21 agosto 2012

Bolinho de Abóbora com Carne Seca e Mussarela


Fazer salgadinhos dá um trabalhão, mas é tão gostoso não é verdade? Coxinhaskibesbolinhas de queijoesfihas e tantas outras delícias. Comidinha de festa, de buteco.. Salgadinhos são bons em qualquer ocasião. Mas não se pode esquecer que eles são beeem calóricos, então é bom não exagerar não é verdade? A saúde agradece. Quero dedicar esses bolinhos lindos à uma amiga querida aqui da blogosfera, a Josy. Obrigado por trazer todas as semanas, tantas delícias e tanto carinho em seus comentários não só aqui como no blog de tantas outras pessoas maravilhosas também. É através das receitas, das palavras por traz dos posts e comentários, do carinho que transcende a internet, que podemos conhecer a pessoa por trás de um blog. Esses bolinhos ficaram fenomenais. A massa é uma das que eu mais gostei de comer e fazer. Muito delícia mesmo. Quero fazê-la de novo com um recheio diferente agora, quem sabe com carne moída? :)

Bolinho de Abóbora com Carne Seca e Mussarela
(Receita daqui)

Ingredientes
Massa
250g de purê de abóbora cambotiã
350g de farinha de trigo (+ ou -)
1 litro de caldo de carne
4 colheres de sopa de margarina
½ copo americano de óleo
Sal e pimenta do reino à gosto

Recheio
500g de Carne Seca
1 cebola média picada
1 cenoura ralada
100g de queijo mussarela picado
Cheiro-verde, pimenta do reino e azeite à gosto

Para empanar
3 ovos batidos
300g de farinha de rosca

Preparo
Recheio: Tire o sal da carne deixando de molho uma noite. No outro dia, troque a água e cozinhe em panela de pressão por 40 minutos até amaciar. Desfie e refogue a carne com a cebola, azeite, a pimenta do reino e acerte o sal caso necessário. Retire do fogo e misture o cheiro-verde e a cenoura ralada.
Massa: Cozinhe a abóbora em água salgada, escorra e esprema para fazer o purê. Bata esse purê com o caldo de carne no liquidificador, em seguida, leve ao fogo até ferver. Acrescente o óleo, a margarina, sal e a farinha de trigo de uma vez e mexa vigorosamente até engrossar e soltar do fundo da panela. Deixe esfriar. Pegue porções da massa, recheie com a carne e um pouquinho de mussarela e feche formando uma bola. Passe as bolinhas na farinha de rosca, nos ovos batidos e de novo na farinha de rosca compactando bem. Frite em óleo quente.

Pulo do gato: Queria ter tirado mais fotos para vocês, porém não tive tempo. Eles ficaram tão bons que acabaram num piscar de olhos. Eu amo carne seca, e ela casa muito bem com a abóbora. Quero deixar um grande beijo e um muito obrigado de coração para a Josy. O Cozinhando com Josy é sempre uma enorme inspiração viu.


15 comentários:

  1. Augusto, esses bolinhos estão simplesmente espetaculares, tenho preguiça de preparar salgadinhos, dá trabalho demais...rsrs...e vc tem razão, são muito calóricos, temos que tomar cuidado com a quantia que ingerimos, ainda mais eu que sou gastroplastizada.
    A josy é realmente umna fofa, adoro ela.
    Beijinhos, boa semana
    Ana Claudia

    ResponderExcluir
  2. Noooossaaaaaaa tá judiando da blogosfera toda com um bolinho desses!!! kkkkk que fome que me deu!! Isso que são 9 da manhã! hauhauhauahuahuahuaha Mas voce falou e disse, a Josy é uma querida mesmo, e uma das maiores satisfações de se ter um blog é o contato que se cria aqui!
    Conheci a Josy através do seu blog de tanto que fala dela! Os dois são uns queridos!
    :)
    Bjss!


    www.brisandonacozinha.com

    ResponderExcluir
  3. Meu amigo,
    fazer frituras dão trabalho mesmo, mas depois que ficam prontinhos ficam irresistíveis, como estes bolinhos lindos e deliciosos......hummmmm, ficaram perfeitos e tem gostinho de quero mais!
    As receitas da Josy são deliciosas e inspiradoras!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Deve ter ficado delicioso esse bolinho quero experimentar beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi, Guto,

    Os seus bolinhos me deixaram com água na boca, e olha que acabei de almoçar, rsrs. Eles também ficaram bem bonitinhos, viu? rsrs.

