21 março 2013

Muffins de aveia, banana e goiabada



Sei que devo ter dito inúmeras vezes que esse ou aquele bolo é o meu preferido, mas não me canso de mudar a minha lista de prediletos. Essa cuquinha, ou muffin é de dar água na boca só de olhar. A combinação, de banana com goiabada, já apareceu aqui no blog lá atrás, em forma de Cuca. Falando nisso, um projeto meu para o futuro é revisitar todas as receitinhas do começo do blog e refazê-las. Dá uma certa frustração saber que tanta coisa deliciosa acabou esquecida no tempo. Voltando a receita de hoje, inspirada naquela, resolvi usar a mesma combinação só que na forma de muffin. O resultado não poderia ser diferente. Uma tentação a cada mordida. Acho que se deixar, eu como uns oito desses bolinhos sem nem ver. A mudança maior foi na massa, que utilizei aveia. A receita dela veio da própria caixa de aveia porém acreditam que esqueci de anotar a marca e acabei jogando a caixa fora? Agora a receita ficou meio sem fonte. Quem souber por favor, me avise para que eu coloque os devidos créditos. 



Muffins de aveia, banana e goiabada
(Receita da caixa de aveia)

Ingredientes
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de aveia em flocos
1/4 de xícara de óleo
2 ovos
1/2 xícara de açúcar mascavo
1 colher de sopa de fermento em pó

4 bananas em rodelas (pingue algumas gostas de limão para não escurecer)
100g de goiabada cascão
Açúcar mascavo e canela para polvilhar

Preparo
Leve ao fogo a goiabada com 1/4 de xícara de água. Mexa até dissolver bem e adquirir uma consistência cremosa. Reserve. Bata na batedeira os ovos, açúcar e óleo até ficar bem homogêneo. Acrescente a farinha e a aveia aos poucos. Por último coloque o fermento e bata apenas para incorporar. Coloque forminhas de papel dentro de uma fôrma de metal com cavidades (própria para muffins) ou sobre forminhas de empada. Preencha com uma colher de sopa de massa, coloque um pouquinho do recheio de goiabada e mais massa (cuidado para não encher muito. Apenas uma colher de sopa de massa em cima e em baixo já basta). Arrume as fatias de banana por cima e salpique açúcar mascavo com canela. Leve ao forno preaquecido 180/200º por 20 minutos ou até os muffins ficarem bem dourados.



Pulo do Gato: Se não tiver forminhas, pode fazer em formato de bolo (cuca). Tenho certeza que vai ficar magnífico também. No lugar do açúcar mascavo, uma farofinha crocante em cima casaria muito bem. Até quem não gosta muito de goiabada ama essa combinação. Faça e se surpreenda.

19 comentários:

  1. Ficaram lindas e com um interior delicioso.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Que belezuraaaaaaaaa
    Adoro receitas variadas de muffins, amei mesmo essa dica. Beijãooo

    ResponderExcluir
  3. oi D Augusto que delicia de receita,

    Tem sorteio lá no blog venha participar bjs Rosinha

    ResponderExcluir
  4. Que maravilha de muffins Augusto vou levar a receita
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Uau! Ficaram lindos! Gostei mesmo muito! É mesmo a meu gosto!

    Beijinhos;

    Aurea Sá

    ResponderExcluir
  6. Vejo uma verdadeira delícia com uma explosão de sabores a ser degustados! Estou salivando.........abraços...

    ResponderExcluir
  7. Olá querido amigo, que delícia é essa??? Babei! Os muffins ficaram lindos e a massa perfeita! Esse pulo do gato aí foi longe, hein?! Aquela farofinha é uma coisa de louco, adoro!
    Meu amigo, amanhã sabe quem vai dar o ar da graça lá pelas bandas do Vivendo e Aprendendo? VOCÊ! rs
    Bjssss
    Vivendo e Aprendendo

    ResponderExcluir
  8. Guto querido amigo estou atrasada com minhas visitas, desculpe. O seu pão Petrópolis do post anterior ficou magnifico,lindo de viver. Já faz tempo que estou querendo fazer um. Me deu vontade.
    Esses muffins, que delicia Guto!! Nunca pensei na idéia de usar aveia em muffins, que lindos ficaram. E essa combinação de goiabada e banana ficou perfeita. Vou levar a receita adorei. Bjocas

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde amigo!
    Você arrasou ficaram perfeitos!
    Minha boca encheu de água, é de enlouquecer
    as lombrigas, hummmmmmmmm!

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. hummm amei eu uso muita aveia nos meus blos e muffins e o seu esta perfeito parabens bjão grandes

    ResponderExcluir
  11. Adorei esses muffins, bem coloridos e fofinhos.
    Kiss

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Augusto!
    Que bela combinação de ingredientes, eu até posso imaginar o sabor e o cheiro destes bolinhos saindo do forno hummm... bom demais!
    Um ótimo fds,
    Oslaine

    ResponderExcluir
  13. Olá meu amigo, não sei se vc viu a minha resposta no seu comentário lá no meu blog, mas gostaria de te dizer que vc é um amigo querido e mt especial! Eu é que agradeço pelo seu carinho e amizade!
    Ótimo final de semana pra vc! Fique com Deus! :))
    Bjsss
    Vivendo e Aprendendo

    ResponderExcluir
  14. talvez eu já tenha comentado isso, mas uma das coisas de que eu mais sinto de quando morava em BH é um bolo de banana com goiabada que vendia perto de onde eu morava.

    combinação boa, viu?

    aah.. testei as almôndegas com chimichurri no molho de tomate e valeu a pena! (só acrescentei um pouco de aveia às almôndegas: passa despercebido no sabor e na textura, mas acrescenta um pouco de fibras)

    abraço e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  15. Oi, D,

    Que muffins mais tentadores, eu tenho uma receita de bolo de banana com goiabada, mas estes bolinhos ainda levam aveia, o que os tornam também mais nutritivos, rsrs. Também gostei do pão Petrópolis do post anterior, já o fiz e gostei, rsrs.

    Beijo, bom finzinho de domingo e ótima semana!

    ResponderExcluir
  16. ficaram lindos, e esses sabores mesclados...hummmm, gostei muito!
    Bjos.

    ResponderExcluir
  17. Oi, gostei mto dessa receita, mas, não leva leite? A massa fica muito seca né??

    ResponderExcluir
  18. Fiz e o meu não prestou :/ Achei a massa mto farofenta, coloquei um pouco (umas 4 col de sopa só) e tal. Enchi demais a forma, alguns transbordaram e a massa ficou com um gosto meio ruim. Usei farinha de trigo integral, será q foi esse o problema?

    ResponderExcluir
  19. Guto, tem sorteio lá no blog, ainda dá tempo. Tudo bem contigo, quanto tempo! Beijos mil
    Fabiola

    ResponderExcluir

Só com sua peça o Mosaico se torna completo. Comente também :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...