01 julho 2015

"La Bête Noire" ou o bolo de chocolate mais escandaloso que já comi



Você gosta de chocolate? Se a resposta for sim então definitivamente você não pode deixar este mundo sem comer este bolo. A receita veio de um blog que gosto muitíssimo, A Cozinha Coletiva do Richie (se não conhece, peloamordedeus corre lá). La Bête Noire, ou A Besta Negra, tem esse nome provavelmente devido ao chocolate, que originalmente é amargo, na receita. Como não sou muito fã de chocolate muito amargo, resolvi trocar pelo meio amargo que, pra mim, já é bem forte. Posso dizer com toda a sinceridade do mundo, que este bolo foi o mais intenso que já comi na vida. Parece uma explosão de chocolate. Deve ser servido, obrigatoriamente, com uma boa bola de seu sorvete favorito. O doce do sorvete contrasta perfeitamente com o sabor intenso do bolo. Se você ama chocolate, ou quer agradar algúem que ama, então esta receita é perfeita para você. Um dos melhores (se não o melhor) bolo de chocolate que já comi na vida.


"La Bête Noire"
Ingredientes
Bolo
1 xícara de água
3/4 de xícara de açúcar
150g de manteiga sem sal em pedaços
550g de chocolate meio amargo
6 ovos

Ganache
300g de creme de leite (usei de caixinha)
250g de chocolate meio amargo

Preparo
Bolo: Leve a água e o açúcar ao fogo e ferva por 5 minutos. Desligue e reserve. Em uma panela grande, derreta a manteiga em fogo baixo e misture o chocolate picado até derreter tudo. Desligue a panela e acrescente a calda de açúcar, mexendo bem. Junte os ovos um a um, misturando com um fouet após cada adição. Coloque essa massa em uma fôrma de 23cm, de fundo falso, untada com manteiga. Embrulhe o fundo da fôrma com 3 folhas de papel alumínio e leve em banho maria (com a água já quente) ao forno preaquecido a 180° por 50 minutos, até que o bolo fique firme, porém com o centro levemente mole. Retire do banho maria e deixe esfriar completamente.
Ganache: Esquente o creme de leite até começarem a sair fumacinhas, porém sem ferver. Jogue de uma vez sobre o chocolate e deixe descansar por um minuto. Misture suavemente até que a ganache fique uniforme. Espalhe essa cobertura sobre o bolo frio, ainda na fôrma. Leve à geladeira por pelo menos 2 horas. Desenforme na hora de servir e acompanhe com uma bola de sorvete de creme.

Pulo do Gato: Se gostar MUITO de chocolate amargo, utilize um com teor acima de 50% cacau. Eu usei creme de leite de caixinha mas você pode usar o fresco ou o de lata (balance a lata para que o soro e o creme se misturem antes de usar).

7 comentários:

  1. Realmente um escândalo Augusto, eu já tinha visto no A Cozinha Coletiva, o Richie faz coisas incríveis, mas vc está de parabéns tbm, ficou um luxo!
    Ótima quinta-feira pra vc!

    ResponderExcluir
  2. Guto, isso é um escândalo de chocolate, meudeos! Se fizer, também troco por chocolate meio amargo, mais que isso dá nó na língua, kkkk. Ficou lindão!
    Beijos
    Fabi

    ResponderExcluir
  3. Chegar aqui e ver bolo de chocolate...e logo abaixo uma receita escândalo de coxinha é pra matar, né?? rsrs São as duas coisas que mais amo no mundo!
    Beijos! =)

    ResponderExcluir
  4. Putz, putz, que bolo meo deos... fiquei com vontade de comer o monitor. kkkkk
    beijos proceis dois!!

    ResponderExcluir
  5. Realmente deve ser escandalosamente gostoso esse bolo, Augusto!
    Bj e bom fim de semana,
    Lylia

    ResponderExcluir
  6. Sou super fã de chocolate Guto. Quem não gosta de chocolate acho que não sabe o que é bom kkkk Menino do céu que bolo é esse, que cremosidade, que lindo que vontade de ir pra cozinha e fazer.Já conheço o blog do Richie, de fato lá só tem delicias e que delicias!!! Esse bolo ainda não tinha visto,mas claro que vou levar a receita. Ficou de babar.Beijnhos,ótimo final desemana

    ResponderExcluir

Só com sua peça o Mosaico se torna completo. Comente também :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...