03 novembro 2014

Lemon Pepper


Depois que comecei a comandar a cozinha de minha própria casa percebi que é muito difícil não cair numa rotina de comer sempre a mesma coisa. Quando vou ao açougue é basicamente filé de frango, carne moída, bife, linguiça e bisteca. Muito raramente acabo fugindo disso. Com o tempo aprendi que os maiores aliados para diversificar a comida do dia a dia são os temperos. Você pode fazer o mesmo bifinho ou filé grelhado, mas é só variar o tempero que coloca neles que o sabor muda completamente. No geral, a combinação que mais uso é sal, pimenta do reino, alho e cebola. Para variar costumo usar tempero baiano, chimichurri (adoro) e esse temperinho que depois que descobri nunca deixei faltar: Lemon Pepper. Ele é feito de uma mistura de raspas de limão siciliano, sal e pimenta do reino desidratados e moídos. Extremamente aromático, o lemon pepper casa muito bem com frangos, peixes e molhos para salada eu uso em tudo kkk. Minha mãe e sogra também adoram e sempre pedem por mais quando o tempero delas acaba. A receita veio do Ana Maria Brogui que conheci por acaso, quando estava vendo um vídeo sobre um lanche do Subway que vai este tempero. Quem nunca provou experimente, pois tenho certeza que vocês vão adorar também.


Lemon Pepper
(Receita adaptada daqui)

Ingredientes
Casca de limão siciliano ralada *usei 4 unidades que renderam quase uma xícara de raspas
3/4 da quantidade de pimenta do reino em grãos
2 colheres de sopa rasas de sal

Preparo
Misture todos os ingredientes, espalhe numa fôrma (sobre papel manteiga se não for antiaderente). Ligue o forno na potência mais baixa e coloque uma colher de pau na porta para que ela fique entreaberta. Deixe por 50 minutos, mexendo na metade do tempo. Após esfriar, bata no liquidificador ou processador.


Pulo do Gato: A proporção entre sal, pimenta e limão siciliano fica a seu critério. Se quiser mais aromático, use mais raspas, se quiser mais apimentado, mais pimenta.. 

9 comentários:

  1. Augusto,
    imagino o sabor e o aroma que essa mistura deixa nos pratos, hummmmmm...!
    Adorei, obrigada por compartilhar!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. meu querido mas que delicia eu não sabia que era feito assim e sabe eu uso muito ..esta perfeito bjokas doces e parabens amei

    ResponderExcluir
  3. Guto meu amigo amo Lemon pepper e o que vc disse tem razão de ser, dependendo da carne usada, dos temperos usados não tem como enjoar. Uso muito lemon pepper nos peixes e na carne suína, adoro. Claro que vou levar a receita, além de durar muito sai bem mais barato caseirinho. Obrigada por compartilhar. Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Amei...não sabia que era tão simples , mas delicado. Agradecida pela dica.

    ResponderExcluir
  5. Olá querido amigo! Eu não gosto de limão, acho que vc sabe, né?! Mas para temperar saladas e carnes já gosto, provavelmente vou gostar deste tempero, pena que não encontro limão siciliano com mt facilidade por aqui! :(
    Vc já experimentou temperar o bife com caldo de galinha? Parece que não combina, né?! Mas fica super saboroso, aprendi com o Edu Guedes! =)
    Levo a receita, tá?!
    Bjão :*

    Vivendo e Aprendendo
    Fotos e Prosas

    ResponderExcluir
  6. Oi Augusto!
    Amei a receitinha. Não sabia que era feito assim tão facinho kkkk
    Valeu a dica.

    Bjsssss querido

    ResponderExcluir
  7. Bom dia, meu amigo!
    Ofereci um selinho pra vc no meu blog Fotos e Prosas, fique a vontade para aceitar ou não!
    Grande beijo e um ótimo final de semana! =)

    Vivendo e Aprendendo
    Fotos e Prosas

    ResponderExcluir
  8. Gente,chimi-churri é tempero argentino e não baiano...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na postagem, eu digo que uso tempero baiano (que é o nome de uma mistura de temperos vendidos na maioria dos supermercados) , (virgula) chimichurri, ou seja, são temperos diferentes.

      Excluir

Só com sua peça o Mosaico se torna completo. Comente também :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...