23 setembro 2012

Pão de Batata do Rafael Barros


Certa vez eu falei de uns pãezinhos maravilhosos que vi no blog de uma pessoa muito querida, a Akemi e de como os blogs que visito todos os dias, me inspiram a criar e continuar com meu querido Mosaiko. O fato é que tenho um arquivo muuuito extenso de receitas dos blogs amigos, que a cada dia cresce sempre mais e acabo não dando conta de realizar todas elas. Sempre que passo por alguma receita incrível de alguém eu comento que estou levando a receitinha, salvo o link e coloco o nome da receita num arquivo à parte aqui no blog. Sempre que quero cozinhar algo, mas não sei o que, recorro a esse arquivo que é sempre uma inspiração de coisas deliciosas para fazer. Esses pãezinhos de batata estão a tempos salvos neste arquivo e eles me conquistaram pelas fotos lindas da Akemi. Sério, eles parecem nuvens de tão fofinhos, e com aquele gostinho de pãozinho de batata quentinho que não tem igual. Aos poucos vou fazendo as receitinhas do meu arquivo, mas eu sei que elas nunca vão chegar ao fim, pois sempre estou adicionando delícias a ele. A culpa é desses meus queridos amigos blogueiros que teimam em me deixar com água na boca diante de tantas receitas maravilhosas. Quero agradecer a todos que me desejaram melhoras. Já estou bem melhor, com medinho de comer muito e passar mal, mas até agora tudo ok. É muito ruim ficar doente não é? O bom é que vão aparecer mais receitinhas salgadas por aqui. Mas agora, vamos à receita do pãozinho de batata delícia?


Pão de Batata do Rafael Barros
(Receita do Pecado da Gula)

Ingredientes
4 xícaras de farinha de trigo
5 gemas
10g de fermento pra pão (1 colher de sopa)
250g de batata cozida, amassada e fria (2 batatas pequenas)
25g de manteiga amolecida (1 colher de sopa)
½ xícara de açúcar
10g de sal (1 colher de sopa bem rasa)
Cerca de 1 xícara de água fria

Preparo
Na vasilha da batedeira, misture as gemas, a batata, o fermento, ½ xícara de água, o sal e o açúcar. Bata na velocidade baixa até misturar bem. Coloque esse líquido na MFP, a manteiga e 3 e ½ xícaras de farinha de trigo (nesta ordem). Ligue no ciclo MASSAS e observe. Vá acrescentando o restante da água e da farinha até dar o ponto. A massa fica bem mole, bem grudenta mesmo, porém resista à tentação de acrescentar mais farinha. Deixe a máquina trabalhar o ciclo até o final. A massa irá crescer bastante e ficar bem aerada. Depois de terminado o ciclo,  retire a massa da MFP, polvilhe farinha numa bancada e trabalhe tirando o ar por alguns minutos. Como a massa fica bem grudenta você terá de polvilhar farinha na mão constantemente, mas não trabalhe ela demais. Modele os pãezinhos e coloque-os em uma fôrma untada e enfarinhada. Eu segui a dica da Akemi e coloquei numa fôrma não muito grande, ligeiramente perto uns dos outros para eles ficarem grudadinhos depois de assados. Deixe crescer por 30 minutos e leve ao forno pré-aquecido a 180/200º por cerca de 25 minutos ou até ficaram corados e com um som oco batendo com os dedos no fundinho deles.

Pulo do Gato: Muitas dicas e comentários sobre esses pãezinhos. Eu fiz a receita na minha linda MFP porém acredito que ficaria ótima também à mão. Basta misturar o líquido com a farinha, sovar muito bem, deixar descansar e seguir conforme a receita.  Senti falta de pincelar com gema por cima, acho que daria um brilho a mais. Outra coisa que minha mãe comentou foi que poderíamos ter pincelado manteiga quando eles saíram do forno. A massa fica beeem molenga e pegajosa, mas acho que foi isso que deu a textura final dele. Ficariam perfeitos recheados com requeijão cremoso, não tenho dúvidas. No outro dia, eles ainda continuam fofinhos e aerados, mas uma dica legal é esquentá-los por 30 segundos no microondas e passar uma manteguinha depois. Show de bola.

24 comentários:

  1. que pãezinhos lindos! adoro um pão quentinho! e to com fomeeee, não tomei meu café ainda! kkkk
    bjosss


    www.brisandonacozinha.com

    ResponderExcluir
  2. Q delíciaaaa

    Eu querooo!!

    Beijinhos :*
    Ótima Semana pra vc ")

    ResponderExcluir
  3. tão fofo que ficou esse pãozinho!
    Abraço e boa semana!

    ResponderExcluir
  4. ai q delicia.
    q leveza!
    beijos
    boracozinhar-lu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Que pào lindo já deu vontade de experimentar,boa semana beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi amigo, saudades.

