02 abril 2013

Sopa de feijão branco com espinafre, aveia e alho poró



Agora que a páscoa já passou e todo mundo corre para recuperar os kilos ganhos com os milhares de chocolates consumidos, que tal uma sopa leve e substanciosa para saciar a fome sem pesar muito na balança? Esta sopinha foi feita algumas semanas atrás, naquele friozinho gostoso que estava fazendo aqui em Sampa. O calor voltou mas conhecendo a cidade que moro logo, logo esse tempo maluco muda de novo. Eu adoro sopas. Gosto mais daquelas sem macarrão sabe, apenas o caldo e legumes como esta. Se preferir acrescente frango desfiado e macarrãozinho para sopa. Vai do gosto do freguês.

Sopa de feijão branco com espinafre, aveia e alho poró
(Receita inspirada nessa aqui)

Ingredientes
2 unidades de alho poró picadas
1 e 1/2 litro de caldo de galinha
2 xícaras de feijão branco cozido e escorrido
3/4 xícara de aveia em flocos
1/2 maço de espinafre picado (só as folhas)
3 dentes de alho (usei 1 colher de chá cheia de alho triturado pronto)
2 folhas de louro
salsinha e cebolinha picada a gosto
sal, azeite e pimenta branca a gosto

Preparo
Refogue o alho e o alho poró no azeite por 2 minutos. Acrescente o feijão, pouco sal, pimenta e refogue mais um pouco. Coloque o caldo de galinha, as folhas de louro, a aveia e tampe a panela. Deixe ferver por 10 minutos mexendo de vez em quando. Ao final acrescente o espinafre, acerte o sal e deixe ferver por mais alguns minutos. Sirva acompanhada de torradas.

Pulo do Gato. Deixar ferver bastante é o segredo para ela dar uma encorpada. Maneire no sal e na pimenta. A minha ficou um tiquinho apimentada, nada que comprometesse lógico, mas quem não gosta de pimenta acharia demais.

9 comentários:

  1. Oi Augusto adoro feijão branco e sopa fica deliciosa, mas nunca usei aveia no preparo, bem diferente.Passei pra te convidar a participar do sorteio de ma linda forma de silicone que estou promovendo no blog.Ficarei feliz com sua participação.Boa sorte.Beijos querido.

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo, tudo bem?
    Com o tempinho frio de chuvoso que faz por aqui essa sopinha cai bem demais.....hummmmm!
    Sou apaixonada por sopas, amei a sua receita!

    Beijos, ótima semana!

    ResponderExcluir
  3. Sopa deliciosa esta meu querido Augusto, olha que por aqui ela vai fazer sucesso, pois o frio nem pensa em nos deixar rsrs
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Nossa...

    Que sopa linda! Adorei.
    Um abraço, Fábio.

    ResponderExcluir
  5. Guto meu querido amigo, adoro uma sopinha assim, substanciosa, cremosa e apimentadinha, seria perfeita para meu jantar daqui a pouco. E olha, te garanto que me deu uma baita fome de ver esse pratinho. Ficou linda e com ingredientes que gosto demais. Gostei muito. Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Olá, Augusto, sou como você, adoro uma sopinha assim, sem macarrão ou arroz, acho que fica mais saborosa! Gostei muito da escolha de ingredientes, só pode estar deliciosa e reconfortante!
    Bjos e boa quarta!

    ResponderExcluir
  7. Olá Augusto,adorei a idéia do feijão branco,aqui no Sul também
    fazemos sopas somente com legumes,verduras e carne,na panela de pressão,fica tudo muito macio.Vou fazer a sua,assim que esfriar.
    Abraços
    Beti

    ResponderExcluir
  8. Nossa Augusto, eu AMO sopas e de td que é jeito, com macarrão, sem macarrão, com feijão, legumes variados... e os caldos? Ui, adoro! Eu não gosto do inverno não! Detesto sentir frio, mas confesso que não vejo a hora de chegar o friozinho para abusar das sopas e caldos aqui em casa! Apesar que não precisa estar frio para eu consumi-los, mas em dias quentes não dá, né?! Olha, acredita que tenho aqui em casa um sachê de melhorador de pães da fleischmann, mas ainda não usei não! Estou guardando para tentar fazer pão francês, vamos ver se vai dar certo, hehe. Ah! Eu já fiz um recheio de uma torta que vai leite queimado e vc sabe que quando eu era criança minha mãe vivia me dando leite queimado para tomar por causa da tosse. A tosse não passava nada, rs, mas ainda bem pq eu adorava tomar leite queimado, rs. Huummm, me deu uma vontadinha...
    Beijos querido, fique com Deus!
    viveraprendendo.com

    ResponderExcluir
  9. Sopinha boa hein? super nutritiva e deliciosa, gostei demais.. fica muito gostosa, não? Já se inscreveu no sorteio da Mococa do blog?
    Beijinhos, boa semana

    ResponderExcluir

Só com sua peça o Mosaico se torna completo. Comente também :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...