11 novembro 2013

Bolo de limão siciliano


Eu sou apaixonado por limão siciliano. Toda vez que vejo no mercado trago um ou dois, mesmo sem saber exatamente o que fazer com eles. Este bolo veio de um blog muito legal que se chama Danni e Lype. Quando bati os olhos nele sabia que tinha de fazê-lo. Ficou muuuito fofinho, com o gostinho azedinho da calda e o perfume delicioso do limão siciliano na massa. Eu adorei a consistência do bolo. Acho que seria perfeito também para decorar, quem sabe com um mousse de limão? Se você não tiver limão siciliano pode usar raspas de limão taiti ou de laranja que vai ficar delicioso também.

Ainda não havia comentado mas a uns vinte dias iniciei um projeto pessoal de viver mais saudável. E isso inclui academia, alimentos integrais, light, diet e o menos possível de industrializados. Essa mudança toda já se refletiu bastante em meu dia a dia. Não tenho mais asia e minhas dores de cabeça diminuíram quase que completamente. Além de eliminar uns quilinhos meu objetivo é realmente ter uma vida mais regrada. Estou com 25 anos e logo, logo serão 30, 35, 40... e por aí vai. O quanto antes começarmos a cuidar de nossa saúde melhor não é?

Bolo de limão siciliano
(Receita do Danni e Lype)

Ingredientes
Massa
150g de manteiga sem sal em temperatura ambiente (usei margarina culinária)
2 xícaras de açúcar peneirado
1 pitada de sal
4 ovos
3 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento em pó
1 xícara de leite morno (quase frio)
Raspas de 1 limão siciliano grande

Glacê
1 xícara de açúcar de confeiteiro
Suco de 1 limão siciliano grande

Preparo
Massa: Misture a farinha de trigo com o fermento e as raspas de limão e reserve. Bata a manteiga, o sal e o açúcar na batedeira até misturar bem. Vá acrescentando os ovos um a um e batendo sempre a cada adição. Na velocidade baixa, acrescente metade da farinha e do leite. Misture por alguns segundos, coloque o restante e bata apenas para incorporar. Coloque numa fôrma untada e enfarinhada e leve ao forno preaquecido 180/200° por 40 minutos ou até dourar.
Glacê: Misture os dois ingredientes, espere o bolo esfriar e cubra com essa mistura. Acrescente mais açucar ou algumas gotinhas de água até o ponto desejado.

Pulo do Gato: Eu dobraria a quantidade de raspas de limão. O gostinho dele ficou bem suave na massa.

9 comentários:

  1. meu querido eu amo bolo de limão ..desde o siciliano até o mais comum mesmo como o tahiti ..seu bolo esta lindo ameiii

    ResponderExcluir
  2. Oi Augusto é muito bom ter esta conciência de vida mais saudável. Fico tentando colocar isso na cabeça do meu filho que tem quase a sua idade, mas quem disse que ele desapega dos refrigerantes e lanches
    Adoro bolos citricos e este da Irene parece realmente delicioso.
    Beijos querido tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  3. Meu amigo, compartilho do seu gosto,
    também adoro esse limãozinho!
    Pena que aqui em Bh o danado custe tão caro, até hoje não entendi...rsss
    Seu bolo tá show, delícia total!

    ResponderExcluir
  4. Oi Gu tudo bem? Que delicia de bolinho, aqui em casa somos super fãs de bolos cítricos, e o de limão são os preferidos. Gosto muito do limão siciliano, embora seja um pouquinho caro, prefiro pra utilizar em bolos, pois fica bem suave e aromático. Gostei da sua receita. Ficou lindo e bem fofinho
    Quanto a minha torta Girassol, vc queria o passo a passo, mas está lá Guto na postagem, tem 3 links com o passo a passo, um da Panelaterapia, e outros dois estão em negrito, acho que vc não notou hehe. Mas é super fácil de fazer viu? Beijinhos, ótima semana

    ResponderExcluir
  5. Augusto,
    vocês está certo além de cuidar da alimentação, está fazendo exercícios físicos, vc ficar sarado rapidinho, rsrs.
    Esse bolo além de ser de limão, ficou super fofinho, deu água na boca que delícia, adorei!

    Beijos, ótima semana!

    ResponderExcluir
  6. Oi Augusto,
    Tudo bom? Espero que sim.
    Nossa!!! Vim te visitar e tive uma grata surpresa de ver essa receita e o seu carinho no post. Muito obrigada, amigo!!! ADOREI!!!
    Espero que tenha gostado mesmo...
    Grande beijo, Irene

    ResponderExcluir
  7. Olá querido amigo, que massa fofinha! Mas vou substituir o limão por laranja, se me permite! rs
    Gostaria de te agradecer imensamente pelo convite lá no face e tbm pelo e-mail, mt obrigada msm de coração! E adorei a nossa conversa outro dia, precisamos repetir a dose! 25 aninhos, hein?! Agora entendi essa pele de bebê, rsrs e qto antes começar a se cuidar melhor, né?! Super apoio!
    Bjão, fique com Deus! ♥
    www.viveraprendendo.com

    ResponderExcluir
  8. Augusto menino não tem dieta que resista a um bolinho desse. Ando em reeducação alimentar mais uma bolinho desse saio da linha, adoro comidinhas cítricas.

    ResponderExcluir
  9. Passando para pegar a receitinha e desejar um excelente domingo!!!!
    Fabiola

    ResponderExcluir

Só com sua peça o Mosaico se torna completo. Comente também :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...