Só de olhar essas fotos já me dá vontade de fazer de novo essas delícias. A massa é a mesma que já apareceu por aqui na versão carne, mas dessa vez resolvi usar calabresa moída. E que santa ideia meu Deus. Não consigo me decidir se são mais gostosas de carne ou de calabresa. Aproveitei para usar a MFP para bater a massa e tanto nela quanto na mão o resultado é estupendo: esfihas macias que parecem uma nuvem de tão fofinhas. O segredo é não acrescentar farinha demais. Uma outra coisa que gostei e já incorporei pra minha vida é o melhorador de pães. Ele deixa a massa mais gostosa de trabalhar, mais fofinha e mesmo depois de dois dias as esfihas continuaram deliciosas. Quero experimentar outras formas com essa massa, talvez pãezinhos de frios.. Só sei de uma coisa, são as melhores esfihas que eu já comi de longe. Aproveito esse post para agradecer a todos os amigos que visitam o blog e a todos os novos que chegam por aqui. Logo, logo volta a rotina corrida da vida com faculdade+trabalho+escola mas esse ano é o último então, vamo que vamo!
Esfihaa de Calabresa
(Receita do Chef Álvaro Rodrigues)
Ingredientes
Massa
250ml de água
½ xícara de óleo
1 colher de sopa de manteiga
1 ovo
1 colher de sopa rasa de sal
1 colher de sopa de açúcar
4 xícaras de farinha de trigo (+ou-)
1 colher de chá de melhorador de pães (opcional)
2 colheres de chá de fermento biológico seco
1 gema para pincelar
Recheio
2 gomos de linguiça calabresa moída
1 tomate grande sem sementes picado
1 cebola pequena picada
cheiro-verde a gosto
Preparo
Massa: Coloque todos os ingredientes da massa na ordem acima dentro da MFP e ligue no ciclo massas. Eu não aguardo o ciclo todo terminar. Depois de ela acabar de sovar (uns 20 minutos) e parar sozinha, eu retiro a massa. Coloque numa vasilha, cubra com um pano e reserve para crescer por 40 min (pode ser dentro do microondas ou forno desligado).
Recheio: Misture os ingredientes e reserve.
Depois do tempo de crescimento, sove levemente para retirar o ar da massa e com pequenas porções, monte as esfihas recheando com uma boa colherada de calabresa. Pincele a gema batida e deixe crescer por mais 20 minutos. Leve ao forno preaquecido a 180/200º por 30 min ou até corar bem. Fique de olho para não queimar em baixo.
Pulo do gato: Você pode moer a calabresa aos poucos no liquidificador como eu ou usar um processador. Fiz duas vezes essas receita seguidamente e na primeira eu não tinha tomate. Usei tomate pelado em lata, retirei o suco e cortei em cubos. Ficou ótimo também. Para pincelar você pode utilizar um pouquinho de leite com algumas gotas de shoyu se não tiver gema. Eu aconselho a fazer as esfihas pequenininhas porque elas crescem bastante.
hummmmmmmmmmmm q delíciaaa..
ResponderExcluiradoreiii ♥
bjs
Boa semaninha ")
hummm adoei esta esfihas ..estão divinas eu também uso a lata de tomates pelados quando não tenho emc asa tomates frescos ...a sua receita esta maravilhosa merece muito aplausos parabens bjão grandes boa terça feira
ResponderExcluirUi que delicia só de olhar sente-se logo vontade de comer.
ResponderExcluirDe certeza que ficaram deliciosas!
Beijinhos
Olá amigo!
ResponderExcluirVocê é craque na cozinha, sua esposa passa bem, rsrs.
Suas esfihas estão super apetitosas, amo esse salgado, hummmmmm!
bjs
Nunca fiz ,achei as suas lindas e com um interior delicioso.
ResponderExcluirbjs
hummmmmmmmmmmmmmmm adoro esfihas e adoro calabresa!!! já imaginei um pingo de catupiry em cada uma, ou um mohinho de pimenta + cerveja pra acompanhar.......... quero mais nadaaa!!!! Sempre entro aqui, mas nem sempre tenho tempo de comentar... adorei a nova cara do blog! hehe bjoooo!!!
ResponderExcluirAQUI EM CASA TB SOMOS FÃS DE ESFIHA!!! TB FAÇO ESTA RECEITA DO ÁLVARO!!! NÃO TEM RECEITA MELHOR!!!!
ResponderExcluirEU AINDA NÃO FIZ DE CALABRESA, FAREI NUMA PRÓXIMA VEZ!!!
ABÇS!!!!BOA SEMANA!!!!
Que delícia de esfihas eu
ResponderExcluirnunca comi de calabresa, vou levar a receita quero experimentar
beijos
Guto que delicia!!! Ficaram mesmo muito lindas e a julgar pela foto muito, muito macias. Adoro esfihas Guto, mas tem que ser As Esfihas, sou muito criteriosa com essas que tem a venda, nada como caseirinhas assim como as suas. Nunca usei melhorador na massa, e já ouvi falar que é mesmo ótimo. Vou comprar qualquer dia. Adorei as suas, de calabresa, ou de carne não saberia me decidir qual delas tbém, adoro os dois sabores. Levo a receita ta? Obrigada. Bjocas
ResponderExcluirGuto obrigada pelo carinho lá no meu bloguito hoje viu? Gde bjo
ResponderExcluirOlá meu querido amigo, é mt bom poder estar de volta! E qta coisa gostosa por aqui! Adoro esfihas e já anotei a receita! Nossa, parece até que tô sentindo o cheirinho delas, huuummmm!!!
ResponderExcluirTbm amo livro de receitas e já não tenho espaço aqui dentro de casa para guardá-los, mas não me importo, se precido for arranco as minhas roupas do armário para colocá-los, rs.
Eu adoro o "pulo do gato!!!" :D
Bjsss,
Vivendo e Aprendendo
www.viveraprendendo.com
Oi, Guto!
ResponderExcluirMenino, que delícia estas esfihas, eu estava pensando em fazer calzones hoje (já tinha até separado a receita) e agora fiquei dividida, rsrs. Gostei da mudança que houve aqui no blog, embora não saiba dizer exatamante qual foi, rsrs.
Um beijo e bom fim de semana!
Oi Augusto,
ResponderExcluirSaudades de vir aqui. Parabéns pela nova "cara" do blog.Ficou muito bom.
Essa massa me pareceu muito boa e com calabresa, então..
Bj e bom fim de semana,
Lylia
o habib's tá com uma esfiha de calabresa também!
ResponderExcluirse voce tivesse feito esfiha aberta, ia rivalizar
:)
gostei da dica do shoyo com leite (sempre fico com dó de quebrar um ovo só para pincelar em cima da massa)