19 fevereiro 2012

Bolo de Fubá Quase Cremoso


Eu adoro passear pelos blogs amigos. Sempre saio com receitinhas salvas na minha lista de “receitas pra fazer”.  Esse bolo me ganhou pelos olhos, quando o vi lá no Pecado da Gula da Simpatissíssima Akemi, não resisti e sai do trabalho direto para o mercado comprar os ingredientes. O sabor do bolo ficou maravilho, daqueles de você não conseguir comer um pedaço só. Infelizmente a textura dele não ficou como o inigualável bolo da Akemi, alterei algumas coisas então eu acho que foi isso. Vou refazer futuramente seguindo minuciosamente o passo a passo dela e conto o resultado. Mas olha, independente de não ter ficado igual, ficou delicioso, fofinho e todo mundo em casa, no trabalho e na facul aprovou.

Bolo de Fubá Quase Cremoso

Ingredientes
3 ovos
2 1/2 xícaras de leite
1 xícara de leite de côco
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de fubá
4 colheres de sopa de farinha de trigo
3 colheres de sopa de margarina
100g de queijo parmesão (usei um pacotinho)
50g de côco ralado
1 colher de sopa de fermento

Preparo
Bata no liquidificador os ovos, leite, leite de côco, a manteiga, queijo, côco e açúcar. Peneire os ingredientes restantes numa tigela e junte apenas misturando a mistura batida no liquidificador. Coloque em fôrma untada e polvilhada com fubá e leve para assar em forno pré-aquecido 200º por 1 hora, até ficar douradinho. Deixe esfriar e corte em quadrados.

Pulo do Gato: Eu fiz o bolo numa fôrma bem larga e grande, acho que isso também interferiu nas camadas não ficarem marcadinhas, acho que ele tinha de ficar alto. Li em algum lugar que deixar o bolo assentar na fôrma uns 10 minutinhos antes de ir ao forno também ajuda. Vou tentar fazer isso da próxima vez.

PS. E a vida atarefada já voltou ao normal. Trabalho+Faculdade+Escola da família nos FDS, deixam qualquer pessoa meio ocupada né rsrs. Somem a isso um blog, namoro, relacionamento com amigos e pronto, tempo na agenda inexistente rsrs. As postagens talvez fiquem levemente mais espaçadas mas vou fazer o IMPOSSÍVEL para toda semana no mínimo ter coisa nova por aqui.
Beijo a Todos ;)

8 comentários:

  1. Oi Guto, independente de vc ter achado que não ficou tão cremoso quanto da Akemi, aposto que o sabor ficou muito bom, adoro bolo de fubá e essa receita já está na minha pastinha tbém desde que a vi. Acredito que seja a assadeira que foi grande mesmo, pois em uma ocasião fiz um parecido e ele não ficou cremoso por que usei assadeira grande. Mas o que valeu é que aposto que não sobrou nada né. Bjocas.

    ResponderExcluir
  2. D Augusto, muito obrigado pela visita lá no Brie com Goiabada. Fiquei um pouco atribulada com afazeres, mas hoje tirei o dia para retribuir a visita de novos amigos. Gostei muito do seu cantinho e desejo muita prosperidade em seus projetos (principalmente nos culinários!) Fico lisonjeada por fazer parte da lista aqui do lado e espero ainda trocar muitas figurinhas. Adorei seus cupcakes e confesso que morro de inveja porque os que eu tentei fazer sempre ficaram "tortos", solados... um desânimo só. Ainda bem que os bolos grandes dão certo! (hehehehe)
    Caro amigo, seja muito bem-vindo e força nestes panelas!
    Um beijo grande
    Fabiola

    ResponderExcluir
  3. Puxa, Augusto, que pena que o bolo não saiu cremoso! Sabe que a Cristina do Abóbora Menina comentou que fez e não ficou com creme tbm mas eu desconfio que seja mesmo o tamanho da forma. A que usei era tamanho 2, pequena mesmo. Ahhh e muito obrigada pelo simpatissíma! :)
    Bjss e bom retorno à rotina! Bjss

    ResponderExcluir
  4. Josy e Akemi - Deve ter sido por causa da assadeira mesmo. Mas não vou desistir não. Logo mais faço de novo e ai posto aqui. Sério, me apaixonei pelas fotos. Não sobrou nadica de nada pra contar a historia mesmo não ficando exatamente como eu qria rsrsrs

    Fabiola - Tenho o mai0r prazer do mundo em visitar todos os dias os blogs que eu gosto. É neles que sempre me inspiro e tiro forças pra botar o mosaiko pra frente. Sobre os cupcakes, eu acho que não tem segredo não. Use aquela receita que você ja esta acostumada e tem certeza que sai maravilhosa sempre. garanto que vai dar certo :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito de bolo de fubá, lembra a minha infância - hummm, bom d+!
    Realmente não é tarefa fácil conciliar o blog e o resto da vida! Quem vê de fora não imagina que requer tempo!
    Bjim
    Léia

    ResponderExcluir
  6. Oi, Augusto,

    Bolo de fubá é tudo de bom, adoro e comeria este sem camadas definidas com prazer, rsrs.

    Beijoca e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  7. Oi Guto eu vim ver seu bolo, pra ver o que pode ter dado errado, por que já errei tbém a primeira vez esse bolo, mas foi uma receita diferente, essa que fiz deu certinho. A minha vai mais ovos, leite do que a sua e menos farinha, fuba, e qjo ralado e não vai coco. Tenta fazer essa que peguei no blog da Cintia que pode ser que dê certo e como vc disse a assadeira te que ser a média, a grande não forma aquele creminho. Tenta que sei que vc como bom cozinheiro que é vai conseguir. Bjocas ótimo domingo

    ResponderExcluir
  8. Eu dei uma olhada nessa receita, vi que tinha os ingredientes em casa e acabei testando. Inicialmente era só para comer mesmo, mas gostei tanto do resultado que acabei tirando fotos e postando sua receita (com link)

    abração!

    ResponderExcluir

Só com sua peça o Mosaico se torna completo. Comente também :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...