    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Olá meu amigo,
    Você tem toda a razão qdo diz que o Cozinhando com Josy é uma enorme inspiração, concordo! Tenho tantas receitas dela na minha lista a fazer, da Andréa tbm do Quitutes, são amigas queridas e mt especiais.
    Os bolinhos ficaram lindos e me deixaram com água na boca. Adoro carne seca mas o maridão não, então nunca compro, só como qdo a minha mãe faz e me chama. Ótima receita!
    Ah! Respondi o seu e-mail e mt obrigada pela receita, assim que fizer coloco no blog.
    Bjsss
    Sileni
    www.viveraprendendo.com

    ResponderExcluir
  7. Amo salgadinhos, ando fazendo pouco por falta de tempo mesmo, acho tão trabalhoso passar no ovo e na farinha. Agora esses bolinhos fiquei até com desejo, ficaram perfeitos.
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Gu meu querido Chef de Cusine. Que honra estar aqui no seu cantinho recebendo essas palavras tão carinhosas vindas de uma pessoa admiravel como vc. Adorei esses bolinhos e achei ótima essa massa. Gosto muito das receitas da Paineira, tem dicas ótimas. Adorei esse uso que vc deu a carne seca, e junto com abóbora é uma parceria perfeita. Muito obrigada mais uma vez pelo carinho, é muito gratificante fazermos e estreitarmos amizade assim, mesmo que virtuais, nos alegra o dia, e aquece o coração. Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Oi Augusto, que delícia heim ?
    A Josy é realmente um doce e o blog dela é simplesmente maravilhoso ...
    Amigo, como é gostoso receber o teu carinho no meu blog.

    Bjsssssss e obrigada.

    ResponderExcluir
  10. A foto desses bolinhos está muito tentadora, amigo...que delícia deve ter ficado.
    A massa parece bem sequinha e o recheio nem se fala, divino.
    Você tem toda razão a Josy é uma querida com todos nós e suas delícias nos enchem os olhos todos os dias, somos privilegiados em tê-la em nosso meio.
    Agradeço a você também pelas visitas e incentivo e peço desculpas por não comparecer mais vezes, ás vezes não dou conta de fazer minhas visitas como a frequência que queria.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  11. hummm que dleiica augusto parabens pela receita vou levando o pratinho e a receita bjokas

    ResponderExcluir
  12. Quero mt fazer essa receita..
    q tudoo..
    me diz uma coisa, vc disse q coloca iogurte na massa pronta, mas vc substitui pelo leite?
    pq concordo com vc, o q me mata é q elas esfarelam muito...

    Beijocas :*
    Boa Semana ")

    ResponderExcluir
  13. Uauuu..que delícia!!!
    Ficaram maravilhosos!!!

    Abçs....

    ResponderExcluir
  14. eu, perto de uma pratada desses bolinhos, também não ia deixar tempo para as fotos ficarem prontas

    :)

    sobre o quibe, que você comentou lá no meu blog, eu aprendi a fazer quibe hidratando o trigo com uma proporção água-trigo 2x1 e depois espremendo para retirar o excesso de água (mas essa etapa me dava uma preguiiiiiiça...). Ao longo do tempo, fui diminuindo a proporção de água até chegar nessa de quase 1x1 em que não precisa espremer (até pode espremer, mas não vai sair muita água). De qualquer forma, obrigado pela menção!

    abração e bom domingo

    ResponderExcluir
  15. Olá Augusto! Passei apenas para conhecer seu blog e já fui ficando! Adorei! Tão objetivo e tão bem feito que vou voltar mais vezes, certeza!
    Parabéns!
    Camila.

    ResponderExcluir

Só com sua peça o Mosaico se torna completo. Comente também :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...