Sabe quando as vezes do nada queremos fazer/comer alguma coisa desesperadamente? Num certo sábado de sol acordei e pensei comigo mesmo: Que tal uma coxinha com massa de mandioquinha e recheio de carne louca? E lá fui eu para o mercado comprar os ingredientes. Assim nasceu essa maravilhosa coxinha. Só de olhar para a foto já dá pra ter uma ideia de quão deliciosa ficou. Sempre que vou a festas de aniversário me acabo de comer pãozinho com carne louca, é viciante. Ainda bem que além de rechear as coxinhas a carne ainda rendeu para quatro sanduíches no outro dia. A massa que usei é uma variação das que já apareceram aqui, só troquei a batata por mandioquinha. Uma curiosidade, estou viciado em cozinhar legumes no vapor. Ficam prontos rapidinhos, mantém mais os nutrientes e não ficam "aguados". Adotei pra vida. Sobre as coxinhas, modestamente uma das melhores que eu já fiz/comi.
Coxinha de Mandioquinha com Carne Louca
Ingredientes
Carne Louca
1,5 kg de miolo de acém (ou outra carne que desfie)
1 cebola grande cortada em quatro
3 dentes de alho descascados
Folhas de louro e manjericão a gosto
Azeite, pimenta do reino e sal a gosto
Para refogar:
1 pimentão sem pele picado (usei verde)
1 cebola roxa picada
3 dentes de alho picados
2 tomates sem pele e sem sementes picados
3 colheres de sopa de molho shoyo
1/4 de xícara de vinho tinto
2/3 de xícara de molho de tomate
1/2 xícara de cheiro verde picado
Massa
3 xícaras do caldo de cozimento da carne
2/3 de xícara de farinha de milho (bati no liquidificador para ficar bem fininha)
3 xícaras de farinha de trigo
250g de mandioquinha cozida no vapor (1 xícara bem cheia)
Água gelada e farinha de rosca para empanar
Água gelada e farinha de rosca para empanar
Preparo
Carne louca: Numa panela de pressão grande, frite em um pouco de azeite os pedaços de carne picados. Esta etapa serve para selar a carne. Acrescente os dentes de alho inteiros, a cebola, os outros temperos e cubra com água. Leve ao fogo e conte 1 hora após pegar pressão. Deixe sair a pressão. Coe e reserve o caldo. Desfie a carne com um garfo ou com as mãos. Refogue em azeite a cebola, o alho, o pimentão e os tomates por alguns minutos. Despeje o vinho, o shoyo, o molho de tomate e deixe mais um pouquinho. Acrescente a carne e mantenha no fogo, mexendo de vez em quando, até apurar bem todos os temperos e secar os líquidos. Coloque o cheiro verde e acerte o sal. Deixe esfriar.
Massa: Leve ao fogo três xícaras do caldo da carne reservado. Quando começar a ferver, jogue as duas farinhas de uma só vez. Mexa vigorosamente com uma colher de pau em fogo baixo até cozinhar bem (cerca de 10 a 15 minutos). Retire do fogo e misture a mandioquinha até que ela incorpore à massa. (Usei a batedeira planetária nesta etapa). Reserve coberto com plástico filme rente à massa até esfriar
Montagem: Recheie porções de massa com uma colher de carne louca moldando como uma coxinha. Passe na água gelada e em seguida na farinha de rosca. Frite em óleo quente, aos poucos, até dourar.
Pulo do Gato: Se quiser congelar, disponha-as numa fôrma e leve ao congelador. Depois é só embalar e manter no freezer. Na hora de fritar, aconselho deixar descongelar antes, para não correr o risco delas ficarem frias no centro. A massa é muito gostosa de trabalhar. Se tiver dificuldades em montar as coxinhas joga no youtube "como modelar coxinhas". Me ajudou e muito.
Olá querido Augusto! Essas coxinhas ficaram realmente mt tentadoras e com esse recheio, arrasou! De fato, pãozinho com carne louca é viciante, adorooo!!!
ResponderExcluirEspaguete tudo de bom, viu?! Agora vou lá espiar o post do EG!
Bjs e uma ótima tarde! =)
www.viveraprendendo.com
Parabéns, Augusto! Estas são as coxinhas mais lindas que já vi, te juro de pé junto! Imagino o sabor delas com esta combinação!
ResponderExcluirbeijos
Que é isso, morri!! Coxinhas perfeitas, massa linda e recheio super tentador, comeria muitas e muitas e muitas mais…hehehe
ResponderExcluirVou levar a receita, amei de paixão!!
Bijinhos