08 fevereiro 2012

Cupcakes de Laranja com Cream Cheese


Antes de mergulhar de vez no mundo da internet, eu amava comprar revistinhas de receitas. Guia da cozinha, Receita Minuto, Delícias da Calu… bastava ver uma receitinha chamativa na capa que eu ia logo correndo comprar. A massa desse cupcake foi um dos achados dessas revistinhas, ela vai uma laranja inteira na massa com casca e tudo. Sem dúvida é a melhor massa de bolinho que fiz até agora, fica incrivelmente deliciosa, não esfarela, aromática e fofinha mesmo depois de dias. Eu a fazia em forma de bolo como mandava a receita original mas achei que ia dar um belo bolinho, ótima decisão. A cobertura é uma variação daquelas que vai em cima de cupcakes Red Velvet (que farei um dia também) uma das mais gostosas que já fiz. Resumindo, vale IMENSAMENTE  a pena fazer esse bolinho. As pessoas vão jurar que foram comprados.

Cupcakes de Laranja com Cream Cheese
Receita do Guia da cozinha nº 93 – novembro de 2008

Ingredientes
Massa
1 xícara de óleo (mal cheia)
4 ovos
1 laranja com casca cortada em quatro partes sem as sementes
2 xícaras de açúcar
1 ½ xícara de farinha de trigo
½ xícara de amido de milho
½ colher de café de sal
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de chá de essência de baunilha

Cobertura/Recheio
150g de cream cheese tradicional
3 colheres de sopa de suco de laranja
1 colher de chá de essência de baunilha
450g de açúcar de confeiteiro (+ou- umas 3 xícaras)
50g de manteiga em temperatura ambiente
Confeitos prateados

Preparo
Massa: Bata no liquificador o óleo, ovos e laranja até ficar uma mistura bem homogênea, reserve. Numa vasilha à parte, peneire o açúcar e junte a farinha, maisena e sal. Acrescente o líquido batido, a essência e o fermento e misture delicadamente. A massa tem uma textura ligeiramente mais líquida que o normal. Coloque em uma forma para cupcakes forrada com forminhas de papel, enchendo 2/3 dela. Leve para assar em forno pré-aquecido 180/200º de 15 a 20 minutos até corar bem. Rendeu 35 bolinhos :O

Cobertura/recheio: Bata a manteiga com uma 1 xícara de açucar e a baunilha até esbranquiçar. Acrescente o suco de laranja, o cream cheese e continue batendo acrescentando o restante do açúcar até atingir a textura desejada.

Coloque o creme num saco de confeitar com bico fino e fure o bolinho no centro apertando um pouco para formar o recheio. Faça isso duas vezes em cada bolinho.  Retire o bico fino e com um bico mais largo (ou sem bico nenhum), aperte no centro do bolinho até formar a cobertura como na foto. Enfeite com confeitos prateados e conserve na geladeira até servir.

Pulo do gato: Não encha demais as forminhas para não transpordar a massa. A cobertura fica divina, muito gostosa mesmo. Pensei que ia ficar igual buttercream, meio enjoativa, mas não ficou não. Bem doce é logico porém bem saborosa. Eu achei melhor conservá-los na geladeira devido à cobertura, e eles ficaram mais gostosos ainda, não ficam duros nem nada. A cobertura/recheio rendeu o suficiente para todos os 35 bolinhos. Essa é uma receita que rende bem e tenho certeza que você vai ouvir elogios maravilhosos, eu garanto ;)

12 comentários:

  1. Augusto eu também compro todas essas revistinhas de culinária,tenho mania! rs
    A que eu mais gosto e compro todo mês é a Guia da Cozinha! rs

    Achei ótima a sua idéia de fazer em forminhas e de saber que fica bem fofinho.
    Eu sempre fiz em forma normal de furo no meio e é delicioso mesmo!!!
    Boa Tarde pra vc!
    Bjs
    Ivani

    ResponderExcluir
  2. Augusto mais uma colecionadora de revistinhas de culinaria, a Ivani to vendo que é tbém, tenho uma gaveta na cozinha que só tem essas revistinhas, e elas são ótimas quando estamos com vontade de fazer algo diferente. Adorei seus cupcakes, ficaram lindinhos, vc é muito caprichoso e parece que tem algo que todo cozinheiro deveria ter e que eu não tenho:paciência. Porisso ficaram tão lindos. Adoro laranja, porém nunca provei essa cobertura, vou ver se qq dia eu faço. Adorei. Bjos

    ResponderExcluir
  3. LINDO ESSE CUPCAKE E DEVE SER BEM DELICIOSO.
    BJS

    ResponderExcluir
  4. Olá Meu Querido Augusto,

    Tenho um montão delas aqui em casa também adoro...sem contar que trazem sim muita coisa boa...

    Seus cupcakes ficaram super delicados, adorei!!!


    Um Grande Abraço \o/
    1000 Beijokinhas

    ResponderExcluir
  5. Ivani - eu AMAVA essas revistinhas,s empre dou uma olhadinha pra ver se algo me cativa porém não compro mais, acho que com essa internet neh rsrs

    Josy - Eu não sou tão paciente não viu rsrs mas sou persistente pelo menos, a cobertura fica diviina mas eu sugiro vc fazer a massa também é tão TÃO gostosa *-*

    São33 e Mirian - O bolinho fica liiiindo e delicia, as revistinhas tb tenho de montão aqui rsrs

    ResponderExcluir
  6. Augusto, com tantos elogios preciso urgentemente provar esse bolinho de laranja! Já fui tbm uma compradora compulsiva destas revistinhas! rss Espero ver mais receitinhas delas por aqui! ;)
    Bjss e bom final de semana!

    ResponderExcluir
  7. que delícia,ja anotei a receita,bom final de semana para vc

    ResponderExcluir
  8. Oi Guto vc viu? fiquei com inveja de vc e fui à caça das minhas revistinhas tbém, tem tanta coisa boa né? Passando prá desejar um ótimo final de semana viu? Bjocas

    ResponderExcluir
  9. Akemi - Sério, o bolinho é maravilhoso. Mesmo mesmo. Super recomendo vc provar viu

    Luci - Quando fizer me conta hein

    Josy - Eu vi que vc tirou as revistinhas do fundo da gaveta neeeh rsrs vou dar uma revisada nas minhas e ver se tem algo mais q eu queira fazer

    ResponderExcluir
  10. D.A.
    Podemos fazer um clube pelo visto, tb tenho uma coleção aqui, sabia?! =)
    Adorei o vale 'imensamente'... o bolinho deve ter ficado show!
    Obrigada pelo carinho lá na cozinha, tá?! Estava viajando e só deu tempo de deixar recado no face.
    Um bejim procê!

    ResponderExcluir
  11. Vi
    E eu na minha pequena ingenuidade achava q só eu comprava essas revistinhas, que engano. Elas são famosas e todo mundo um dia ou outro ja comprou alguma. Viajar é tudo de bom neh, e chegar e ver tanta gente preocupada com o sumiço tb é bom também, mas não faz mais isso menina rsrsrs beijo
    PS: O bolinho é 10000 :)

    ResponderExcluir
  12. Acabei de fazer o cupcake de laranja...Nuca havia feito nem bolo normal de laranja...Ficou maravilhoso!!! Macio e saboroso! Infelizmente a cobertura com cheesecake não deu certo :/ Não sei onde errei, se foi no tempo de bater, na temperatura dos ingredientes...Um Beijo e obrigada pela receita!

    ResponderExcluir

Só com sua peça o Mosaico se torna completo. Comente também :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...