Junho é um dos meses do ano que mais gosto. Não só pela perspectiva das férias, - normalmente sempre tiro próximo deste período - mas pelas maravilhosas festas juninas e quermesses. Para mim, em questão de culinária, é um mês muito rico em sabores. São incontáveis os doces e salgados deliciosos nessa época. Todo ano penso em realizar um planejamento melhor para trazer ao blog receitas típicas, mas sempre falho :( Os dias vão passando e quando vejo, o mês já chegou. Para me redimir um pouquinho, hoje trago uma dica ótima, barata e deliciosa: Pipoca doce de leite em pó.
Aprendi a fazer pipoca desta forma há muito tempo com uma conhecida. A adição do leite em pó vi no blog Cozinha Travessa e na hora marquei para fazer. Fica MUITO BOM GENTE! Incrivelmente viciante. A pipoca forma um caramelo durinho em volta que ajuda a grudar o leite em pó. Já fiz versões de pipoca doce com a calda separada jogada por cima e não fica tão bom quanto esta. O único empecilho é que você precisa ter uma pipoqueira. Ela é essencial para que você mexa bem e o caramelo passe por todas as pipocas sem queimar. Sugiro fortemente que você compre uma panela dessas quando puder. Vai ser pra vida toda.
Pipoca Doce de Leite em Pó
Ingredientes
1 xícara de milho de pipoca
2 colheres de sopa de óleo
3/4 de xícara de açúcar (já usei o refinado e o cristal)
1/3 de xícara de água quente
1/2 xícara de leite em pó (ou a gosto)
Preparo
Coloque o milho e o óleo na pipoqueira e leve ao fogo médio até começar a esquentar. Junte o açúcar e a água quente. Mexa levemente e tampe. Assim que as pipocas começarem a estourar, abaixe o fogo e mexa constantemente para que não queime. O ponto é quando os pipocas diminuirem e você começar a sentir um leve - eu disse LEVE - cheiro de queimado. Nessa hora, retire do fogo e imediatamente espalhe as pipocas ainda quentes em uma forma e polvilhe o leite em pó, misturando bem. Espere esfriar e sirva.
Pulo do Gato: Fique de olho na panela, pois as pipocas queimam muito facilmente. Você pode saborizar o leite em pó ou o caramelo com raspas de limão, laranja ou outra especiaria. Ainda não testei, mas deve ficar uma delícia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Só com sua peça o Mosaico se torna completo. Comente também :)