De todos os salgadinhos, o que mais gosto de fazer é esfiha. Já fiz de calabresa e de carne. Na minha opinião é uma receita muito simples e prática. Para quem tem MFP então fica melhor ainda. Enquanto a máquina bate a massa, você faz um refogado de recheio, monta e pronto. Para quem não tem também é simples, a massa é muito fácil e gostosa de trabalhar. Estas esfihas foram originalmente pensadas para o 3° Encontro Gourmet que aconteceu em setembro. Porém o tempo acabou sendo muito curto e elas não renderam o suficiente para o evento (precisava de umas cinquenta pelo menos kkk). De qualquer forma elas ficaram deliciosas e acabaram num instante. A massa integral ficou tão gostosa, ou até melhor do que a versão tradicional. Macia mesmo depois de dias. Apesar de não ser o maior fã do mundo de ricota, o recheio ficou ótimo e combinou perfeitamente. Dá próxima vez vou rechear com peito de peru e queijo branco *_*
Esfiha Integral com Recheio de Brócolis e Ricota
Ingredientes
Massa
250ml de água
½ xícara de óleo
1 colher de sopa de manteiga
1 ovo
1 colher de sopa rasa de sal
1 colher de sopa de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo integral
2 xícaras de farinha de trigo branca
2 colheres de chá de fermento biológico seco
1/2 xícara de farinha de trigo branca (para colocar aos poucos até dar o ponto)
Recheio
1 maço de brócolis cozido e picado (cozinhei no vapor)
300g de ricota
1 colher de sopa de orégano
4 dentes de alho
Azeite, sal e pimenta a gosto
2 gemas levemente batidas para pincelar
Preparo
Recheio: Refogue o alho no azeite e acrescente o brócolis. Tempere com sal, pimenta e orégano. Retire do fogo e misture a ricota. Reserve até esfriar.
Massa na MFP: Coloque todos os ingredientes na cuba da MFP e ligue na função Massa. Vá acompanhando a textura da massa, acrescentando mais farinha caso necessário. Faça o ciclo completo da máquina.
Massa à mão: Bata tudo menos o fermento e as farinhas no liquidificador. Coloque o líquido numa vasilha grande. Misture o fermento na primeira xícara de farinha branca e vá acrescentando o restante das duas aos poucos até desgrudar levemente das mãos. Sove bem e vá “rasgando” a massa na bancada, até ficar bem elástica. Deixe descansar por 40 min.
Montagem: Pegue porções de massa e recheie com o refogado de brócolis formando as esfihas. Pincele todas com as gemas batidas e leve ao forno preaquecido 180º por cerca de 25 min ou até dourar. Fique de olho para não queimarem em baixo.
Pulo do Gato: Já fiz esta massa tanto à mão quanto na MFP e de ambos os jeitos fica ótima. Não coloque muita farinha no começo pois, à medida que for trabalhando a massa ela vai "dando mais liga". A farinha de trigo integral é mais pesada e ajuda nessa parte.
Augusto, gostei demais da sugestão de massa integral e o recheio tem um aspecto bem saboroso, vou experimentar com certeza.
ResponderExcluirUm abraço e boa semana.
Nunca fiz esfihas apesar de gostar muito, vou levando a receita. obrigada
ResponderExcluirsim, pena que ela não foi para o encontro.rsrs
ResponderExcluirOlá querido Augusto!
ResponderExcluirEu tbm adoro esfihas, mas sabe que nunca fiz aqui em casa?! Estou me devendo, rsrs.
O melhor de tudo é que podemos comer sem culpa, né?! rs
Bjs e um ótimo dia pra vc! =)
Vivendo e Aprendendo
Fotos e Prosas
que delicia meu amigo bjus
ResponderExcluirUma sugestao saudavel e gostosa! Gosto desse genero dr comida ca em casa mas so sou eu que gosto..
ResponderExcluirAmo esfilha integral, principalmente a de espinafre com ricota!
ResponderExcluirVc sabe se essa massa eu consigo congelar?
Beijos!
Amo esfiha! Principalmente a de espinafre com ricota!
ResponderExcluirVc sabe se essa massa da pra congelar?
Beijos