29 outubro 2013

Panquecas de carne ao sugo


Já tinha feito panquecas uma vez e ficaram bem gostosinhas, mas já elegi a massa destas aqui como minha preferida de todos os tempos. Ficaram fininhas, leves, não grudam na hora de fazer e deliciosas. Com certeza as melhores panquecas que já fiz e provei. O recheio mais simples, basicamente uma carne moída bem refogadinha, também é o segredo dessas panquecas. Se você ainda estava à procura de uma massa de panqueca perfeita sugiro que prove esta e me conte depois o que achou.

PS: Neste sábado dia 02/11/2013 vai acontecer o 2º Encontro Gourmet de Foodbloggers. Muuita gente legal reunida para conversar, trocar receitas e principalmente comer muuito rsrs. No ano passado havia comentado minha tristeza em não participar do evento. Neste ano corri muuito pra não ficar de fora e graças a querida Fabíola deu tudo certo. Semana que vem trago as milhares de fotos e tudo de bom que aconteceu por lá ;)


Panquecas de carne ao sugo
(Receita da massa de uma leitora do Tudo Gostoso)

Ingredientes
Massa
500ml de leite
3 ovos
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de amido de milho
1 pitada de sal

Recheio
700g de carne moída (usei acem)
1 cebola pequena picadinha
3 dentes de alho picados
cheiro-verde picado a gosto
Azeite, sal e temperos a gosto (usei caldo de carne e tempero baiano)

Molho ao sugo
1 embalagem de molho de tomate pronto refogado
1/2 xícara de água
Sal e temperos a gosto (usei alho, cebola, uma pitada de açúcar, tempero baiano e orégano)

1/2 xícara de queijo parmesão ralado e orégano para polvilhar

Preparo
Massa: Bata tudo no liquidificador. Unte levemente uma frigideira antiaderente (só para a primeira, depois nem precisa mais untar) e com ajuda de uma concha, coloque porções de massa. Deixe de 2 a 3 minutos, até as bordas começarem a se soltar e dourar. Vire, deixe mais 30 segundos e retire. Faça isso com toda a massa. Rendeu 14 panquecas lindas e fininhas aqui em casa.
Recheio: Refogue a cebola e o alho no azeite por alguns minutos. Acrescente a carne e tampe a panela. Após alguns minutos coloque o sal e seus temperos habituais e permaneça com a panela tampada em fogo baixo até a carne cozinhar bem (uns 10 minutos). Retire a tampa, deixe secar todo o líquido e quando estiver quase pronta acrescente o chei-o verde. Deixe esfriar.
Molho: Leve tudo à panela em fogo baixo e deixe apurar por uns 10 minutos.
Montagem: Na fôrma onde irá colocar as panquecas, forre o fundo com uma fina camada de molho. Monte as panquecas com a carne já fria e vá colocando todas por cima do molho, alinhando-as lado a lado. Regue com o molho de tomate, salpique pamesão e orégano e leve ao forno 200º por 20 minutos ou até derreter o queijo.

Pulo do gato: Esta receita é tão prática e fácil que nem tem pulo do gato. Os segredinhos eu contei no decorrer do preparo.

23 outubro 2013

Muffins de kimilho


Mais uma receitinha vinda do meu arquivo de receitas "por fazer". O problema de salvar tanta receita é que a cada uma que faço, outras três são anotadas. Acho que nunca vou conseguir acabar com essa lista de receitas e a culpa é dos blogs e sites maravilhosos que visito todos os dias né. Essa receita em especial me chamou atenção pelo uso do "kimilho" que é uma espécie de polenta instantânea. Não sei bem ao certo como se chama esse tipo de farinha, segundo pesquisei parece que são flocos de milho pré-cozidos. A massa fica bem bem fofinha, acho que seria melhor empregada na forma de bolo ao invés de muffins. Fiz apenas meia receita e achei que rendeu o suficiente para um bolo médio, então passo do jeitinho que fiz.

Muffins de kimilho
(Receita adaptada daqui)

Ingredientes
2 ovos
2 colheres de sopa de margarina
1 xícara de açúcar
1 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de Kimilho (Flocos de milho pré-cozidos)
1 pitada de sal
1/2 xícara de leite
1 colher de sopa rasa de fermento em pó

100g de goiabada em cubos

Preparo
Bata na batedeira os ovos, a margarina e o açúcar até clarear bem. Acrescente a farinha, o kimilho, o sal e o leite e bata até ficar homogêneo. Por último, acrescente o fermento em pó e mexa apenas para incorporar. Encha 3/4 de forminhas de papel apoiadas sobre uma fôrma de cupcakes. Passe os cubos de goiabada em farinha de trigo e coloque-os por cima dos muffins. Leve ao forno preaquecido 180/200º por aproximadamente 25 minutos ou até dourar.


Pulo do Gato: Esqueci de passar os cubinhos de goiabada na farinha de trigo e olha o que aconteceu, foram todos parar no fundo dos bolinhos :(.

