21 janeiro 2014

Bolo Pão de Queijo


Fico pensando se algum dia vou conseguir fazer todas as receitas que tenho guardadas no meu arquivo pessoal. Sempre que visito os blogs amigos, saio com uma ou duas receitas todas as vezes. Imagina o quanto de receita eu não tenho acumuladas nesses 2 anos. Este bolo me chamou atenção assim que bati os olhos nele. Veio do maravilhoso Vivendo e Aprendendo da minha querida amiga Sileni, que por sua vez, aprendeu com o Edu Guedes. Um bolo bem fácil e rápido de fazer, não suja muita coisa (se você usar um mixer menos ainda) e fica delicioso. Sabe quando você tem uma reunião ou evento e tem que levar um prato, mas queria algo salgado e fácil para variar? Esta é a escolha perfeita. Tem um sabor bem acentuado de queijo, fofinho e gostoso mesmo depois de dias. Levei para minha mãe experimentar e ela adorou. Com uma xícara de café ou chá acompanhando este bolo é imbatível.


Bolo Pão de Queijo
(Receita do Vivendo e aprendendo)

Ingredientes
1/2 xícara de óleo
1/2 xícara de leite
3 ovos inteiros
1 colher de chá rasa de orégano
1 pacote de parmesão ralado (ou uma xícara de outro queijo)
2 xícaras de chá de polvilho doce
1 colher de sopa de fermento em pó

Preparo
Bata todos os líquidos no liquidificador e reserve. Coloque numa tigela, acrescente o restante dos ingredientes e misture bem. Coloque numa fôrma pra pudim ou bolo inglês levemente untada com óleo. Leve ao forno preaquecido 180° por 30 minutos ou até dourar. Polvilhe queijo ralado no bolo ainda quente.

Pulo do Gato: O sabor de queijo parmesão fica bem acentuado. Eu usei aqueles de saquinho, mas acho que se você substituir pelo ralado na hora ou outro queijo de sua preferência ele fique mais suave. Vou experimentar com mussarela ralada ou queijo de minas na próxima vez.

15 comentários:

  1. Uau... que lindo! Que delícia!
    Vc e a querida Sileni arrasam com suas delícias, vou fazer!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Ai que lindooo que ficou meu amigo! Eu adoro esse bolo e já levei em várias reuniões de família! Tds adoram! Ultimamente tenho feito com parmesão ralado na hora, realmente o sabor fica mais leve!
    Obrigada pelo carinho e por linkar o Vivendo! =)
    Bjs de bom dia! ❤️
    www.viveraprendendo.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Augusto!
    Adorei essa receita!
    Mesmo que eu viva mais 100 anos também não irei conseguir fazer todas as receitas que arquivo, mesmo assim já estou copiando essa e vou colocar no arquivo "prioridade" :)
    Bjim
    Léia

    ResponderExcluir
  4. Nossa que delicia Guto, eu adoro pão de queijo e não tinha visto ainda essa receita lá na Sil. Adorei, e vou fazer em breve, gosto muito de queijo mas vou seguir sua dica, prefiro com um sabor mais suave, farei com queijo minas. Amei. Ficou lindo e bem fofo. Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Este bolo de queijo deve ficar uma verdadeira delícia! Já tinha visto a receita no blog da Sileni e fiquei com vontade de experimentar :)

    Beijinhos*

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Augusto querido, babei naquele bolo de fubá com cream cheese, esta na minha lista de preparaçõs, parabéns atrasado pelos 2 anos de blog!!
    Amei esse bolo de queijo.
    Infelizmente não estarei com vocês no domingo, por isso deixei inclusive a organização do evento, não tenho condições de viajar, meu médico não me liberou, ainda estou com as duas botas imobilizadoras, o pé da cirurgia incha muito, enfim, agora não é hora de abusar e sim de me restabelecer para não ter sequelas mais tarde, mas estou muito, muito triste de não poder estar com vocês. Beijos e um lindo dia!!

    ResponderExcluir
  7. Ficou lindo e com queijo eu não resisto
    Vou levar a receita
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Nem me fala em receitas guardadas, o que eu tenho de links nos favoritos... Essa mesmo já vai para os favoritos.
    Bom final de semana!

    ResponderExcluir
  9. Augusto...esse bolo é uma tentação mesmo, gosto de fazer com queijo meia cura, fica muito gostoso.
    Adorei o bolo do niver de 2 anosamo nozes em bolos ... como passa rápido, né?
    E aquele bolo de fubá cremoso... que tentação, nunca fiz com cream cheese, vou experimentar!
    Bom... acho que vamos nos ver em breve, né... até domingo!!!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  10. Oi, D,

    Já fiz muito bolo pão de queijo (eu sou mineira!), mas nunca me ocorreu fazê-lo em forma de pão, achei a idéia ótima! rsrs. Este seu ficou lindo demais.
    Parabéns pelos dois anos de blog, que venham mais anos e mais sucesso para você!
    Ah, quanto aos docinhos que publiquei, com certeza é possível fazê-los também com ingredientes lights. Mas o açúcar, seja qual for (comum, demerara) não pode ser omitido, senão não dá ponto, rsrs.

    Beijo e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  11. olá D.esse bolo e fantastico já fiz e super aprovado bjs Rosinha

    ResponderExcluir
  12. Delícia de sugestão, Augusto.
    Parabens pelo aniversário do "Mosaico", cheguei atrasada , mas ainda a tempo de desejar muito sucesso para este lugar que tanto gosto.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  13. Meu menino querido Guto, Que alegria saber que vc e Josynha Lembraram carinhosamente de mim no Encontro De Sampa e Interior. Só posso agradecer a DEus ter conhecido duas pessoas tão encantadoras como vcs,obrigada mesmo!
    Eu tbm cheguei atrasada para a Festa de 02 aninhos do Mosaico. Mas como nunca é tarde para desejar muitas décadas a esse espaço tão saboroso, aqui estou... Parabéns!
    Amigo estou aqui com muita água na boca com esse bolo salgado. A Silene e vc juntos só podia sai esse espetacular receita. Bjus mil aos dois amigos de q gosto muito. Re

    ResponderExcluir
  14. Guto meu vizinho amigo kkkk cheguei bem sim, toda dolorida, ferrada, acabada, mas feliz hehe. Muito bom rever os amigos, pena que é pouco tempo né? Vamos aguardar a próxima agora. Adorei seus biscoitinhos viu? Muito gostoso poder experimentar os quitutes das pessoas que admiramos mas quase não nos vemos. Obrigada pelo comentário lá no meu cantinho. Beijinhos.

    ResponderExcluir
  15. Guto esta receitinha maravilhosa hoje está no blog.

    ResponderExcluir

Só com sua peça o Mosaico se torna completo. Comente também :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...