29 outubro 2013

Panquecas de carne ao sugo


Já tinha feito panquecas uma vez e ficaram bem gostosinhas, mas já elegi a massa destas aqui como minha preferida de todos os tempos. Ficaram fininhas, leves, não grudam na hora de fazer e deliciosas. Com certeza as melhores panquecas que já fiz e provei. O recheio mais simples, basicamente uma carne moída bem refogadinha, também é o segredo dessas panquecas. Se você ainda estava à procura de uma massa de panqueca perfeita sugiro que prove esta e me conte depois o que achou.

PS: Neste sábado dia 02/11/2013 vai acontecer o 2º Encontro Gourmet de Foodbloggers. Muuita gente legal reunida para conversar, trocar receitas e principalmente comer muuito rsrs. No ano passado havia comentado minha tristeza em não participar do evento. Neste ano corri muuito pra não ficar de fora e graças a querida Fabíola deu tudo certo. Semana que vem trago as milhares de fotos e tudo de bom que aconteceu por lá ;)


Panquecas de carne ao sugo
(Receita da massa de uma leitora do Tudo Gostoso)

Ingredientes
Massa
500ml de leite
3 ovos
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de amido de milho
1 pitada de sal

Recheio
700g de carne moída (usei acem)
1 cebola pequena picadinha
3 dentes de alho picados
cheiro-verde picado a gosto
Azeite, sal e temperos a gosto (usei caldo de carne e tempero baiano)

Molho ao sugo
1 embalagem de molho de tomate pronto refogado
1/2 xícara de água
Sal e temperos a gosto (usei alho, cebola, uma pitada de açúcar, tempero baiano e orégano)

1/2 xícara de queijo parmesão ralado e orégano para polvilhar

Preparo
Massa: Bata tudo no liquidificador. Unte levemente uma frigideira antiaderente (só para a primeira, depois nem precisa mais untar) e com ajuda de uma concha, coloque porções de massa. Deixe de 2 a 3 minutos, até as bordas começarem a se soltar e dourar. Vire, deixe mais 30 segundos e retire. Faça isso com toda a massa. Rendeu 14 panquecas lindas e fininhas aqui em casa.
Recheio: Refogue a cebola e o alho no azeite por alguns minutos. Acrescente a carne e tampe a panela. Após alguns minutos coloque o sal e seus temperos habituais e permaneça com a panela tampada em fogo baixo até a carne cozinhar bem (uns 10 minutos). Retire a tampa, deixe secar todo o líquido e quando estiver quase pronta acrescente o chei-o verde. Deixe esfriar.
Molho: Leve tudo à panela em fogo baixo e deixe apurar por uns 10 minutos.
Montagem: Na fôrma onde irá colocar as panquecas, forre o fundo com uma fina camada de molho. Monte as panquecas com a carne já fria e vá colocando todas por cima do molho, alinhando-as lado a lado. Regue com o molho de tomate, salpique pamesão e orégano e leve ao forno 200º por 20 minutos ou até derreter o queijo.

Pulo do gato: Esta receita é tão prática e fácil que nem tem pulo do gato. Os segredinhos eu contei no decorrer do preparo.

10 comentários:

  1. Não tenho recebido actualizaçoes do seu blog no meu painel.
    E agora estive no da Josy e vi estas maravilhas.
    Adorei devem ser mesmo muito boas.
    Aproveite bastante o evento deve ser o máximo.
    bj

    ResponderExcluir
  2. Amei a receita!! O Luz, Câmera...Fogão está de volta! Curte nossa fan page que você vai gostar!!! www.facebook.com/luzcamerafogao

    ResponderExcluir
  3. Pude experimentar essa receita MARA! Tenho que confessar que não gosto muito de carne moída, mas eu AMEI essa panqueca!

    Faça sempre e traga para mim!

    Beijos,

    Mayara Pariz

    ResponderExcluir
  4. Huuummm... que delícia meu amigo! Adoro panquecas, mas as que faço são mais simplinhas que essas, mas ficam saborosas tbm! Gostaria de poder participar deste Encontro Gourmet, mas vou dar uma palestra neste final de semana! Uma pena que perdi novamente a chance de desvirtualizar a nossa amizade! rs
    Aproveita bastante e tira mts fotos pra mostrar pra nós! ;-)
    Bjs, uma ótima tarde pra vc! ♥
    www.viveraprendendo.com

    ResponderExcluir
  5. Guto querido amigo nem acredito que vou conhecer vc, vamos bater altos papos com as amigas blogueiras, vc vai adorar.É simplesmente divino esse EG. Adoro panquecas, essa massa de fato parece ser muito boa, o amido de milho deixam elas bem levinhas né. Adorei, Ficaram lindas e da pontinha da orelha. Bjos e até o EG.

    ResponderExcluir
  6. Uau!!! Que DELÍCIA!!! Adoro panquecas e estas estão D++++!!!!
    Grande biejo, Irene

    ResponderExcluir
  7. Olá Augusto, adorei as suas panquecas e como a gente sempre aprende algo no
    vo,eu nunca fiz com amido,mas deve fi
    car mais leve,não ? Vou tentar na pró
    xima vez . Obrigada por suas dicas !
    Abçs.Beti

    ResponderExcluir
  8. Olá Augusto, hummmm... que panquecas apetitosas! Eu também fiz panquecas esta semana... muito interessante esta massa com amido de milho, gostei muito!
    Um abraço!

    ResponderExcluir

Só com sua peça o Mosaico se torna completo. Comente também :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...