04 fevereiro 2013

Cuscuz paulista de frango



Faz muito tempo que queria fazer um cuscuz como esse e aproveitando o aniversário da minha mãe resolvi pôr a mão na massa. Como ia ter um churrasco no sábado e o aniversário dela era na quarta, fiz um bolinho simples e esse cuscuz para ela servir para o povo que passava por lá para dar os parabéns. O bolo nem trouxe para vocês porque foi o mais simples possível: massa de chocolate, recheio de brigadeiro e cobertura de chantilly de chocolate. Minha mãe também adora cuscuz e quando disse que estava pensando em preparar um ela logo me intimou rsrs. Apesar de eu preferir cuscuz de sardinha ou atum, assim de frango ficou muito gostoso. Bem mais suave e perfeito pra comer com um pouquinho de molho de tomate por cima. Como ele era para os convidados, nem pude cortar para mostrar como ficou por dentro. Fica para a próxima né.

Cuscuz paulista de frango
(Receita inspirada na Josy)

Ingredientes
1 peito de frango cozido com 2 cubos de caldo de legumes e desfiado
1 lata de ervilhas (separe 2 colheres de sopa para decorar)
1 lata de milho verde (separe 2 colheres de sopa para decorar)
2 cubos de caldo de frango
3 tomates em cubos
1 tomate pequeno em fatias (para decorar)
1 vidro de palmito (separe algumas rodelas para decorar)
1 cebola pequena picada
3 dentes de alho picadinhos
2 latas de água (mais ou menos)
2  xícara de farinha de milho (+ ou -)
2 ovos cozidos e em fatias (para decorar)
½ xícara de azeitonas picadas
Sal e temperos a gosto

Preparo
Montagem: Unte uma fôrma de furo no meio ligeiramente com óleo. Espalhe os tomates em fatias, os ovos, o palmito, a ervilha e o milho formando uma decoração no fundo e nos lados da fôrma. Reserve.
Cuscuz: Refogue a cebola, alho e o tomate por alguns minutos. Acrescente o frango, o caldo de galinha e os temperos. Deixe tomar gosto. Acrescente a água, o molho de tomate e deixe ferver por alguns minutos. Por último coloque a ervilha, milho, palmito picado, azeitonas e acerte o sal. Vá colocando a farinha e mexendo sempre até engrossar. Não pode ficar nem muito duro nem muito mole. Coloque com cuidado sobre a fôrma para não estragar a decoração. Aperte ligeiramente para preencher todos os espaços. Deixe esfriar, leve a geladeira. Sirva frio ou gelado mesmo.

Pulo do Gato: Rendeu um cuscuz beeem grande. Se quiser fazer menor apenas diminua a quantidade dos ingredientes. Não exagere na farinha para não ficar muito duro, o cuscuz fica mais gostoso molhadinho. Você pode trocar o frango por qualquer outra coisa: atum, sardinha, peito de peru... para mim, todas as variações são deliciosas. Acrescente os ingredientes como palmito e cia só no final, assim eles permanecem inteiros e não se desmancham muito.

15 comentários:

  1. Bom dia amigo!
    Nunca fiz cuscuz, o seu ficou simplesmente lindo e irresistível com essa mistura de ingrediente, hummmmm!
    Felicidades e muitos anos de vida pra sua mãe!

    Beijos, ótima semana!

    ResponderExcluir
  2. Que delícia de cuscuz adorei
    boa semana
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Hummmm, bom dia D Augusto, a Josy é inspiração para todos nós.Seu cuzcuz ficou de babar.Adorei e fiquei com vontade.Beijos querido, tenha um ótimo dia.

    ResponderExcluir
  4. oi meu querido esta de parabens cuzcuz paulista é maravilhoso..e estoundoida para afzer esta sua torta de frango esta semana ainda faço bjão grandes amei

    ResponderExcluir
  5. É daquelas que ainda não comi .
    Mas esse ficou uma maravilha.
    Boa semana
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi, D,

    O seu cuscuz deve ter ficado bem saboroso! Sou fã de cuscuz, pois a gente pode até fazer dele um prato único, né? rsrs.

    Boa semana!

    ResponderExcluir
  7. Caríssimo
    Nunca fiz cuscuz e o teu ficou com um aspecto lindo!
    Humm, adoraria comer um pedaço do bolo que vc fez pra tua mãe, pois sou chocólatra:)
    Bjim
    Léia

    ResponderExcluir
  8. Augusto, preparei ontem um cuscuz parecido com esse... rsrs...
    Em breve no blog tb...
    Beijinhos, boa semana

    ResponderExcluir
  9. Guto que lindo ficou seu cuscuz, acho tão lindo o carinho que vc dedica a sua mãe, fez um bolinho e esse belo cuscuz pra ela, com certeza foi aprovado por todos, e não sobrou nada. Ficou perfeito. Parabéns a sua mãe. E a vc pelo lindo cuscuz, ficou no capricho.
    Obrigada por mencionar meu nome, muito gratificante, saber que uma das minhas receitas te serviu como inspiração. Obrigada viu? Bjocas

    ResponderExcluir
  10. Hummm essa eu queroo. rsrs

    Beijocas :*
    Boa Semana ")

    ResponderExcluir
  11. Quem me dera estar aí no Brasil para roubar um bocadinho desta delicia :)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Olá meu amigo, faz muuuuito tempo que não como cuscuz e tbm nunca fiz aqui em casa e olhando essa foto e a sua receita fiquei com mt vontade!
    Ficou lindo e como sou apaixonada por frango, aceito um pedaço (bem grande), rs.
    Bjsss
    Vivendo e Aprendendo
    viveraprendendo.com

    ResponderExcluir
  13. Augusto, fui lá na postagem e achei.
    Obrigada pela orientação.
    Vou procurar essa marca.
    Agora tenho tudo para acertar.
    Vou postar agora no blog, a receita que faço, quase todos os dias.
    Vê lá e, se fizer, diga se gostou, ok?

    ResponderExcluir
  14. Olá querido amigo, passando para lhe desejar uma ótima noite, durma com Deus! :))
    Bjsss
    www.viveraprendendo.com

    ResponderExcluir
  15. Eu já fiz e achei uma delícia, levinho, delicioso e lindo <3 Obrigada pela excelente receita

    ResponderExcluir

Só com sua peça o Mosaico se torna completo. Comente também :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...