    Eu agora pegava um pãozinho desse maravilhoso e ia me deliciar.
    Ai amigo, acho que um só n/ia chegar p/ matar a vontade que deu...

    kkkkkk

    Bjssssssssss querido e uma semaninha bem linda viu?

    ResponderExcluir
  7. Amigo,
    estes pãezinhos estão perfeitos, a sua ajudante é demais!
    Loguinho estou com a minha tbm vai ser antes do natal, com certeza! rsrs.
    Eu achei ela pequena, não derrama os ingredientes? Só comprando e testando pra ver não é?

    Beijinhos e ótima semana!

    ResponderExcluir
  8. Augusto, estava curiosa para ver este post e a foto dos seus pãezinhos! Estão super fofos e apetitosos, parabéns a vc e a super MFP! rsss
    A massa de batata fica assim mesmo, bem pegajosa. Dá vontade de colocar mais farinha mais fico feliz e aliviada em saber que resistiu à tentação! ;)
    Só um detalhe, o nome do chef é Rafael Barros! rss
    Bjss e boa semana!!!!

    ResponderExcluir
  9. SOU SUPER FÃ DAS RECEITAS DELE!!!
    FICOU LINDO E SUPER MACIO!!!!

    BJS...UMA LINDA SEMANA!!!

    ResponderExcluir
  10. Aiii eu quero esse pãozinho pra mim.
    Que delicia que deve ser.
    Quentinho então... hummmm..
    .perdição ;)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Oi Augusto,
    Sempre procurei "a receita" do bolo de batata". E já vi que essa vai ser a definitiva.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  12. Gu querido amigo, estava sentindo saudades já das suas delicias, fiquei ausente, mas já estou de volta, depois de ter passado uns dias com minha filhota.
    Amei seus cupcakes de morango,estava louca atrás de uma cobertura que ficasse além de linda, deliciosa, e essa tem todas as caracteristicas do que eu procurava, ja estou levando a receita. E esses pães de batata, ficaram muito fofos. A Akemi dá um show nos pães, e esse não foi diferente. Beijinhos e qdo fizer os cupcakes (ou bolo) te aviso

    ResponderExcluir
  13. Primeiramente, adorei o nome do site! E quanto ao pão de batata, realmente é uma receita maravilhosa! É uma de nossas grandes saídas aqui na padaria (www.estreladecaragua.com.br).
    Um grande abraço e parabéns pelo site!

    ResponderExcluir
  14. Minha nossa, ficaram lindos seus pãezinhos...com um café quentinho, nesse friozinho que está fazendo aqui hoje, caíria muito bem!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  15. Augusto estes pãezinhos ficaram lindos e fofinhos.
    Eu também tenho usado minha MFP para fazer todos os tipos de pães.
    Coloco só para amassar, eles crescem muito bem e ficam muito macios.
    O se seus ficaram lindos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi passei pra te conhecer, vi tanta coisa boa que salvei um monte de receitinhas, quanto ao pão deve ter ficado ótimo, mas todo mundo conhece minha história com pão, só acerto a mistura pronta e na máquina,kkkk
    Bjos.
    Silvia.

    ResponderExcluir
  17. Oi Augusto , obrigada pelo carinho...


    Bjsssssssssss querido e uma sexta feira super maravilhosa.

    ResponderExcluir
  18. menino que delicia é essa ..parabens epla receita eu amei
    bjokas bom final de semana

    ResponderExcluir
  19. Oi, D,

    Uai, cadê o comentário que pus aqui? rsrs.
    Eu tinha dito que você está se tornando um padeiro super profissional e as fotos destes pãezinhos são prova disso, rsrs.


    Beijo e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  20. Também tenho um arquivo muito extenso de receitas dos blogs amigos, com mais de 100 páginas!
    Que bom que você está melhor:)
    Adoro pão de batata e os teus pãezinhos ficaram com um aspecto fofinho e gostoso - nham, nham...
    Bjim
    Léia

    ResponderExcluir
  21. Olá Augusto,
    adorei este pão...adorei olhar para ele, claro!
    Posso imaginar a textura... o sabor...deve ser muito fofo... vou copiar a receita!
    Bjs

    ResponderExcluir
  22. massa de pão de batata costuma ser molenga e pegajosa mesmo (por isso que fica tão gostoso)

    ResponderExcluir
  23. Também ando meio sumida, mas sem esquecer dos blogs queridos...
    Aguardando ansiosa pela sua volta com a receitinha do bolo.


    Abraço!

    ResponderExcluir
  24. Augusto, é assim mesmo que eu faço, sempre salvo os links numa pasta especial, mas tem receitas que ainda copio no caderninho que fica sempre na cozinha, rsrsrs...coisas de vovó, sabe como é né?

    Que delícia esse paozinho,
    adorei passear por aqui hj.

    ResponderExcluir

Só com sua peça o Mosaico se torna completo. Comente também :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...