04 fevereiro 2012

BC - Welse e Uma Receita Gostosura

Para começar, um poema:

Soneto de Fidelidade

De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama
Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.

Vinicius de Moraes

Eu não sou muito ligado em poemas, mas não sei porque esse em especial sempre tocou bem fundo em mim. O Último verso diz assim: “ Mas que seja infinito enquanto dure”
Quantas vezes nos arrependemos de ações quando já é tarde demais? Quando alguém se vai, ficamos tristes por não ter podido demonstrar mais nosso amor. Quando perdemos um grande amigo, nos lembramos de como ele era importante pra nós. Até mesmo quando mudamos ou perdemos o emprego, e percebemos que ele não era assim tão ruim quanto imaginávamos.
Enfim o que quero dizer é que devemos tornar infinitos os nossos momentos, como se cada um deles fosse o último. Não deixe de dizer eu te amo à pessoa amada, agradecer pelo seu ganha pão de cada dia, mostrar pra seus amigos que eles são importantes pra você. Não sabemos como será o dia de amanhã, mas podemos fazer o de hoje inesquecível.

Não conheci a Welse em vida, mas o que ela deixou no blog, me fez ter uma ideia de como ela era. Passeando por todos os marcadores, consegui conhecer uma mulher bem humorada, com princípios e opiniões fortes, que amava muito sua família e seus amigos. Uma mulher que vivia cada dia com muita felicidade e bom humor, cercada por muita gente que a amava e estimava. Cozinhava, contava “causos” (me diverti muito com eles). Uma mulher que deixou uma marca em cada pessoa com quem teve contato, e que através de tudo que construiu ali, vai continuar deixando, deixando e deixando sempre :)

Decidi homenageá-la fazendo uma receita especial, mas foi muito difícil escolher uma, dentre tanta coisa gostosa. Muitos doces, salgados e o jeitinho despretencioso com que ela escrevia cada receita, um jeito todo dela. Escolhi uma que achei com cara de reunião de família. Rocambole de batata com carne. Só de dizer o nome já dá vontade de comer né rsrs. A massa tem uma textura de purê de batata com uma crostinha crocante por fora e o recheio temperadinho por dentro, só provando pra ter uma ideia da gostosura. Vamos a Receita?

Rocambole de Batatas Com Carne Moída


Ingredientes
1 kg de batatas cozidas sem cascas e espremidas
3 colheres de sopa de óleo 
5 colheres de sopa de farinha de trigo
3 colheres de sopa de leite
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
2 ovos
Sal a gosto

Recheio
150g de mussarela em fatias
450g de carne moída (usei patinho)
3 dentes de alho picadinhos
1 cebola pequena cortadinha
1 cubo de caldo de carne
½ xícara de cheiro verde picadinho
3 colheres de sopa de azeitonas verdes picadas
1 tomate sem sementes em cubos pequenos
2 ovos cozidos picados
Sal e pimenta do reino a gosto

Preparo
Misture todos os ingredientes da massa muito bem e coloque em uma assadeira forrada com papel manteiga, untada e polvilhada com farinha de rosca (eu usei uma assadeira sem papel). A massa fica bem densa, espalhe bem na fôrma. Leve ao forno pré aquecido, 200º até dourar em baixo e levemente em cima. Enquanto isso faça o recheio.
Refogue a carne com o alho, cebola, caldo de carne, sal e pimenta. Deixe cozinhar até secar muito bem o caldo todo. Desligue o fogo e acrescente o tomate, os ovos cozidos, o cheiro verde e azeitonas. Acerte o sal.
Quando tudo estiver morno, desenforme a massa em um pano de prato limpo, espalhe o queijo, a carne e com cuidado vá fechando como um rocambole com a ajuda do pano. Volte ele à assadeira e leve ao forno novamente até aquecer bem. Eu servi com salada de alface, cenoura e brocolis. Minha mãe AMOU e quer porque quer que eu faça um de frango agora.

Pulo do gato: Para espalhar a massa melhor na fôrma, uma dica é usar as mãos bem molhadas e ir apertando com cuidado. Ajuda de alguém para enrolar e colocar na fôrma de novo é MUITO bem vinda, quase me estrupiei nessa.

