08 abril 2013

Torta de creme e maçã


Um fato sobre a maçã que acho engraçado é que a fruta in natura não me apetece muito, porém as receitas realizadas com ela são sempre minhas preferidas. As tortinhas recheadas e sobre tudo o melhor bolo de maçã do mundo são duas tentações que só de lembrar me dão água na boca. Esta torta aqui não é aquela clássica americana (American Pie) mas é tão gostosa quanto. Uma camada de creme, uma de maçãs com um leve toque de canela e a massa desmanchando a cada garfada. Quem pode resistir a uma fatia como esta? A receita veio da querida Josy que sempre arrasa quando o assunto é receita gosTosa. Quero me desculpar pela ausência no cantinho dos amigos. Sempre vejo mas ultimamente está difícil comentar em tantas receitas. Tenho que administrar melhor o meu tempo, mas aos trancos e barrancos vou me adequando.



Torta de creme e maçã
(Receita da Josy)

Ingredientes
Massa
2 xícaras de farinha de trigo
3 colheres de sopa de açúcar
100g de manteiga
2 colheres de sopa de gordura vegetal
água gelada até dar o ponto

Recheio de maçã
5 maçãs descascadas em cubos
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de água
canela em pó a gosto
1/2 colher de sopa de pectina (opcional)

Creme
1/2 lata de leite condensado
1 e 1/2 xícara de leite
1 colher de sopa de amido de milho
1 gema
1 colher de chá de essência de baunilha

1 gema para pincelar

Preparo
Recheio de maçã: Leve todos os ingredientes ao fogo e mexa de vez em quando até quase secar todo o líquido. Se preferir bata no liquidificador ou no mixer para formar um purê.
Creme: Misture o leite condensado, uma xícara de leite, a gema e leve ao fogo até aquecer. Misture o amido de milho no leite restante e junte ao creme. Mexa sempre até engrossar. Acrescente a baunilha e reserve.
Massa: Misture todos os ingredientes e vá acrescentando água aos poucos até formar uma massa. Não precisa sovar muito. Reserve na geladeira por 20 minutos.
Abra 2/3 da massa entre duas folhas de papel manteiga com um rolo até ficar com pouco menos de meio cm. Forre o fundo e as laterais da fôrma com essa massa. Fure com um garfo e leve ao forno 200º preaquecido por 15 minutos. Coloque o creme e o recheio de maçã por cima dele. Abra o restante da massa da mesma forma, faça corte decorativos em cima e coloque sobre a torta ajeitando bem dos lados. Pincele com a gema e leve ao forno novamente até dourar.

Pulo do Gato: Deixe secar bem o recheio para não juntar água na hora de assar. É mais gostoso comer a torta morninha. A fôrma que usei é pequena, acho que uns 25 cm de diâmetro apenas.

8 comentários:

  1. Meu amigo, você se saiu um confeiteiro espetacular!

    Meus cumprimentos, sua torta ficou divina,

    queria bem uma fatia a essa hora, viu? rsss

    Abraço,
    Boa semana!

    ResponderExcluir
  2. Oie meu querido, quem resiste a uma torta linda e apetitosa como essa??? Não dá, né?! Vindo da Josy e feita por vc é sucesso na certa! Adorei!!!
    Que a sua semana seja de mt paz e alegrias! :))
    Bjssss
    viveraprendendo.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Augusto,
    Você arrasou com essa torta. Eu adoro maçã de todo jeito, " in natura", nas receitas, em tudo...
    Fico feliz que o " Mehor Bolo de Maçã do Mundo " esteja em seus preferidos.
    Sei bem a dificuldade em dar conta de tantos afazeres, eu também tenho sofrido com a falta de tempo.
    Bj e boa semana,
    Lylia

    ResponderExcluir
  4. Olá,esta torta está dando água na boca,
    deve estar desmanchando de tão cremosa.
    Parabéns,suas receitas estão cada vez mais
    tentadoras.
    abraços,
    Beti

    ResponderExcluir
  5. divina, ficou parecendo foto de livro de receitas! Bjos

    ResponderExcluir
  6. Guto meu querido amigo, depois de 4 dias de cama, tive que vir correndo ver a delicia que vc preparou, e que linda ficou sua torta, boa né Guto. Ficou lindissima, vc está me saindo cada vez melhor na cozinha, está dando um show viu? Vc tem problemas com a maça in natura e gosta dela em doces, bolos e tortas, a minha é o figo, não gosto de jeito nenhum in natura, mas em doces adoro. Muito obrigada mais uma vez por estar prestigiando meu bloguito, fico imensamente feliz com seu carinho. Obrigada. beijinhos, ótima semana

    ResponderExcluir
  7. Uhu.....que linda! Arrasou!
    Desde que vi a receita na Josy estou com essa receita na minha cabeça, qualquer dia vou colocá-la em prática.

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Augusto quanto tempo (sei que ando sumida)...

    Que torta mais linda, e com cara de super delícia.

    Bjuuuu grande!!!

    ResponderExcluir

Só com sua peça o Mosaico se torna completo. Comente também :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...