13 agosto 2013

O clássico cupcake de morango com cobertura de chantilly


Fazia um tempinho que eu não preparava cupcakes. Ainda mais tão lindos e deliciosos como estes. Esta receita foi inspirada numa outra que faz muito sucesso entre os visitantes do blog, esta aqui. Ambas são deliciosas. O chantilly fica mais leve de comer mas a cobertura com leite em pó ainda é umas das minhas preferidas. A massa é a minha coringa de sempre um pouco modificada. Substituí o óleo por manteiga e o iogurte por um com geléia. Ficou ótima como sempre. Me bateu uma ideia louca de fazer uma variação com pessegos em cada ou geléia caseira de laranja, acho que ficaria muito bom. Acreditam que ainda não me acostumei direito com a mudança de casa? E o pior é que ganhei um fogão da minha mãe e o bendito está com o forno desrregulado. Existe vida feliz sem forno meu Deus? Eu acho que não. Enquanto não resolvo este problema e vou usando o forno da minha sogra quando preciso kk vou ter que trazer algumas receitas feitas no fogão então nada de bolos por enquanto.



O clássico cupcake de morango com cobertura de chantilly

Ingredientes
Massa
1 copo de iogurte com geléia (150g) {aquele que o potinho vem uma geléia em baixo e iogurte em cima}
3 ovos (claras e gemas separadas)
1 e 1/2 copo de açúcar
2 copos de farinha de trigo
3 colheres de sopa de margarina
1 colher de sopa de fermento em pó
*Use o copo de iogurte como medida

Recheio
Morangos médios na quantidade de cupcakes assados (aqui deu 16)

Geléia
1 xícara de morangos triturados com o garfo ou mixer
1/2 xícara de açúcar
1 colher de chá de pectina (opcional)

Cobertura chantilly
250 ml de creme de leite fresco (bem gelado)
3 colheres de sopa de açúcar

Preparo
Massa: Bata as claras em neve e reserve. Bata o restante dos ingredientes juntos (à mão, na batedeira, mixer ou liquidificador). Misture delicadamente o fermento e por último as claras em neve sem bater. Coloque em forminhas de papel, apoiadas sobre uma fôrma para cupcakes (ou forminhas de empada), enchendo 3/4 da forminha. Leve ao forno preaquecido a 180/200º por 20 minutos ou até dourar.
Geléia: Leve os ingredientes ao fogo e mexa de vez em quando até adquirir consistência. Desligue o fogo, acrescente os morangos médios (que serão usados no recheio) e deixe esfriar.
Corte uma tampinha com a faca sobre cada cupcake. Coloque um morango médio besuntado de geléia dentro da cavidade, retire o excesso de massa da tampinha e feche o bolinho. Faça isso com todos.
Cobertura: Na batedeira, bata o creme de leite com o açúcar até formar picos firmes. Não bata demais. Com ajuda de um saco de confeitar, decore cada bolinho e finalize com um moranguinho partido ao meio no topo.



Pulo do Gato: Usei no total duas caixas de morangos e separei da seguinte forma: Pequenos para a decoração, médios para o recheio e grandes e tortos para a geléia. Você pode usar o iogurte normal nesta receita também. Eu bati os ingredientes na batedeira mas já usei o mixer e o liquidificador e todos dão super certo. Coloque os bolinhos na geladeira antes de cortá-los, facilita muito.

6 comentários:

  1. Augusto,
    estou de boca aberta, vc está de parabéns, seus bolinhos ficaram lindos e tentadores, sucesso total!

    Beijinhos, ótima semana!

    ResponderExcluir
  2. Guto meu querido amigo, eu já sabia que vc mandava bem na cozinha, mas dar um show como esse que estou vendo para mim foi uma bela surpresa. Que lindos ficaram seus cupcakes, eu com a minha idade e experiência na cozinha não chego nem perto da perfeição que ficaram seus cupcakes. Parabéns meu amigo, lindos. Amei a receita. Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Uau! quanta receita maravilhosa, tudo aqui é de dar água na boca!
    Manda seus links ao Portal Teia, é um agregador de blogs novo, e tem uma categoria só para blogs de culinária, se seu blog for escolhido será divulgado para muitas pessoas.
    Até mais

    ResponderExcluir
  4. Grande Augusto!! beleza?

    tinha tempo que eu não passava aqui também. Eu estava achando que você tinha parado de publicar (mas, quando vi seu comentário, percebi que o meu reader não estava com o seu endereço - o fim do Google Reader me deixou bastante atrapalhado para seguir blogs)

    abração!

    PS nada a ver: nem sei se comentei, mas fiz as suas almôndegas com chimichurri (muito bom!)

    ResponderExcluir
  5. Ficaram lindos seus cupcakes D Augusto.Ficar sem forno é algo que só nos damos conta do quanto precisamos quando ficamos sem ele.Espero que resolva logo seu problema.Beijos querido.

    ResponderExcluir
  6. Ficou cinematográfico! A gente sempre precisa de uma massa coringa!
    Fabiola

    ResponderExcluir

Só com sua peça o Mosaico se torna completo. Comente também :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...