29 janeiro 2013

Torta de frango, alho poró e ervilhas frescas



Perto da minha faculdade tem uma lanchonetezinha pequena bem familiar. Os donos são um senhor e uma senhorinha muito simpáticos e ela mesma que prepara os salgados vendidos lá. Foi nesse lugar que eu tinha comido a melhor torta de frango da minha vida. Eu disse "tinha" mesmo porque depois dessa daqui não tem pra ninguém rsrs. Já havia preparado umas duas ou três tortas desse tipo (inclusive pro aniversário da pessoa amada aqui) mas apesar de ficarem até gostosas nem chegaram perto desta. A massa veio do livro da Larousse que eu adquiri naquela promoção relâmpago. Apesar de as receitas não terem fotos o livro é bem legal e tem um monte de receitas e dicas interessantes para se inspirar. Aproveitei para usar também dois ingredientes que eu gosto muito: alho poró e ervilhas frescas. Não coloquei muitas coisas diferentes para não perder a essência simplista que eu queria para a torta. Para resumir, ela ficou fantasticamente deliciosa. A massa bem fininha que derrete na boca, o recheio cremoso se desmanchando a cada garfada... Sério, dá vontade de fazer uma dessas toda semana mas aí vocês brigariam comigo porque não só de torta vive um blog de receitas né.



Torta de frango, alho poró e ervilhas frescas
(Receita da massa: Livro Mestre-Cuca Larousse)

Ingredientes
Massa Podre
200g de manteiga fria mas não gelada (usei margarina culinária)
1 ovo grande batido
400g de farinha de trigo
5 colheres de água gelada (até dar o ponto)
1 colher de chá de sal

Recheio
1 peito de frango cozido com 2 cubos de caldo de legumes e desfiado.
2 unidades de alho poró picadas em fatias finas (somente a parte branca)
350g de ervilhas frescas (afervente em água por 5 minutos)
1 cebola pequena picada
3 dentes de alho picados
1/2 pote de requeijão cremoso (100g)
3/4 xícara de água
1 colher de sopa de farinha de trigo
3 colheres de sopa de cheiro verde
1 cubo de caldo de legumes
azeite, tempero baiano e sal a gosto

1 gema de ovo para pincelar

Preparo
Massa: Misture rapidamente a farinha, o sal, o ovo, a manteiga cortada em cubos e a água gelada até formar uma massa. Não misture muito para não derreter demais a massa. Forme uma bola, embrulhe em plástico filme e leve a geladeira por 2 horas.
Recheio: Refogue o alho, a cebola e o alho poró no azeite por 1 minuto. Acrescente o frango desfiado, os temperos e deixe cozinhar por 5 minutos. Acrescente as ervilhas, a água e deixe cozinhar mais um pouco. Por último acrescente o requeijão e a farinha. Acerte o sal e mexa até engrossar. Deixe esfriar para montar a torta.
Montagem: Separe 1/3 da massa e com o restante forre o fundo e as laterais de uma fôrma de fundo removível. Coloque o recheio de frango frio por cima. Abra o restante da massa bem fina e corte em tiras de 1 cm. Sobreponha as tiras até formar um quadriculado em cima da torta. Pincele a gema e leve ao forno preaquecido 210º por 40 minutos ou até corar bem. Sirva morninha.

Pulo do gato: É importante que a massa esteja bem gelada para ir ao forno. Eu fiz a massa de um dia para o outro e mantive na geladeira. Para forrar a massa, abri com um rolo entre duas folhas de papel manteiga até uma espessura de cerca de menos de 1 cm, ajeitei na fôrma e cortei os excessos. A minha fôrma não era tão grande, acho que tinha uns 25 cm então além dela consegui mais quatro tortinhas pequenas. Minha próxima meta é fazer uma torta de carne louca e claro que vou usar essa massa porque ela já virou minha massa podre coringa rsrs.

15 comentários:

  1. hummm q torta lindaa

    Adoro receitas q levam alho poró..!
    ameii ♥

    bjs :*
    Boa Semana ")

    ResponderExcluir
  2. Olá meu lindo!
    A tua torta ficou um espanto e as fotos não mentem certamente deliciosa...um beijinho.

    ResponderExcluir
  3. Que torta linda Augusto e deve ser muito saborosa,eu tenho esse livro mas ainda nào fiz nada
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá vim conhecer seu blog e adorei.Esta torta de frango ficou divina, também faço as esfihas do chef Alvaro, depois que conhecemos esta receita fica dificil fazer outra massa.Adorei seu blog e já esto te seguindo, voltarei mais vezes.
    Tenha um excelente dia.Beijos.

    ResponderExcluir
  5. A sua torta ficou linda ,o recheio é uma delicia bem ao meu gosto.
    Aqui e casa só eu é que gosto por isso nunca faço.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Amigo, que delicia de torta...
    Em casa torta é sempre aprovada... seja qual for o recheio.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Hummm, ficou linda essa torta! Tão meticulosamente enfeitada! O pessoal deve ter comido com muito gosto!
    Fabiola

    ResponderExcluir
  8. Oi, D,

    Você combinou muita coisa que eu gosto nesta torta, rsrs. E a aparência dela também ficou ótima!

    Beijoca!

    ResponderExcluir
  9. Augusto,
    sua torta ficou linda, bem feita mesmo parabéns!
    Adorei a receita, o recheio com todos esses ingredientes só pode ter ficado uma delícia!
    Valeu pela dica da massa!

    O seu amor tem um cozinheiro de mão cheia, em casa, rsrs. Vc é demais!

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Guto que lindissima ficou sua torta, acho lindo essa finalização trançada que nunca consigo fazer rsrs. Dá um ar de torta requintada né? E esse recheio meu amigo? Que maravilha, amo alho poró também, com o frango e as ervilhas deve ter ficado deliciosa, e no capricho esse recheio. Demorei muito também para achar uma massa de torta que eu gostasse de fato. Vou experimentar a sua agora, e talvez quem saiba sair um pouco da minha habitual massa de torta que tenho. Parabéns, adorei.Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Oi Gu, respondendo a sua pergunta da minha receita de abobrinha, lá no modo de fazer tem a explicação, acho que vc passou batido heheh
    Eu retiro o miolo, e refogo com a cebola e o alho, depois acrescento ela ao restante dos ingredientes, mas se vc não quiser usar o miolo, guarde pra fazer uma sopinha com ela que fica muito bom hehe.
    Bjocas

    ResponderExcluir
  12. oi meu querido tudo bem? amei sua receita esta linda de ver e maravilhosa de comer ..como sempre cada vez que venho aqui fico babando com suas delicias ..querido eu e mais algumas amigas como e leia e a ana claudia estamos organizando um encontrão aquii no bairro da liberdade em são paulo se quizer vc esa convidado ok me add no facebook que te passo mais detalhes ok querido ou me mande email
    sadhiahage@hotmail.com
    no face é mais facil de vc me char bjão grandes

    ResponderExcluir
  13. Olá querido Augusto, morri com este post! :P
    A torta está pra lá de linda e só fico aqui imaginando o quanto deve estar saborosa! Vou testar essa sua massa, pois até o momento ainda não encontrei uma massa que me fizesse morrer assim de paixão! rs
    Amei!!! :))
    Obrigada meu amigo pelo seu carinho lá no Vivendo, sua presença me deixa mt feliz! :D
    Bjsss
    Vivendo e Aprendendo
    viveraprendendo.com

    ResponderExcluir

Só com sua peça o Mosaico se torna completo. Comente também :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...