Agradecendo a Angela do Ora,pitangas!!! pela iniciativa da BC e todas as pessoas que se uniram e participaram dessa homenagem tão bonita à Welse. Estou louco pra visitar todo mundo e ver tudo de bom que cada pessoa fez pra essa homenagem :)


20 comentários:

  1. Augusto, amei sua homenagem, muito significativa, linda, e o poema que vc trouxe nos faz refletir que devemos sim, dizer o que sentimos, que não devemos deixar de falar, de perdoar, de esclarecer algum equivoco, pois amanhã não sabemos se estaremos aqui.E como vc disse, agradecer, agradecer sempre.Hoje não tem como não se emocionar com cada participação que estou percorrendo pelos blogs. A receita escolhida com certeza ficou deliciosa. Welze lá do outro lado deve estar sorrindo e feliz com nossas homenagens. Bjos Um ótimo domingo

    ResponderExcluir
  2. Pelos blogs que já visitei já me emocionei muito! Vc tbm fez uma bela homenagem e o prato escolhido deve ter ficado ótimo! Parabéns a todos! Bjss e um bom domingo!

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Você escolheu um prato salgado bem simples, daqueles que fazem parte do dia a dia, tradição de família.
    Estou participando com um prato doce da Welse, igualmente simples. Nossa amiga virtual merece esse carinho.
    Não precisamos muito para ser felizes, mas às vezes insistimos em complicar a vida, não é mesmo?
    Tenha um ótimo domingo!

    ResponderExcluir
  4. Augusto, lindo poema e linda homenagem à Welze, com certeza hoje ela está mias feliz,com todas essas vibrações de carinho.

    A escolha da receita foi ótima também.
    Deve ter ficado delicioso!
    Bom Domingo
    Bjs
    Ivani

    ResponderExcluir
  5. Olá Augusto, você escolheu esse soneto para homenageá-la e ela adorava Vínicius.
    A receita escolhida é perfeita, tem cara de comida de mãe, delícia!
    Adorei a visita, volte sempre, ok?!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  6. GOSTEI DESSE PRATO DEVE SER MESMO UMA DELICIA.
    WELZE ERA UMA COZINHEIRA DE MÃO CHEIA.
    DEVE ESTAR A FAZER AS DELICIAS DELA LÁ EM CIMA.
    BJS

    ResponderExcluir
  7. Olá Augusto

    Muito bonita, a sua homenagem à Welze. Vc conheceu o Gostusuras há pouco tempo, mas apanhou bem o jeitinho dela:

    "o jeitinho despretencioso com que ela escrevia cada receita", é isso mesmo, ela era mesmo uma pessoa bem simples e despretensiosa, e no entanto uma grande mulher.

    Olha, gostei muito da receita, e acredito que uma ajudinha para enrolar esse rocambole seja mesmo muito bem vinda. :)

    Até breve

    ResponderExcluir
  8. Adorei sua homenagem, e o poema escolhido por vc.
    Seu Rocambole de Batatas ficou lindo e com certeza delicioso.
    Brigada pelo seu carinho no meu bloguito.
    Bjs e Boa Semana.

    Ah! gostei muito do seu blog.

    ResponderExcluir
  9. Olá Augusto,

    Adorei participar da BC para a Festa da Welze, Ela é merecedora de toda essa Homenagem...foi bom também porque assim pude conhecê-lo, sua receita ficou divina, muito boa!!!

    Que a Nossa Semana seja de Muito Progresso, Amor ao Próximo e Doçura!!!
    1000 Beijokinhas

    ResponderExcluir
  10. Olá Augusto, em pouco tempo conseguiu ver os detalhes de mamãe.
    Ela era realmente um mulher fantástica, tinha sempre uma forma fantástica de ver e interpretar a vida.
    E foi, por essa razão, que nos deu o privilégio de compartilhar tudo isso e um pouquinho mais com nossa família terrena.
    Obrigado pelo carinho, e já estou pagando o sedex...quero um pedaço...rs

    ResponderExcluir
  11. Que bacana a sua homenagem, muito bem escolhidos, o poema, e a receita, coisas simples, que fazem a lembrança especial!

    E agora, mudando de assunto, quanto à sua pergunta sobre os "breadsticks" de batata, eu digo que eles não ficam muito crocantes feitos de véspera não, são mais gostosos feitos no dia, ok? mas a receita é boa, pode se arriscar!

