11 março 2013

Almôndegas assadas com chimichurri ao molho de tomate


Nessa onda de reeducação alimentar a gente tem que se virar para fazer a cada dia algo diferente e gostoso. Para não cair no mesmo filé de frango grelhado de sempre né? Um tempero que descobri faz pouco tempo é o chimichurri. Segundo pesquisei é um tempero tradicional Argentino ou Uruguaio que é composto de vários condimentos como salsinha, alho, cebola, tomilho, orégano, pimenta calabresa, louro entre outros. Já usei para temperar bifes, filés de frango, batatinha para churrasco entre outros. Achei maravilhoso porque muda o gosto habitual da comida do dia a dia, já que acabamos usando sempre aquele tempero tradicional. Tinha carne moída no freezer e precisava usá-la em alguma coisa que não ficasse muito pesado para manter a dieta kk linha. Logo me veio a mente almôndegas, mas ao invés de fritas, assadas. Além de mais saudáveis ficaram muito leves e deliciosas. O chimichurri deu um gostinho super especial. Servi com batatinha souté, arroz integral e feijão fresquinhp. Já tinha feito almôndegas anteriormente usando creme de cebola mas esta versão definitivamente ficou bem mais saborosa. Vai ter muito repetecos com certeza.

Olha que lindas, prontinhas para irem ao forno.

Almôndegas assadas com chimichurri ao molho de tomate

Ingredientes
Almôndegas
600g de carne moída (usei de primeira)
1 cebola ralada
3 dentes de alho amassado (usei 1 colher de sopa rasa de alho triturado pronto)
1 colher de sopa rasa de sal
2 fatias de pão integral embebidas em um pouquinho de leite morno(ou 1 pão francês sem casca)
Chimichurri, pimenta branca e cheiro verde picado a gosto

Azeite para untar a fôrma

Molho
1 embalagem de molho de tomate
Tempero baiano, pimenta branca, sal e cheiro verde picado a gosto.

Preparo
Almôndegas: Esprema bem o pão e descarte o leite. Misture todos os ingredientes com as mãos amassando até ficar bem uniforme. Unte uma fôrma grande com azeite, faça bolinhas com a carne moída e disponha por toda a fôrma. Leve ao forno (não precisa cobrir com papel alumínio) preaquecido a 210º por 45 minutos ou até o caldo secar e elas ficarem douradas.
Molho: Leve ao fogo todos os ingredientes e quando começar a ferver coloque as almôndegas já assadas. Cozinhe por mais 5 ou 10 minutos.

Pulo do Gato: Você até pode fazê-las fritas mas acho totalmente desnecessário pois assadas ficam espetaculares. Se não quiser usar ou não tiver a mão o chimichurri use os temperinhos que preferir. O pão integral também pode ser substituído por um pão francês sem casca. Molho de tomates caseiro ou com tomates pelados também são bem vindos. Na verdade, até sem o molho essa receita é show.

26 comentários:

  1. Que maravilha de prato
    boa semana
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Hummmm, estas almondegas com chimichurri devem ficar maravilhosas!!

    Abraços. Fabiana.

    ResponderExcluir
  3. Oi Augusto, ficaram deliciosas.Outra opção que costumo muito fazer é coze-las no molho, ficam bem saborosas e sem gordura.Adorei sua receita, este prato ficou apetitoso.Beijos querido.

    ResponderExcluir
  4. Bom... eu juro que acabei agora mesmo de jantar.. mas essas almondegas... ohhhhh pura tentaçao que delicia!!!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde amigo!
    Eu não gosto de almôndegas fritas, prefiro assadas ou cozidas na própria água, o seu prato tem gostinho de quero mais, uma comidinha caseira e bem feita assim é tudo de bom!

    Beijos, ótima semana!

