintendo Wii, já pensando nos meus deliciosos dias de folga. O bolo foi inspirado no jogo Super Mario Galaxy, que é fantástico por sinal. Os confeitos prateados formaram uma linda Galáxia em cima do bolo, só faltou o Mario pra fazer uma gracinha rsrs. O único porém é que mal tive tempo de tirar foto, e nada de vocês verem como ficou essa galáxia :( Mas a receita ficou gostosa demais para eu deixar passar assim, sem compartilhar. Fofinho, delicioso e perfeito para uma festinha. Minha mãe já me intimou a repetir a receita igualzinha no aniversário dela rsrsrs.


Bolo das Galáxias

Ingredientes
Massa
1 copo de iogurte natural com mel (200g)
4 ovos
½ copo de óleo
4 colheres de sopa de mel
1 e 1/3 copos de açúcar
2 copos de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento

Recheio
1 abacaxi descascado e picado em cubos pequenos
½ xícara de açúcar
1 lata de leite condensado cozido
1 xícara de guaraná

Cobertura
1 embalagem de 200g de chantilly
Confeitos prateados pequenos e grandes

Preparo
Massa: No liquidificador, coloque os ingredientes na ordem da receita (menos o fermento) e bata até ficar homogêneo. Acrescente o fermento e bata rapidamente para incorporar. Use uma fôrma de fundo falso média untada e enfarinhada e leve ao forno pré-aquecido 180/200º por 35 minutos ou até corar e firmar bem no centro.
Recheio: Cozinhe o abacaxi com o açúcar até ferver. Não precisa deixar muito tempo. Escorra a calda (que você pode usar para regar o bolo no lugar do guaraná) e depois de frio, misture o leite condensado cozido e reserve.
Retire o bolo da fôrma e corte-o ao meio. Montaremos o bolo com o recheio dentro da fôrma. Coloque primeiro o fundo do bolo de volta, regue com ½ xícara de guaraná, espalhe o recheio de abacaxi com doce de leite, coloque a outra parte do bolo e regue com o restante do guaraná. Leve a geladeira de um dia para o outro ou por umas 2 horas pelo menos.
Cobertura: Bata o chantilly conforme as instruções da embalagem, cobra o bolo e decore com os confeitos prateados, colocando uma maior quantidade no centro e espalhando bem nas bordas. Esse será o efeito de galáxias.

Pulo do Gato: Use a medida do copo de iogurte para a massa. O bolo vai corar bem quando assar, mas cuidado, não tire antes de se certificar que ele está bem durinho em cima. Não abra o forno antes de 30 minutos. O bolo por si só, sem recheio, já é uma beleza. O iogurte deixa ele fofinho, fofinho e aquele aroma de mel  no fundinho é maravilhoso. Sempre que alguém me pede a dica de um bolo fácil, eu recomendo o de iogurte. Nada mais simples do que bater tudo no liquidificador e pôr para assar né? 0 de trabalho e 1000 de elogios, garanto.

18 comentários:

  1. Oi Augusto, td bem? Quantos ml tem o iogurte? Aqui só tem copões enormes, por isso gostaria de saber. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Guto, deve ter ficado uma delícia!!! o foto está de arrancar suspiros... colocar iogurte é sempre maravilhoso, tudo fica mais fofinho. E a combinação perfeita: abacaxi e doce de leite, acertou em cheio. bom descanso e boa semana.
    Fabiola

    ResponderExcluir
  3. Que delícia Augusto eu adoro bolo de iogurte,bom domingo beijos

    ResponderExcluir
  4. Dá para imaginar a gostosura. Desculpe a ignorância, dá para misturar o iogurte com o mel por exemplo? Qual a quantidade de mel para o copo de iogurte? Obrigada.. Bjs..

    ResponderExcluir
  5. AMIGO,
    ESTE BOLO CHEIO DE IMAGINAÇÃO E FEITO COM ESTES INGREDIENTES SÓ PODE TER DADO ESTE RESULTADO, LINDO E COM GOSTINHO DE QUERO MAIS, HUMMMMMM.....QUE DELÍCIA!
    FICOU IRRESISTÍVEL!

    BEIJINHOS E APROVEITA VEM SUAS FÉRIAS E TRAGA MAIS RECEITAS DELICIOSAS, ADORO, RSRS.

    ResponderExcluir
  6. Amigo, o seu bolo ficou maravilhoso...um beijinho.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Guto,

    O aspecto do bolo é realmente delicioso e a combinação de sabores só pode resultar muito boa. Pessoalmente, acho que o abacaxi dá um contraste ótimo aos doces, por causa da acidez e sabor.
    Quanto ao alisamento do ganache, o uso de uma espátula grande (daquelas que parecem uma faca de pão sem o lado serrilhado) ajuda muito.

    Beijo e boa semana!

    ResponderExcluir
  8. Oi Augusto. Obrigada pela resposta. Vou tentar fazer com o yogurte natural e adicionar o mel. Tenho certeza de que o seu bolo de cenoura com ganache vai ficar bem mais gostoso e bonito do que o meu.!! :).. Beijos...

    ResponderExcluir
  9. Oi Gu agora que consegui vim ver sua receita, estava super curiosa que bolo Galáxia era este? E vi que deve ser o céu mesmo, adoro abacaxi, adoro doce de leite,perfeição tota! Amei o recheio, a decoração deve ter ficado linda, ótima sugestão do Super Mario hehe
    Bjos ótima semana

    ResponderExcluir
  10. Vi sua receita de Bauru de Forno e como comprei por esses dias uma máquina de pão, vou experimentar.
    Boa a dica da massa crescer no forno.

    ResponderExcluir
  11. Ficou perfeito, me deixou com água na boca.
    bjs

    ResponderExcluir
  12. QUe delícia de bolo, Augusto! Ótima maneira de aproveitar o abacaxi.
    Bj e boa aterça,
    Lylia

    ResponderExcluir
  13. Oi Augusto,
    Amo bolo de iogurte e assim confeitado deve ter ficado divino. Tbm sempre dou a receita de bolo de iogurte para quem me pede uma receita fácil, rs.
    Ah! Tbm tenho o Nintendo Wii e amo jogar Mário, mas o que tenho aqui em casa é o clássico e o super mario bros.wii, o galaxy nunca joguei, deve ser mt legal!
    Amei a receita deste bolo!
    Bjsss
    Sileni
    www.viveraprendendo.com

    ResponderExcluir
  14. estou babando pelas receitas do seu blog!!!!!!!!!!!!!!!! hummy! que capricho, que fotos, amei!

    seguindo já!

    http://deliciasdaisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oláaaa, que bolo lindo e fácil..adorei...
    Beijinhos
    Ana Claudia

    ResponderExcluir
  16. Augusto, acredita que minha máquina Britania veio sem o batedor?
    O Manual só recebi ontem, 4 dias depois da compra.
    Ainda não pude estreiar.
    Mas, aguarde.
    Alí só prepara a massa, né?

    ResponderExcluir
  17. Fala verdade...só a massinha do bolo já me deixava satisfeita!
    Você agora faz festa?!! =D
    Eu adorei a receita e preciso experimentar, abacaxi é tudo de bom!
    Um bejim procê e pra sua mamis!

    ResponderExcluir

Só com sua peça o Mosaico se torna completo. Comente também :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...