25 março 2013

Grão de bico com atum e abobrinha



Quando vi esta receita lá no Brie Com Goiabada da Querida Fabíola, sabia que tinha de fazê-la o mais rápido possível. Amo abobrinha e a combinação com soja e atum me apeteceu logo de cara. Lá fui eu pro mercado atrás dos ingredientes que faltavam para executá-la. Para minha tristeza não encontrei a soja para comprar. Resolvi trazer o grão de bico, já que na minha cabeça eles estavam numa linha próxima e eu queria muito fazer a receita. Acredito que com soja deve ficar muito bom, mas com grão de bico ficou INCRÍVEL. Muito leve, fácil, saboroso. Vou repetir muitas vezes. Para acompanhar e manter o prato leve, apenas brócolis e cenoura salteados com um tiquinho de bacon e uma saladinha verde de alface mimosa. Quero deixar um beijo especial para a Sra Pariz, mãe da chefe mais linda do mundo puxando o saco eu? kkkk. Ganhei de presente um utensílio para moldar a comida no prato e deixar como na foto. Muito lindo né? Aliás, já trocamos várias receitas. Ela até me apresentou um ingrediente super interessante que logo mais vai aparecer aqui no Mosaico. Um beijo para as duas e obrigado pelo presente ;)

Grão de bico com atum e abobrinha
(Receita inspirada no Brie Com Goiabada)

Ingredientes
1 lata de grão de bico cozido (180g)
3 dentes de alho amassados (usei uma colher de chá bem cheia de alho triturado pronto)
1 abobrinha italiana grande (ou duas pequenas)
1 cebola grande em cubos
1 lata de atum sólido
Azeite, salsa, sal e pimenta do reino branca a gosto

Preparo
Rale a abobrinha no ralo grosso e reserve. Doure o alho e a cebola no azeite, acrescente a abobrinha, sal e pimenta e refogue por 5 minutos. Coloque o atum escorrido, o grão de bico e mantenha por mais 2 minutos no fogo. Acerte o sal. Sirva quente ou fria salpicada com a salsa.

Pulo do gato: Maravilhosa. Acho que essa foi umas das refeições que mais gostei em meses. Até quem não gostava muito de abobrinha aqui em casa comeu de repetir o prato. Se não tiver soja nem grão de bico, substitua por feijão branco ou alguma leguminosa diferente. Eu gosto dos legumes mais durinhos então não cozinho demais a abobrinha não.

PS: Acabei esquecendo de postar uma foto do utensílio que ganhei, logo mais atualizo o post e coloco.

17 comentários:

  1. Oi Augusto, eu adoro soja, mas prefiro grão de bico.
    Ficou delicioso este prato com esta combinação.Sou apaixonada por pratos bem coloridos.Fiquei com água na boca.Arrasou.Beijos querido.

    ResponderExcluir
  2. Menino que receita mais apetitosa, gosto de todos os ingredientes e juntos ficaram uma divina tentação, adorei.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Guto não curto muito a soja, bem que eu gostaria de apreciar, mas não consigo. Essa sua substituição pelo grão de bico,a meu ver, foi excelente, adoro grão de bico, e juntamente com a abobrinha e o atum, não tem como não ficar bom. Adorei esse prato, é um que farei em breve. Beijinhos, ótima semana

    ResponderExcluir
  4. oi meu querido mas que delicia ..ameiiii que delicia receita ótima bjus

    ResponderExcluir
  5. Oi Augusto querido, p/ falar a vdd, eu nunca experimentei soja, mas grão de bico eu amo, então p/ mim a receita ficou perfeita.
    A-do-rei!!!
    Bjsssssssss amigo e que vc tenha uma semana muito maravilhosa.

    ResponderExcluir
  6. Oba cheguei!!! A tempo de degustar este prato que ficou simplesmente lindo, Guto! Super colorido. Você fez muito bem a troca da soja, também amo de paixão grão de bico. Muito obrigada por escolher o Brie com inspiração, que honra! Lembrei-me agora do Antepasto Refrescante que já postei. A base dele é grão de bico, acho que vc vai gostar.
    um beijo grande e ma semana super produtiva para você!
    Fabiola

    ResponderExcluir
  7. Olá meu querido, sabe que a primeira vez que comi grão de bico foi na casa de uma tia e foi a vó italiana dela quem fez, mas confesso que desde esse dia peguei um trauma tão grande de grão de bico que nunca mais comi, rs. Mas vendo essa sua receita fiquei tentada a experimentar novamente! O prato ficou lindo! Ah! E mostra sim o utensílio pra nós, faiz favor! rs
    Bjão pra vc e ótima semana! :))
    viveraprendendo.com

    ResponderExcluir
  8. QUe delícia, Augusto! Excelente opção para essa semana santa.
    Bj e ótmo dia,
    Lylia

    ResponderExcluir
  9. Que delícia e ficou um prato lindo Augusto
    beijos

    ResponderExcluir
  10. Ficou uma delicia saudável! Adorei a sugestão!
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi Augusto. Boa receita... Abraços..

    ResponderExcluir
  12. Olá Augusto!
    Esta troca ficou perfeita, amo receitas com grão de bico... lindo prato, colorido, leve e certamente muito saboroso!
    Beijos, Oslaine

    ResponderExcluir
  13. oi meu lindo vim te desejar uma ótima nquarta feira
    bjus doces

    ResponderExcluir
  14. Meu amigo querido, vim lhe desejar uma feliz e abençoada Páscoa e agradecer por td o seu carinho lá no Vivendo! Agora só volto na seguna-feira! Até lá, fique com Deus! :))
    Bjssss
    viveraprendendo.com

    ResponderExcluir
  15. Augusto,
    Que delicia de receita...
    Esta com um aspeto delicioso e os ingredientes
    fazem um casamento perfeito :)

    Os votos de uma Pascoa muito Feliz para si e toda a sua família.

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  16. Guto querido amigo, vim deixar uma Feliz Páscoa pra vc e toda sua familia, que seja comemorada com muita paz e alegrias. Beijinhos

    ResponderExcluir
  17. Amigão que beleza que ficou esse prato.e super saudável..Feliz Páscoa

    ResponderExcluir

Só com sua peça o Mosaico se torna completo. Comente também :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...