    ResponderExcluir
  6. Guto que lindeza de almondegas, sabe que nunca provei chimichurri, dizem que é delicioso né? Gostei muito dessa receita, pois vem bem a calhar no meu dia a dia que está a base de dieta, e elas sendo assadas, ficaram perfeitas. Gostei demais. Beijocas, boa semana meu amigo

    ResponderExcluir
  7. Querido amigo, com a fome que eu tô e ainda olhando o seu prato, definitivamente me levou a loucura! Adoro almôndegas e ainda assadas não dá pra resistir! Migo, o que seria babatinha para churrasco que vc citou no seu post???
    Enviei um e-mail pra vc!
    Bjssss
    viveraprendendo.com

    ResponderExcluir
  8. Olá Augusto,
    Vou daqui muito curiosa... Chimichurri...que será? Bem é um tempero e vou já pesquisar.
    Muito bom o aspeto daquele prato ali em cima, comida bem caseira, que conforta o corpo e a alma.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. sempre faço almondegas assadas (porque acho mais prático), mas nunca tinha pensado em usar chimichurri (vou tentar da próxima vez)

    abraço

    ResponderExcluir
  10. Oi Augusto,
    Posso jantar na sua casa (risos)??? Hummm!!! Esse prato me deixou com água na boca...
    Beijos, Irene

    ResponderExcluir
  11. A idéia do chimichurri foi ótima, vou experimentar! Bjos.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia, meu amigo!
    Eu achei que babatinha pra churrasco fosse alguma novidade, rs, agora entendi! E por falar nessas batatinhas, fiquei com mt vontade de comer!
    Bjs meu querido e até mais! :))
    viveraprendendo.com

    ResponderExcluir
  13. eu adoro este temnpero augusto ..adoro inovar na cozinha ..amo misturar ele com azeite e fazer um molhinho para saladas suas almondegas estão me dando fome a esta hora kkkk ja me deu ideias meu lindo boa terça feira bjão

    ResponderExcluir
  14. Adorei a combinação, ficaram muito apetitosa, vou experimentar.
    bjo

    ResponderExcluir
  15. Olá Augusto!
    Que belo prato, eu já usei este temperinho é muito bom mesmo, nas almondegas hummm... deve ficar maravilhoso!
    Passando para conhecer o seu blog e gostei muito, vou ficando... te convido a conhecer o meu também!
    Um abraço, Oslaine

    ResponderExcluir
  16. Augusto, não vivo sem esse tempero, adoro...
    Essas almondegas estão de arrasar.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  17. Que prato tão delicioso,está realmente apetitoso!
    bjs

    ResponderExcluir
  18. Nossa! Que delicia de Receita!
    Seu Blog é muito Especial

    Um Forte abraço e uma Maravilhosa Quarta-Feira

    Andrea

    ResponderExcluir
  19. Me senti uma ignorante culinária! (Tá bom, eu sou mesmo uma ignorante culinária).
    O que é chimichurri que nunca ouvi falar?
    Beijos 1000 e uma noite maravilhosa para vc.

    GOSTO DISTO!

    ResponderExcluir
  20. Bom dia D Augusto hummm além de me maravilhar com essas deliciosas almondegas eu vim te dizer que te indiquei lá no meu blog para receber um selinho
    espero que goste
    http://solpatisserie.blogspot.fr/2013/03/mais-um-selinho-recebido.html
    bjs

    ResponderExcluir
  21. Não conhecia o blog, mas vim espreitar e já estou a seguir! :)
    Adoro almôndegas e gostei muito desta sugestão de as assar... E ficaram com um aspecto fantástico!

    Beijinhos*

    ResponderExcluir
  22. Uma boa delícia, que eu também adoro! Beijos.

    ResponderExcluir
  23. Um pratinho muito tentador, isso sim. As almondêgas assadas sempre são mais saudáveis, né?!
    Estou levando hoje sua receitinha de mantecal, vou fazer?!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  24. Um prato muito apetitoso, desses que a gente come com prazer.
    O chimichurri ainda não experimentei, acredita? Mas tenho vontade de fazê-lo e até imagino como deve ser bom!
    Grata por suas visitas constantes e peço desculpas por não poder retribuir com a mesma frequência. Cada hora é uma coisa, a viagem recente e a mudança, que não termina nunca...
    Um abração pra você!

    ResponderExcluir
  25. Olá tudo bem? Que mundo pequeno hein? Fiquei sabendo que você trabalha no mesmo lugar que minha cunhada! rs
    Vamos marcar um café qualquer dia!!

    Adorei as almondegas, sou super fã de assar tudo e adoro chimichurri, até no queijo quente o danado fica bom!

    bjs

    ResponderExcluir
  26. Uma maravilha de receitinha, gostei.
    Bom fim de semana, Susana

    ResponderExcluir

Só com sua peça o Mosaico se torna completo. Comente também :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...