09 julho 2014

Bruschettas com Tomate Confit


Lembram daquele jantar de dia dos namorados que comentei outro dia? Tenho que confessar que a estrela que roubou a cena do jantar foi esse confit de tomate. Sério. O macarrão carbonara pareceu até sem graça depois dessa entrada. É o acompanhamento perfeito para torradinhas ou, para sermos mais chiques, bruschettas. O sabor adocicado do tomate, temperado com bastante alho e ervas.. Uma das melhores receitas que fiz e comi nos últimos tempos. Já está marcada para ser levada na próxima reunião "da firma" e arrancar os mais sinceros elogios. Já fiz estes tomates duas vezes nas últimas semanas. Na primeira usei tomate sweet grape e na segunda usei tomate italiano picado em quatro, sem sementes. Com ambos a receita ficou maravilhosa. Usei folhas de louro e manjericão mas você pode usar as ervas que mais gostar. Quero muito experimentar tomilho e orégano fresco. Receita para ser colada na porta da geladeira de tão boa. Quem comer vai pedir bis, pode apostar. Na semana que vem trago a sobremesa do dia dos namorados - que não foi o tiramissu, mas também é deliciosa :)


Bruschettas com Tomate Confit
Adaptada daqui

Ingredientes
Tomate Confit
300g de tomate cereja ou sweet grape
5 ou 6 dentes de alho grandes descascados
2 folhas de louro
10 folhas de manjericão fresco
1 colher de chá cheia de sal
1/2 colher de chá de açucar
1 colher de chá de pimenta calabresa
Azeite o quanto baste (1 xícara + ou -)
Pimenta do reino moída a gosto

Bruschettas
Uma baguete ou pão italiano em fatias
1 dente de alho
Azeite a gosto
Folhinhas de manjericão fresco para decorar

Preparo
Confit: Misture todos os ingredientes em um refratário. Coloque azeite até chegar à 1/4 da altura. Leve ao forno em fogo bem baixo (a menor temperatura do seu forno) por cerca de 1 hora e 30 min. Mexa delicadamente na metade do tempo.
Bruschettas: Esfregue o dente de alho em todas as fatias de pão, regue com azeite e leve ao forno alto por 5 minutos. Para ficar crocante porém sem dourar. Sirva acompanhada com os tomates e uma folhinha de manjericão para decorar.


Antes de ir para o forno :)

Pulo do gato: Eu amassei com um garfo no final. Para mim foi melhor de servir e os sabores se misturaram mais ainda. Se quiser, pode bater com mixer também. Não coloque mais do que 1/3 de azeite porque os tomates vão soltar bastante água quando cozinharem.

7 comentários:

  1. Que lindo que ficou Guto! Imagino a explosão de sabores. Pensei que fomos difícil de fazer e olha só, é super tranquilo. Adorei a dica destes tomatinhos! bjos grande
    Fabiola

    ResponderExcluir
  2. Eu que adoro tomate fiquei com muita vontade de provar.
    bj

    ResponderExcluir
  3. Guto adoro esses tomatinhos e adorei a ideia de fazer bruschettas com eles, não duvido nem um pouco da delicia que ficou esse confit, só pela beleza que está dentro da travessa. Vou fazer também, gostei demais. Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Que chic esse petisco, Augusto.Adorei e vou levar para minha cozinha. Delícia!
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  5. Nossa, amo de paixão tomate confi, tenho sempre em casa, teu prato está escandalosamente apetitoso!

    ResponderExcluir

Só com sua peça o Mosaico se torna completo. Comente também :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...