15 outubro 2013

Testei - YOKI Kit Fácil

Fonte da imagem: https://www.facebook.com/KitFacilYoki

Todo dono e dooona principalmente né kkkk de casa sabe como é difícil ter criatividade todos os dias para bolar um cardápio interessante sem cair na rotina. Quando encontramos produtos práticos, baratos e interessantes que nos auxiliam nos dias de falta de imaginação ou preguiça, nada melhor do que compartilhar a notícia não é?
A YOKI, uma empresa bem legal e que ao meu ver tem bastante qualidade em seus produtos, lançou uma novidade muito curiosa recentemente. A linha YOKI Kit fácil são pratos (ou melhor, preparados para pratos) práticos e versáteis que tentam aliar as facilidades de um prato pronto sem abrir mão do gostinho de comida caseira. São seis versões: torta de frango, panqueca, escondidinho, estrogonofe, frango com farofa e Milanesa com purê. Todos eles vem com embalagens de mistura pronta que adicionando alguns ingredientes básicos, virão rapidinho um almoço ou jantar mega prático. Para testar escolhi o clássico milanesa com purê. O legal é que as misturas são bem flexíveis e você pode usar diversos ingredientes para variar a mesma receita.  Neste por exemplo eu poderia ter escolhido frango ou peixe para fazer com o mesmo kit. Escolhi bife e segui EXATAMENTE as instruções da embalagem. O purê basta acrescentar água fervendo, leite e uma colher de manteiga. O bife não precisa nem temperar nem nada, basta passar na farinha e fritar. Quer mais praticidade que isso?? Bom o resultado supreendeu. Ficou tudo MUUUITO GOSTOSO. Nunca tinha provado purê de batatas pronto e me surpreendi. Se você não disser, ninguém vai saber que você não fez com batatas de verdade. A carne ficou macia e com um tempero bem gostoso e suave. Bem longe daquele sabor detestável de tempero artificial a la "amor" (Se é que vocês me entendem).
Conclusão: Para quem quer variar o cardápio, ter uma carta na manga para quando bater a preguiça ou realmente não sabe cozinhar muito bem e precisa de uma mãozinha, o Kit é perfeito. Quero provar agora o Escondidinho. Estou bastante cético porque comprei um congelado uma vez que era pavoroso. Se esse me surpreender, realmente vou ter de tirar o chapéu. Quando fizer venho correndo contar para vocês ;)

Quem diria que veio quase tudo numa caixinha hein??

Pulo do Gato: Eu acrescentaria mais 1/2 xícara de leite ou água ao purê. Gosto dele mais molinho. O tempero da carne ficou bem suave. Pro meu paladar estava perfeito mas se preferir, pode botar uma pitada de sal.

*Atenção, o texto não é um publieditorial. Eu mesmo comprei o produto no mercado e testei. Não tenho nenhum vínculo com a empresa YOKI e minha opinião apresentada é exclusivamente a de consumidor do produto.

07 outubro 2013

A volta e um escondidinho de frango com couve-flor


Que vergonha. Olha só quanto tempo fiquei sem postar uma receitinha que seja!! Peço desculpas a todos os leitores e amigos por essa baita ausência. Aconteceu o mesmo quando mudei pela primeira vez se lembram? Acho que eu demoro para pegar no tranco quando minha rotina se altera drasticamente kk. Ontem fiz a primeira grande faxina em casa e isso me despertou para voltar de vez pro meu bloguito. O fato de ainda não ter me acertado com essa iluminação horrorosa que agora tenho que lidar me desestimulou ainda mais a tirar fotos das receitas. Com fotos feias ou fotos bonitas a vida (e o blog) tem que seguir não é. O importante é que as receitas continuem tão gostosas como sempre :) Sabe quando vc faz uma mistureba de tudo o que tem na geladeira e acaba saindo uma coisa que até te surpreende? Não sabia muito bem que nome dar a essa receita, o mais próximo que achei foi escondidinho então ficou isso mesmo kkk. Muito fácil e simples de fazer. É o tipo de receita que da para incrementar com o que sua imaginação mandar. Dê uma olhada na sua geladeira, use a imaginação e bora fazer uma janta delícia para hoje! 


Escondidinho de frango com couve-flor

Ingredientes
1/2 Maço de couve-flor cozida
1/2kg de peito ou filé de frango cozido e desfiado
200g de mussarela fatiada
1/2 xícara de parmesão ralado
1/2 copo de requeijão cremoso
Azeite, sal e temperos a gosto

Molho branco
1/2 cebola pequena ralada
2 colheres de sopa de manteiga ou margarina
3 colheres de sopa de farinha de trigo
500 ml de leite quente
1 tablete de queijo polenguinho (opcional)
sal a gosto

Preparo
Refogue a couve flor no azeite e tempere com sal e temperos a gosto (usei alho e pimenta), reserve. Refogue o frango desfiado com seus temperos habituais (usei cebola, alho e um caldo de legumes), misture o requeijão cremoso e reserve.
Molho branco: Refogue a cebola na manteiga por alguns instantes. Acrescente a farinha de trigo. Vá colocando leite bem aos pouquinhos mexendo sempre. Quando a mistura ficar mais líquida, acrescente o restante do leite. Mexa até o molho engrossar. Quase no final, coloque o polenguinho e mexa até ele incorporar ao molho.
Montagem: Num refratário ou fôrma, coloque uma camada de molho, a couve-flor refogada, mais molho, queijo, o frango refogado, queijo, o restante do molho e polvilhe com parmesão. Leve ao forno 200º por 20 a 25 minutos ou até dourar.

Pulo do Gato: Percebi que temperar o frango com caldo de legumes ao invés de frango deixa ele muito mais saboroso. Trocar a couve-flor por brócolis deve ficar uma delícia, vou testar na próxima.