19 março 2013

Pão Petrópolis



Mais uma receitinha saída diretamente dos meus arquivos. O pão Petrópolis é famoso por ter uma textura ultra macia e ser levemente adocicado. Quando o vi no Pecado da Gula, sabia que tinha de fazê-lo. Ele é fofinho e super simples de fazer. Antes da MFP eu NUNCA acertava um pão. Não tenho paciência para sovar a massa forever e esse é um dos segredos de um pão super macio. Isso não quer dizer que se você não tiver uma máquina em casa não possa fazer. Pelo contrário, o pão da Akemi foi feito à mão e pelas fotos dá pra perceber que ficou macio idem. De todo jeito, acho que este é um belo pão para se introduzir no mundo mágico da panificação. Uma coisa que acho um absurdo é quando me falam que tem MFP em casa e mal usam ou não sabem usar. Para mim ela é uma das maiores aliadas. Meus pães sempre saem delicioso, fofos e quase nunca dão errado. Outra coisa que se tornou indispensável é o melhorador de pão. Se você tiver a oportunidade, use. Ele deixa a massa mais macia, uniforme e depois de assado o pão se conserva por mais tempo fofinho. Mesmo depois de dias. Comer um pãozinho quentinho feito por você não tem preço né? Ainda mais com uma receita fácil dessas.


Pão Petrópolis
(Receita do Pecado da Gula)

Ingredientes
3/4 de xícara de leite
1 ovo grande
1 colher de sopa de manteiga
1 pitada generosa de sal
1/4 de xícara de açúcar
500g de farinha de trigo (+ ou -)
1 colher de sopa de fermento biológico seco
2 colheres de chá de melhorador de pão

Gergelim para polvilhar
1 gema para pincelar

Preparo
Na MFP: Coloque todos os ingredientes na ordem acima dentro da MFP. Coloque na opção "Massa" e deixe a máquina trabalhar por cerca de 30 minutos. Preste atenção ao ponto da massa. Ela fica uniforme porém levemente pegajosa. Acrescente uma colher de sopa de farinha ou de leite para acertar o ponto. Eu não deixo o ciclo da máquina completar. Meu modo - Deixo ela trabalhar por uns 15 minutos, desligo e refaço o ciclo de novo. Leve para crescer por uma hora em local sem vento (o forno desligado por exemplo).
Na mão (transcrito do Pecado da Gula): Numa vasilha grande coloque a manteiga, o leite e o ovo levemente batido. Junte o açúcar, o fermento e vá adicionando a farinha aos poucos. Misture bem com uma colher até incorporar a farinha e despeje na mesa. Sove até ficar macia e homogênea, polvilhando mais farinha se necessário. Deixe descansar por 30 minutos.

Forre as laterais da fôrma com papel manteiga como na foto.
Modele o pão e coloque numa fôrma de pão untada e forrada nas laterais com papel manteiga com uns 15 cm de altura para fora. Pincele a superfície com a gema, salpique gergelim e deixe crescer por mais 40 minutos. Leve ao forno preaquecido a 180º por cerca de 30 minutos. Desenforme e deixe descansar sobre uma grade.

Pulo do gato: Esse pão cresce muuuito. Rendeu um pão grande e mais um pequeno aqui em casa. Fica incrivelmente macio. Mesmo depois de dias ele permanece maravilhoso. As sementes de gergelim são opcionais mas conferem um super visual. Para dar um formato igual ao da foto basta dividir a massa em três partes, uma delas um pouco maior, e colocar as três bolas na fôrma. Ao crescer elas vão se juntar e o pão ficará como o da foto.

12 comentários:

  1. Oi D Augusto, hoje também fiz pão, não tenho a maquina mas me arranjo bem.Neste friozinho que estamos passando hoje o forno ligado com um pão quentinho é tudo de bom.Adorei seu pão, esta é uma das receitas que também quero provar.Ficou lindo.
    Beijos querido.

    ResponderExcluir
  2. o pão ficou lindo e tem mesmo aspecto de ter ficado muito fofo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Guto, parece que hoje apesar do frio foi dia do pão! Também fiz um. O de Petrópolis eu ainda não fiz, já tinha visto várias receitas. Breve eu testarei. Beijo Grande!
    Fabiola

    ResponderExcluir
  4. Esse pão ficou lindo! Cresce imenso e parece ser muito fofo!

    Beijinhos*

    ResponderExcluir
  5. Lindo e macio, já me sirvo de uma fatia para acompanhar o meu cafésinho rsrs, também não tenho paciência para sovar pão não e deve ser por isso que ainda não consegui fazer um pão tão perfeito, mas força na peruca um dia eu acerto rsrs.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Meu amigo querido, desde que começou a vender este pão na padaria que eu frequento fiquei fã. Depois disso, enlouquecidamente corri atrás de uma receita e está na minha listinha pra fazer, mas ainda bem que não fiz ainda pq adorei a sua receita e o seu pão ficou perfeito! Eu adoro gergelim, colocaria tbm com certeza! E a MFP, hein?! Nem vou falar nada, ela é tão perfeita que dispensa comentários, rs.
    Bjão meu amigo, fique com Deus!
    Vivendo e Aprendendo

    ResponderExcluir
  7. Esse pãozinho deve ter ficado bem fofinho, adorei.
    Kiss

    ResponderExcluir
  8. ficou um pao mt fofinho gostei mt bravo bjs bd

    ResponderExcluir
  9. Olá Augusto
    Também busco receitas de pão lá na Akemi, uma grande referência. Seu pão ficou lindo, parece mesmo super macio. Também faço os meus na mão.
    Ainda não conhecia teu blog, gostei muito das receitas, das fotos, do lay-out. Super caprichado, parabéns!
    Abraço
    Sandra Reis

    ResponderExcluir
  10. Este pão ficou lindo. A Clarice do Pecado é fantástica para pães - tanto para escolher como para fazer. Pela foto dá para ver que teu pão ficou super macio.

    ResponderExcluir

Só com sua peça o Mosaico se torna completo. Comente também :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...