18 janeiro 2013

Panqueca ao molho branco


Olha que lindas ficaram as minhas primeiras panquecas :) Agora que eu mesmo cozinho minha comida estou aproveitando para fazer tudo o que eu tinha vontade de comer mas nunca havia preparado. Muito fácil e prático fazer panqueca. O segredo é ter uma boa frigideira antiaderente assim a massa desprende fácil e você não fica naquele drama de dar tudo errado e grudar no fundo. A receita da massa achei na net porém acabei perdendo a referência de onde tirei. O recheio dessas fiz com carne moída refogada bem simples mas você pode fazer com frango e requeijão, atum, calabresa, ricota.. Enfim, idéias é o que não faltam para incrementar essa delícia. O molho branco já apareceu por aqui mas dessa vez acrescentei requeijão e creme de leite. O acompanhamento foi um arroz branquinho e batata palha. Uma receita ótima para fazer no final de semana para os amigos ou para variar o cardápio do dia a dia.


Panqueca ao molho branco

Ingredientes
Massa
2 xícaras de leite
2 ovos
1 e ½ xícara de farinha de trigo
3 colheres de sopa de amido de milho
1 colher de chá de fermento em pó
Sal a gosto

Recheio
O que você preferir. Usei carne moída refogada com ovo cozido picado e cheiro verde.

Molho branco
½ cebola pequena ralada
2 colheres de sopa de margarina
3 colheres de sopa de farinha de trigo
500 ml de leite quente
1 caixinha de creme de leite
½ copo de requeijão cremoso
Orégano ou salsa para polvilhar
Sal a gosto

Preparo
Massa: Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador. Unte levemente uma frigideira antiaderente e despeje uma concha pequena de massa. Espalhe bem em todo o fundo e deixe formar bolhas, desprendendo sozinha da frigideira. Vire do outro lado e deixe mais um minuto para dourar. Vá empilhando todas as panquecas em um prato e untando novamente a frigideira quando necessário.
Molho: Leve a margarina e a cebola ralada ao fogo mexendo até murchar. Acrecente a farinha de trigo e frite por alguns segundos. Num primeiro momento vá adicionando o leite pouco a pouco mexendo sempre. Quando adquirir consistência mais líquida adicione o restante. Mantenha no fogo mexendo até engrossar. No final, desligue o fogo e acrescente o creme de leite, o requeijão e acerte o sal.
Montagem: Enrole cada panqueca com uma porção do recheio escolhido. Coloque uma camada fina de molho no fundo da fôrma, alinhe lado a lado as panquecas e cubra com o molho restante. Salpique um pouco de orégano ou salsa e leve ao forno preaquecido a 180/200º por 20 minutos.

Pulo do Gato: A primeira panqueca que coloquei na frigideira ficou grossa e grudou inteira kkk A medida que fui fazendo percebi que o segredo é esperar ela desgrudar sozinha do fundo, depois é só virar e deixar dourar do outro lado. Use um fogo médio, nem muito alto nem muito baixo. Estou louco para testar outros recheios e coberturas. A massa fica muito leve e gostosa. Se não me engano renderam umas 10 panquecas então se quiser fazer mais dobre a receita.

14 comentários:

  1. Que receita tão gostosa !
    Uma delicia !
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá D Augusto

    Estas panquecas devem estar deliciosas.
    Visitando blogs amigos encontrei o seu, gostei e já estou seguindo. Vou aguardar a sua visita e ficarei feliz se me seguir também.

    Venha participar do SORTEIO Internacional Beach Wear, se ainda não estiver participando .

    AMIGA da MODA by Kinha

    ResponderExcluir
  3. oi querido esta divina mesmo parabens que delicinha querido dá vontade de pegar o pratinho me esconder embaixo da mesa e falar hummmmmmmm kkkkk que coisa boa eu uso esta mesma dica que vc passou kkkkk bjão amei uma ótima receita para uma bela sexta feira bjus

    ResponderExcluir
  4. Minha barria roncou, rsrs, que delícia!
    O meu filho é apaixonado por panquecas, as suas estão lindas e apetitosas!

    Beijos, bom fds!

    ResponderExcluir
  5. hummm q deliciaaa..
    boa dica.. talvez faça essa noite..!

    Beijinhos :*
    Boa Sexta-Feira ")

    ResponderExcluir
  6. FICOU DE DAR ÁGUA NA BOCA!!!
    EU SOU SUSPEITA POIS SOU FÃ DE PANQUECA E AMOOOO MOLHO BRANCO!!!!

    BOM FDS!!!!

    ResponderExcluir
  7. Suas panquecas ficaram apetitosas! Adoro esse prato e com molho branco então...

    Ótimo final de semana!
    Bju

    ResponderExcluir
  8. Guto amo panquecas, com molho vermelho, molho branco, tanto faz gosto dos dois jeitos. As suas ficaram perfeitas, também uso amido de milho na minha, deixa elas mais levinhas. E a primeira é fatal, sempre dá errado, daí em seguida é só festa kkkkk. Lindas, vc está me saindo um verdadeiro Chef de Cusine hehehe. Bjocas ótimo final de semana

    ResponderExcluir
  9. Pues bien buenas que se ven.
    Un saludito

    ResponderExcluir
  10. Nunca pensei em fazer panqueca com molho branco. Como isso?? HAAHAH Meu sério, eu amo panquecas mas sempre com o tradicional molho de tomate por cima. Essa aqui pra mim é inédita e uma ótima pedida. Amei :)

    ResponderExcluir
  11. Uau, quantas mudanças!
    Adorei a cara nova e nome (K/c) do blog!
    As fotos também estão lindas, parabéns!
    Adoro panquecas e as tuas ficaram com um excelente aspecto!
    Bjim
    Léia

    ResponderExcluir
  12. Que delícia de panqueca
    Boa semana
    beijos

    ResponderExcluir
  13. Adoro panquecas, estou para preparar essa semana.
    A sua está de se comer com os olhos.
    Beijinhos, boa semana

    ResponderExcluir
  14. Oi! Ficou um prato com um aspecto excelente... deve ter ficado também uma delicia!
    Paula

    http://1toquedecanela.blogspot.pt

    ResponderExcluir

Só com sua peça o Mosaico se torna completo. Comente também :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...