26 novembro 2013

Bolo de Maracujá (com fécula de batata)


Sabe quando nós compramos um ingrediente para fazer uma receita específica e o tempo vai passando, passando, e quando você vê o produto já está no limite da validade e naaada de vocês utilizar? Então, esse bolo surgiu assim. Comprei fécula de batata para fazer um biscoitinho delicioso que a Fabíola do Brie com Goiabada levou no 1º Encontro Gourmet olhaaa quanto tempo kkk e ela ficou esquecida por meses na minha despensa. Como tinha que levar um prato para um café da manhã na empresa no dia seguinte, e não havia comprado ingredientes para fazer a torta de frango que eu pretendia, resolvi fazer este bolo. A receita veio da caixinha mesmo, que só adaptei acrescentando o suco de maracujá. Nunca tinha provado bolo feito com fécula de batata e o resultado, como vocês podem ver nas fotos, foi demais né? Acho que foi um dos meus bolos mais bonitos. Cresceu um montão, ficou super fofinho e esfarelando de tão delicado. Acho que essa massa ficaria perfeita num bolo recheado por exemplo, porque ela é compacta porém bem fofa. Eu já havia feito um bolo de maracujá com iogurte uma vez e detestei. Este aqui com certeza tirou minha má impressão de bolo de maracujá :)

Sábado se fecha mais um ciclo em minha vida. Apresentarei o meu TCC de conclusão de curso finalmente kkkk. Foi uma grande jornada passar por estes quatro anos. Apesar das coisas chatas que aconteceram nas últimas semanas, quero levar para frente só o que tivemos de bom até agora, e descartar tudo e todos que não irão agregar nada em minha vida. Um ciclo se fecha para um novo começar não é verdade?


Bolo de Maracujá (com fécula de batata)
(Receita daqui)

Ingredientes
2 xícaras de açúcar
3/4 de xícara de margarina
4 gemas (claras em neve)
2 xícaras de farinha de trigo
1 pacote de fécula de batata (200 g)
1/2 xícara de leite morno
1/2 xícara de suco concentrado de maracujá
1 colher de sopa de fermento em pó

Preparo
Na batedeira, misture a margarina, o açúcar e as gemas e bata até ficar cremoso. Acrescente aos poucos a farinha, a fécula de batata, o leite e o suco. Por último, misture as claras em neve e o fermento em pó sem bater muito. Despeje em uma fôrma untada e enfarinhada e leve ao forno preaquecido 180/200° por 45 minutos ou até dourar.

Pulo do Gato: Você pode substituir o suco por outro sabor ou acrescentar raspas de limão ou laranja. Eu servi junto com o bolo um brigadeiro de maracujá bem fácil: 1 lata de leite condensado + 1/2 xícara de suco concentrado de maracujá + 1 colher de sopa de margarina. Leve ao fogo até o ponto de brigadeiro mole.

7 comentários:

  1. Guto querido, bolos com fécula ficam mesmo muito fofitchos! Ainda bem que vc conseguiu achar um belo fim para a fécula! Parabéns pelo seu trabalho entregue, é um grande alívio quandos estes grandes ciclos se finalizam, não é verdade?
    Guto, o caramelo que vc disse, foi aquele que era como uma bala? Se for, eu tb queria a receita! Mas não foi a Léia que fez, foi outra pessoa. O doce de caramelo da Léia é como um brigadeiro, molinho.
    Beijos pro cê!
    Fabiola

    ResponderExcluir
  2. Guto mais uma etapa vencida né? Trabalho entregue, trabalho a menos, parabéns. Adorei seu bolo, ficou mesmo lindo, gosto muito de bolos com fécula pois deixam os bolos bem macios. Adorei. Beijnhos

    ResponderExcluir
  3. De fato, ficou um bolão lindo, meu amigo! E certamente delicioso! Adoro bolo com fécula de batata, estou com uma receita aqui de bolo de fécula de batata recheado, mas até agora não fiz! E faço a msm coisa que vc, compro um ingrediente pra fazer tal receita e fica meses lá parado, mas eu já fui mais longe, perdi uma milharina fechadinha, comprei pra usar e não usei, tive que jogar fora, estava totalmente bichada, pensa que ficou mais de um ano parada no meu armário, tá?! rs
    Mas isso não acontece mais, qdo quero fazer uma receita vou lá e compro o ingrediente que está faltando e já uso na hora!
    O pessoal do seu trabalho deve ter amado!
    Bom término de TCC e bola pra frente que atrás vem gente, como dizem! rs
    Bjão e um ótimo final de tarde pra vc! Ah! E não gosto de limão mesmo!!! Só pra temperar peixes, saladas e olhe lá! rs :P
    www.viveraprendendo.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Augusto, que bolo lindo, massa muito fofinha e sendo de maracujá, só pode ter ficado muito saboroso!
    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. é assim que se diz: levando pra vida só coisa boa, o que não presta, seja lá o que for, joga no lixo!
    Fazer bolo é bom pra "desestressar" né? comigo dá certo!

    Gostei do bolo, fofinho, gostinho de maracujá, bem legal,

    Abraço,
    Te cuida!

    ResponderExcluir
  6. por coincidência, comprei maracujá com o objetivo de fazer bolo (só que ele está parado lá em casa enquanto eu me enrolo na correria).

    da tapioca: a que usei naquela receita é a tapioca granulada. só não confundir com a goma de tapioca. (a granulada é própria pra doces, bolos e afins e a goma de tapioca é usada para fazer aquela tapioca de frigideira - a que parece uma panqueca): até alguns anos atrás (antes de mudar pra JP, eu nem sabia o que era tapioca.. hehehe)

    abração

    ResponderExcluir
  7. Nossa,que receita maravilhosa!! Já guardei e salvei!! Deve ficar um bolinho maravilhoso!! Então com esse sumo,hum,que legal. Beijinhos da joaninha musical,fica com a paz dos anjinhos!!

    ResponderExcluir

Só com sua peça o Mosaico se torna completo. Comente também :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...