02 dezembro 2013

Pudim de padaria


Estava eu fuçando no face num dia qualquer quando a Tereza do Teretetê na cozinha me aparece com esta beleza de Pudim. Na verdade a receita dela tinha o nome de bolo mole, mas como o resultado ficou IDÊNTICO aqueles pudins de padaria eu nomeei dessa forma. Pudim não é minha sobremesa favorita, a não ser quando ele tem algum diferencial como este aqui. Bem mais substancioso, mais denso e cremoso na medida. Para mim esta receita é TOTAL comfort food. Lembra muito a minha infância comendo o pudim que minha mãe trazia da padaria onde ela trabalhava. Receita perfeita para fazer em uma ceia de natal ou ano novo que já estão chegando. Muito prática e tenho certeza que agradará a todos. Pensei que a substituição de alguns ingredientes fosse afetar o resultado, mas pelo contrário, para mim ficou perfeito. Substituindo o leite condensado por uma versão light dá até para comer sem tanta culpa. Testado e aprovado :)


Pudim de padaria
(Receita do Teretetê na Cozinha)

Ingredientes
1 lata de leite condensado 
1 lata de leite (usei desnatado)
1 lata de farinha de trigo
3/4 de lata de açúcar (usei demerara)
1 vidro de leite de coco (200ml)
3 ovos
2 colheres de sopa de manteiga ou margarina (usei light)

Calda
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de água fervente

Preparo
Calda: Leve o açúcar ao fogo até caramelizar. Não mexa muito para não açucarar. Quando estiver com cor de caramelo médio, acrescente a água fervente (cuidado, vai espirrar). Deixe no fogo mexendo de vez em quando até derreter todos os torrões de açúcar. Despeje em uma fôrma de furo no meio e reserve.
Bata todos os ingredientes do pudim no liquidificador por 3 minutos. Despeje na fôrma caramelada, cubra com papel alumínio e leve ao forno preaquecido 200° em banho maria. Mantenha o papel alumínio apenas nos primeiros 30 minutos de forno, depois disso, tire e deixe terminar de assar.

Pulo do Gato: Se desejar, pingue algumas gotas de essência de baunilha na calda, fica muito bom. Desenforme com o pudim ainda morno.

11 comentários:

  1. hummmm deu agua na boca

    blogdabiane.com.br

    ResponderExcluir
  2. Guto, tá de dar àgua na boca. Sabe, eu não gosto de pudim com furinhos, gosto desses assim como você fez, compacto, acho que a gente sente mais o gosto do leite condensado, hummm, com leite de coco também. Show!!!!
    Bjos
    Fabiola
    ah, fiz o bolo de limão siciliano, vou postar esta semana.

    ResponderExcluir
  3. E me deu água na boca também Guto, gosto de pudins assim, firmes e densos, na medida certa. Deve ter ficado muito bom,gostei demais. Beijinhos, ótima semana

    ResponderExcluir
  4. Olá querido amigo, agora já estou conseguindo comentar nos blogs, graças a Deus, meu note pegou vírus e de uma pane no blog e não conseguia fazer nada, só postagens, mas não conseguia editar ou deletar, inserir... ontem fiquei trabalhando nele e agora td está funcionando normalmente, graças a Deus! Amigo, vc precisa trocar a sua caixa de pesquisa, ela não está funcionando, por causa dessa pane que deu acabei descobrindo que essa gadget não está mais funcionando, tem mts blogueiros que não estão sabendo disso, se precisar de ajuda estou
    às ordens! ;-)
    O pudim tbm não é a minha sobremesa favorita, mas se meu marido ver essas fotos vai querer no ato, ele ama! Ficou com uma cor maravilhosa, bem que eu aceitaria uma fatia bem generosa! Quem resisti?!
    Bjão querido e uma ótima tarde pra vc! ♥
    www.viveraprendendo.com

    ResponderExcluir
  5. Guto menino querido, eu amo pudim e tenho certeza de q essa receita é maravilhosa a julgar pelo jeitinho da foto,cremosinho e suculentinho tbm. HUMMM!!!
    Essa receita é bem diferente menino. Bjinhos mil. Re

    ResponderExcluir
  6. Hummm!!! Adoro esse pudim!!! Levei a receita comigo... Obrigada por compartilhar...
    Beijos, Irene

    ResponderExcluir
  7. Olá Augusto!
    Os pudins fazem maior sucessos sempre nas mesas, é uma sobremesa indispensável, levo a receita, sendo a Tereza e feita por vc sucesso total!
    A quantidade de farinha de trigo é 1 lata mesmo? Ou 1 colher de farinha? Estou perguntando porque quero fazer.

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Augusto,
    obrigada por responder a minha pergunta, a textura dele é mais durinha mesmo, por isso que te perguntei sobre a quantidade de farinha de trigo, se vc aprovou e sendo uma receita da Tereza vou fazer, pois aqui em casa os pudins são sempre bem vindos e gosto de variar nas receitas.

    Quanto ao iogurte caseiro, foi a minha primeira experiência de muitas que virão, ficou maravilhoso. O de ameixa fica igualzinho aos comprados, o sabor é até melhor.
    Os industrializados eles colocam vários ingredientes, os caseiros ficam mais ricos,saborosos e criativos.

    Bjs e obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde :)

    Lindo o seu pudim, de cor bem vibrante e com uma textura que se advinha aveludada e macia !
    Gosto imenso de pudins, por isso esta sua receita para mim está fantástica ! :)

    Um beijinho *

    ResponderExcluir
  10. Esse pudim é maravilhoso!! Ele fez e trouxe um pedaço para mim!!

    Bjs

    Mayara Pariz

    ResponderExcluir
  11. Oi Augusto
    Estou aqui salivando, pois adoro pudim e o teu ficou lindo e apetitoso!
    Vou levar a receita comigo!
    Te desejo uma ótima semana.
    Bjim
    Léia

    ResponderExcluir

Só com sua peça o Mosaico se torna completo. Comente também :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...