25 dezembro 2013

Chester com azeite, ervas e o meu tempero


Este foi o primeiro Natal em que eu preparei toda a ceia. Como a maioria dos parentes foi viajar, ficamos apenas em quatro pessoas aqui e resolvemos que não deixaríamos de comemorar por isso. A primeira coisa que decidimos foi o prato principal: Chester. Nunca foi tradição comer chester na minha família. Sempre era pernil ou churrasco. Pela praticidade, o escolhido foi o Chester com azeite e ervas da perdigão. Assim como eu, muitas pessoas nunca devem ter preparado chester na vida, então vou dar algumas dicas e passar o jeitinho que fiz. Quando estava pesquisando sobre como prepará-lo, minha maior dúvida era quanto ao tempo de forno. Alguns lugares falavam 40 minutos, outros 3 horas... Eu resolvi seguir o tempo do próprio fabricante e para mim foi perfeito. Ficou muito tenro, suculento e com a casquinha bem dourada. O tempero ficou suave e o sal na medida. Se você ainda não pensou na sua Ceia de ano novo, esta é uma bela sugestão e ainda dá tempo de fazer.


Chester com azeite, ervas e o meu tempero
Ingredientes
1 Chester de +ou- 4 kg. (Usei o de azeite e ervas da Perdigão)

Marinada
1/2 xícara de molho de soja
1 colher de sopa bem cheia de sal
1 colher de sopa rasa de orégano
1 colher de chá de alecrim
4 colheres de sopa de cheiro verde picado
1 colher de chá cheia de tempero baiano
1/4 de xícara de azeite de oliva
1 cebola picadinha
4 dentes de alho picados
Suco de 2 limões
Caldo do tempero que vem no chester

1/2 xícara de maionese
2 cebolas médias inteiras descascadas

Preparo
Você vai começar a preparação uns 2 dias antes da ceia. Descongele o Chester por 24 horas dentro da geladeira. Retire da embalagem, descarte os miúdos que vem dentro dele, coloque numa vasilha bem grande ou saco plástico reforçado e acrescente todos os ingredientes da marinada. Deixe o chester "pegando" tempero por pelo menos 6 horas, mexendo e virando várias vezes para que penetre bem. Eu deixei de um dia para o outro. Antes de levar ao forno, coloque as duas cebolas dentro do chester e feche a cavidade com palitos. Amarre as coxas juntas com um pedaço de barbante. Coloque o chester junto com a marinada num refratário grande e alto, cubra com duas folhas de papel alumínio (lado brilhante para dentro) e asse por 2 horas em forno médio alto 200/230°. Retire o papel alumínio, descarte o líquido que ainda sobrou na fôrma, pincele a maionese e deixe por mais 40 minutos no forno ou até dourar. Pincele maionese mais de uma vez se quiser bem dourado.

Pulo do Gato: A cebola e a marinada não deixam que o chester fique ressecado. Ele fica bem cozido e bem suculento mesmo, sem aquele aspecto rosado. Não fique furando o chester durante o preparo porque isso acaba deixando ele ressecado também. Usar uma fôrma descartável de alumínio é uma ótima opção. Na hora de servir é só passar para um refratário e decorar com farofa ou com frutas variadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só com sua peça o Mosaico se torna completo. Comente também :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...