07 agosto 2014

Bolo de Cenoura com Laranja (ou vice-versa)


Já contei para vocês que meu bolo preferido de todos os tempos é o de cenoura né? Ele já apareceu no Mosaico em forma de bolo pudim, como um bolão gigante e claro como "o" bolo de cenoura. Todas as receitas são igualmente deliciosas, cada uma com suas particularidades. Vocês sabiam que o bolo de cenoura como comemos aqui, amarelinho e com cobertura de chocolate, é essencialmente brasileiro? Dando um google, descobri que ele é derivado do tradicional carrot cake, que por falta de oportunidade ainda não apareceu por aqui. Eu disse ainda hein ;) Voltando à receita, esse é o nosso tradicional bolo de cenoura, porém com um acréscimo super aromático: Laranja. Na verdade é mais um bolo de laranja com cenoura do que o contrário. Para mim esse aroma cítrico de laranja em bolos me lembra padaria. Toda padaria, pelo menos aqui na minha cidade, têm um bolinho de laranja polvilhado com açúcar de confeiteiro na gôndola. Este bolo aqui é bem desses. Perfeito para um café da tarde. Fofinho, docinho e difícil de comer uma fatia só. Como cobertura eu lhes dou três opções: aquela de chocolate quebradiça (minha preferida em bolos de cenoura), um brigadeiro mole ou se quiser simplificar, açúcar de confeiteiro polvilhado. Garantido que com qualquer uma delas o seu bolo de laranja com cenoura ou vice-versa vai ficar delicioso.


Bolo de Laranja com Cenoura
(Receita daqui)

Ingredientes
Massa
1 laranja pêra com a casca (corte em 4 e tire as sementes e o filamento branco do meio)
2 cenouras médias sem casca picadas
3/4 de xícara de óleo
1 e 1/2 xícara de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
3 ovos
1 colher de sopa de fermento em pó

Calda
Você pode fazer esta calda açucarada AQUI ou esse brigadeiro mole AQUI. Se quiser, polvilhe açúcar de confeiteiro apenas.

Preparo
Massa: Bata no liquidificador o óleo, os ovos, a cenoura, a laranja e o açúcar até ficar homogêneo. Bata por uns 3 minutos pelo menos. Em uma tigela, peneire a farinha de trigo e o fermento. Misture o líquido batido. Não precisa bater muito, mexa apenas para incorporar. Coloque numa fôrma untada e enfarinhada (eu prefiro com furo no meio) e leve ao forno 180/200° preaquecido por 40 minutos ou até dourar. Cubra com a calda que escolheu e sirva morninho.

Pulo do gato: Não se preocupe que usar laranja com casca no bolo não deixa ele amargo. Tem até um bolo só de laranja com casca aqui no Mosaico bem gostoso :)

7 comentários:

  1. Cheguei para comer bolo fresco, adorooo! Este ficou com uma carinha otima

    ResponderExcluir
  2. Querido amigo, primeiramente gostaria de te agradecer imensamente pelas palavras tão carinhosas que deixou no Vivendo, mt, mt obrigada! A cada dia tem sido uma prova pra mim, sabe, continuar a vida sabendo que ela já não é e nem será mais a msm, mas tenho buscado mt força em Deus para começar uma nova história.
    Quanta coisa boa vejo aqui nesta deliciosa cozinha e que notícia maravilhosa é essa de que vai casar?! Que tudo! Rogo a Deus que abençoe mt a união de vcs! E tá chegando a hora, hein?! Dá um friozinho na barriga, não dá?! Um friozinho mt bom por sinal! rs
    Eu tbm amo bolo de cenoura e a minha cobertura preferida é a que forma aquela casquinha ou fica quebradiça como vc falou, boa demais!
    Obrigada por td, pela amizade, pelas deliciosas guloseimas e já de antemão parabéns pelo casório!
    Mts bjs, fique com Deus!
    www.viveraprendendo.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Augusto, bn!
    Se sumir uma fatia dessa delícia, fui eu que peguei tá? kkk
    A fatia eu não peguei, mas a receita sim...
    Bjsssssss e uma noite abençoada p/vcs

    ResponderExcluir
  4. augusto querido mas que bolo maravilhoso parabens querido bjus doces

    ResponderExcluir
  5. Hahaha.... Não mito tempo atrás, eu cheguei a mostrar, pra um amigo irlandês, a foto de um bolo de cenoura brasileiro (ele não conseguia entender "como assim é muito diferente do bolo de cenoura daqui?")

    ResponderExcluir
  6. Pode ser outra laranja ou só essa pera que fica bom?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ruth, qualquer laranja mais forte, como Bahia ou seleta. A Lima é meio aguada para usar no bolo.

      Excluir

Só com sua peça o Mosaico se torna completo. Comente também :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...