04 março 2012

Bolinho de Atum


Uma noite sem muito o que fazer, uma mãe com preguiça de fazer janta e um filho que adora cozinhar, pronto, a equação está formada rsrs. Meu passatempo no trabalho as vezes é passear pelos blogs amigos e sites que encontro pela na net e salvar receitinhas que me chamem atenção. Essa foi uma delas. A simplicidade e praticidade da receita foi o que me chamaram mais atenção. O sabor é bem temperadinho, acrescentei mais farinha na receita original por que não achei que o ponto estava correto e ficou uma delícia, crocantíssimo por fora, macio por dentro e com sabor acentuado de atum. Recomendo.

Bolinho de Atum
(Receita retirada daqui)

Ingredientes
1 cebola ralada
3 dentes de alho amassados
2 colheres de sopa de manteiga
1 lata de atum sem o óleo
3 colheres de sopa de amido de milho
3 colheres de sopa de farinha de trigo
1 1/2 xícara leite
2 gemas
3 colheres de sopa de cheiro-verde picado
sal e pimenta do reino a gosto

2 claras
2 colheres de sopa de água
farinha de rosca
óleo para fritar

Preparo
Frite em uma panela o alho e a cebola na manteiga até dourar, junte o atum e misture. Acrescente o leite com as duas farinhas dissolvidas e mexa bem até engrossar e cozinhar. Junte as gemas e mexa rapidamente para não cozinhá-las de imediato e mantenha no fogo por mais uns 3 minutos. Desligue e acrescente o sal, pimenta e cheiro-verde. Espere esfriar bem. Modele bolinhas no tamanho desejado e passe-as pela mistura de claras com água e depois pela farinha de rosca. Frite em óleo quente até dourar.

Pulo do Gato: Cuidado na hora do sal, como o atum já é meio salgadinho eu acrescentei apenas uma pitada e ele ficou com o gosto bem temperado. A receita original não pedia a farinha de trigo porém sem ela a massa ficou praticamente um mingau ralo então eu acrescentei. Achei um bolinho bem prático e fica muuito crocante. Adorei.

6 comentários:

  1. Olá Chef Augusto,

    Deve ficar delicioso, adorei a sugestão!!!

    Uma Super Semana para Você!!!
    1000 Beijokinhas

    ResponderExcluir
  2. Oi Guto adivinha se eu não vou levar essa receita!!! Claro que vou, ainda mais depois de ter ganho aquele kit né e amo atum, vou fazer, me aguarde. Adorei os seus ficaram bem sequinhos. Ô mamãe sortuda!! hehehe...bjocas ótima semana

    ResponderExcluir
  3. Adorei os bolinhos, são bem práticos e devem ser bem gostosos. Receitinha anotada.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Josy, eu vi que vc ganhou o kit da Gomes da Costa, que chique hein rsrs, eu recomendo os bolinhos sim, ficaram ótimos.
    Érika, os bolinhos são super práticos, rapidinho ficaram prontos :)

    ResponderExcluir
  5. Josy, eu vi que vc ganhou o kit da Gomes da Costa, que chique hein rsrs, eu recomendo os bolinhos sim, ficaram ótimos.
    Érika, os bolinhos são super práticos, rapidinho ficaram prontos :)

    ResponderExcluir
  6. Menino, que receita "boua"!!! Agora estou meio que proibida de chegar perto de enlatados mas acho que a massa deve aceitar outras carnes ou legumes ne??? Vou experimentar na primeira oportunidade pq adoro uma friturinha! De vez em quando pode ne??? rsss
    Bjss

    ResponderExcluir

Só com sua peça o Mosaico se torna completo. Comente também :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...