    Um abraço,
    Obrigada pela sua presença no EternosPrazeres,

    Renata

    ResponderExcluir
  12. Meninas, foi uma honra pra mim participar da BC. Escolhi uma receita que fosse simples, gostosa e com cara de receitinha de familia. Entre as receitas dela eu também fiz a torta de morango e o pudim. O blog da Welse esta cheio de gostosuras, causos gostosos de ler. Aquilo que ela deixou ali é inestimável, e mostra através de cada detalhe a mulher forte, guerreira, amorosa e espirituosa que ela era. Fico triste de não ter podido conhecê-la melhor mas, ela esta em paz agora e com certeza muito feliz com tanta gente boa aqui em baixo que se importa e guarda ela no coração :)

    ResponderExcluir
  13. Oi Gu,posso te chamar assim? Tenho um sobrinho que chama Augusto ele deve ter mais ou menos sua idade, e o chamo assim, espero que não se importe. Vim te falar do arroz e vejo sua resposta dada a nós todas, me emocionou de novo,para de me emocionar viu?? rsrs Lindas palavras
    Ó, o arroz por ser integral acompanha o cozimento dos cereais, então todos eles ficam com a mesma consistência, ficam mais al dente, tipo o arroz arbóreo sabe? Mas se vc quer mais macios, pode cozinhar um pouco mais. Espero ter ajudado. Bjos ótima semana

    ResponderExcluir
  14. D Augusto
    Venho para lhe dar as boas vindas ao Meu Estaminé, tal como a nossa querida Welze fazia quando recebia uma nova visita.
    Gostei muito da sua Homenagem à nossa Gostosura, que achei uma ternura, tanto mais que não privou de perto com a Welze. Mas ela era assim mesmo, como a definiu, uma Mulher de garra, de Força e de Energia boa que contagiava toda a gente que a visitava. E, mesmo para além da sua partida, continua a contagiar e a fazer Amigos!
    Gostei muito do poema de Vinicius que não conhecia. E gostei muito do Rocambole de Carne. Ficou muito bem na Mesa da Festa!
    Agora, uma confissão: não tinha mesmo a foto do TuiXão. Não me saiu bem desta vez e não fiz foto. Vou ver se me apuro melhor para poder voltar a editar a receita.
    Um abraço da Bombom

    ResponderExcluir
  15. Josy - Claro que pode me chamar de Guto né, fico até lisonjeado rsrs. Obrigado pela dica do arroz :)

    Bombom - Seja muito bem vinda aqui também, sobre o tuixao, foi uma das receitas que me chamou muuita atenção mas como não tenho ainda forma de bolo inglês (um pecado) não me arrisquei. Quando fizer e tirar foto da um toque aqui hein. O poema é lindo neh, tenho certeza de que a Welse gostava muito tb. Um beijo

    ResponderExcluir
  16. Belíssima homenagem!
    Não tive contato com a Welse, mas pelos posts que estou acompanhado vejo que ela era muito especial!
    Bjim
    Léia

    ResponderExcluir
  17. Oi queridão!
    Pode fazer a receita do pão alemão sem medo. Dá certo logo na primeira vez.
    Ah, detalhe: usar uma panela grande e fogo bemmmm baixinho. O ponto certo as vezes não passa dos 25 minutos. É só ficar de olho, o leite vai secando e massa vai ficando cozida. Parece mágica.
    Faz e me conta!

    Ah, já adicionei o blog aos meus favoritos e voltarei pra pegar boas idéias aqui também.

    Vou tentar fazer esse rocambole. Depois te conto.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Léia - Eu tb não tive muito contato com ela mas sabe o que me cativou e me levou a participar também da homenagem? O amor dela pelo blog. Quando eu vi que ela fazia uma postagem pra cada pessoa diferente que visitava o blog, agradecendo, achei isso tão bonito. Depois, conhecendo lendo os marcadores e postagens acabei admirando também essa mulher que foi tão guerreira.

    Maria/Andrea - Esse pãozinho tem um jeito de fazer muito esquisito neh? To louco pra fazer, quando tentar eu te conto.
    Volte sempre viu rsrs
    bjos

    ResponderExcluir
  20. todos que estão participando desta BC foram tocados, de alguma forma, pelo carisma desta cronista apaixonada, que passou muito brevemente pelas nossas vidas, mas passou de uma forma tão intensa, que deixou marcas de carinho espalhadas por aqui e acolá.
    agradeço a sua participação, sua homenagem, me emocionei com ela demais da conta, como diria Welze. sendo fiel a minha tão querida amiga, peço que jamais se esqueçam disto:

    O importante é ser feliz.
    Isso é um direito, um dever de todos nós.
    É uma questão de sobrevida.
    Não imagino uma vida sem felicidade.
    Welze
    grata Augusto, de coração e um beijo
    angela
    ps. por favor me desculpem por ser uma msge unica para todos os blogs,mas rogo que me entendam, pois é exatamente isto que gostaria de dizer a todos.

    ResponderExcluir

Só com sua peça o Mosaico se torna completo. Comente também :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...