06 setembro 2016

Empanada Galega de Frango

Estava com vontade de preparar esta receita desde que a provei na festa retrô do Coletivo Gastronômico ano passado. Ela foi preparada pela querida Elisa do blog: O que Temos Hoje Elisa? Uma venezuelana muito brasileira e engraçada. Convido você a conhecer o espaço dela e se deliciar com muitas receitas deliciosas. 

Sobre esta empanada, lembra muito as tortas que fazemos aqui no Brasil, mas com uma massa que não chega a ser podre, pois é mais fininha e macia, mas é igualmente ótima.  A receita é da irmã da Elisa, casada com um espanhol que sempre preparava delícias deste país.

Lembro que esta receita me marcou muito pela massa diferente e o gostinho de pimentão. Fiz algumas adaptações que espero não terem descaracterizado a receita original. De qualquer maneira ficou uma delícia e me fez lembrar com carinho da Elisa, que é uma pessoa mega alto astral e muito divertida.



Empanada Galega de Frango

Ingredientes

Massa
500 g de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento em pó
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
1/4 de xícara de azeite
1 colher de chá de sal
1 ovo
Água até dar o ponto

Recheio
500 g de frango cozido com sal e desfiado
1 pimentão picado
1/2 cebola picada
3 dentes de alho picados
1 tomate sem sementes picado
1 colher de chá de páprica (usei defumada)
1/2 colher de chá de curry (opcional)
1/2 xícara de cheiro-verde picado
1/2 xícara do caldo do frango
Sal e azeite a gosto

Preparo

Recheio: Refogue a cebola, o alho e o pimentão no azeite até murchar levemente. Junte o frango e os temperos e deixe ferver, mexendo de vez em quando. Acrescente o tomate e o cheiro-verde só no final. Use o caldo do frango para que o recheio não fique seco. Deixe esfriar.

Massa: Misture a farinha de trigo com o fermento e o bicarbonato. Junte o ovo, o sal e o azeite. Vá acrescentando água até formar uma massa homogênea, que desgrude das mãos. Não precisa sovar de mais. Divida em duas partes.

Montagem: Abra a massa com um rolo até ficar bem fininha (1/2 cm) e coloque sobre uma fôrma untada com azeite. Espalhe o recheio e cubra com a outra parte. Feche bem as bordas e faça alguns furos sobre a massa com um garfo, para que o recheio possa respirar. Leve ao forno preaquecido 200° por 40 minutos, ou até dourar.

Pulo do Gato: Como o pimentão está com o preço pela hora da morte, usei apenas o verde e substitui o vermelho por tomate. Meu recheio não ficava amarelinho como o da Elisa, então acrescentei um pouquinho de curry.

2 comentários:

  1. Hello, Augusto!
    Acabei de vir do cantinho da Elisa, somos amiga no face.
    É sempre bom experimentar novas receitas. Essa massa é bem diferente,
    gostei da receita e do resultado.
    Suas fotos estão irresistíveis!

    Aqui não é o pimentão que está caro e sim o feijão que está matando, rsrs.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Gosto tanto e essa ficou linda e tem um recheio delicioso.
    Gostei muito,

    ResponderExcluir

Só com sua peça o Mosaico se torna completo. Comente também :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...