28 agosto 2013

Pãozinho de fubá


Mais uma delícia saindo direto do meu arquivo de receitas. Um pão macio, gostoso e fofinho que derrete na boca ao sair do forno. Na rua da casa da minha mãe, todas as tardes passa um padeiro vendendo vários tipos de pães. Um deles é bem parecido com este daqui, na aparência e no sabor. A receita veio do Vivendo e Aprendendo da minha querida amiga Sileni. Valeu pela receita Si. A massa é levemente adocicada. Acho que ficaria perfeito acompanhado com uma geléia de goiaba. No outro dia servi prensado no grill com recheio de queijo polenguinho. Dá pra imaginar a gostosura que não ficou né?


Pãozinho de fubá
(Receita do Vivendo e Aprendendo)

Ingredientes
200 ml de leite de coco
2 ovos batidos
3 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de óleo
1/2 copo de fubá
2 colheres de chá de sal
2 colheres de sopa de leite em pó
4 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de erva-doce (não usei)
2 e 1/2 copos de farinha de trigo
1 colher de sopa cheia de fermento seco para pães
1 colher de chá de melhorador de pães (opcional)

Preparo
Na MFP: Coloque todos os ingredientes na ordem acima dentro da cuba da sua MFP. Eu utilizei o ciclo "Massas" apenas para sovar os pãezinhos por cerca de 30 minutos.
Manualmente: Junte os ingredientes secos, abra uma cova no meio e vá acrescentando os líquidos sovando bem.
Deixe a massa descansar por 1 hora, modele os pãezinhos e deixe descansar mais 30 minutos. Polvilhe com fubá e leve ao forno preaquecido 180/200° por 20 minutos ou até dourar.

Pulo do gato: O melhorador de pães é opcional mas altamente recomendável. Com ele a massa fica mais fofinha, mesmo depois de dias. Se quiser, pincele uma gema antes de ir ao forno. Eu não achei necessário porque eles ficaram bem moreninhos mesmo sem pincelar nada.

6 comentários:

  1. Augusto,
    ficaram lindos e pela receita deliciosos!
    Uma receita da Sileni feita por vc só pode ser sucesso total!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi D Augusto, pra ficar ainda melhor vai leite de coco na massa.Que delicia deve ser esse pãozinho. Arrasou.Beijos querido.

    ResponderExcluir
  3. meu amigo que delicia esta um verdadeiro padeiro bjusss doces

    ResponderExcluir
  4. Esse pãozinho é delicioso, basta ver a foto, anotei, bjs.





    ResponderExcluir
  5. Oi Augusto
    Faz tempo que não vinha aqui e já estou levando a receita, pois adorei!
    Bjim e tenha uma ótima semana.
    Léia

    ResponderExcluir
  6. Oiee, arrasou amigo!!! Ficaram lindos e apetitosos! Eu adoro esses pãezinhos, ficam deliciosos! Huuummmm vendo os seus fiquei com vontade, rs.
    Obrigada meu querido por td o carinho e tbm por linkar o Vivendo! Fiquei feliz que tenha gostado da receita! =)
    Bjs e um ótimo findi pra vc! =)
    www.viveraprendendo.com

    ResponderExcluir

Só com sua peça o Mosaico se torna completo. Comente também :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...