06 fevereiro 2014

Bolo Integral de Banana (Sem Açúcar)


Sabe quando você se sente em casa quando visita alguém? As vezes essa pessoa nem é tão próxima assim mas o jeito que você é acolhido te deixa extremamente a vontade né? Foi assim que me senti ao visitar pela primeira vez o Pitadinha. Acho que já tinha ouvido falar no blog e até já tinha visitado em alguma inscursão à procura de receitas pelo Google, mas quando parei por 5 minutos para ler com atenção, acabei ficando mais de 2 horas. O jeito que a Juliana escreve cativa muito o leitor. É ao mesmo tempo simples, informal e divertido. Gostoso como só uma conversa entre amigos pode ser. Saí de lá com umas 10 receitas debaixo do braço. Quem não conhece o Pitadinha, sugiro que faça isso rapidinho, vocês vão se apaixonar.  Cheguei ao blog dela devido a este bolo. Estava procurando uma receita de bolo de banana que usasse farinha integral, para tentar dar um fim à coitadinha que estava encostada na dispensa fazia um bom tempo. Tenho errado a mão tanto ultimamente que fiquei com um pé atrás na hora de fazer o bolo. Farinha integral tende a deixar tudo mais pesado. Quando o bolo saiu do forno e cortei o primeiro pedaço, meus temores - felizmente - caíram por terra. O bolo ficou compacto, porém não ficou massudo como eu pensava. Como não vai açúcar ele é bem suave na doçura. Já que eu tinha economizado nas calorias com o bolo em sí, achei que não fazia mal comer com uma booooooa colhereda de creme de avelãs de cobertura não é? #naomejulguem


Bolo Integral de Banana (Sem Açúcar)
(Receita do Pitadinha)

Ingredientes
3 bananas prata amassadas com o garfo
3 ovos
1/2 xícara de óleo
2/3 xícara de mel
2 xícaras de farinha integral
1/2 colher de sopa de fermento em pó
1/2 colher de chá de canela em pó*

*Eu usei uma mistura chamada Pudding Spice Mix que ganhei da minha amiga secreta Pamella. Ela contém canela, gengibre, cravo, noz-moscada e pimenta da jamaica.

Preparo
Misture bem os ovos, a banana, o mel e o óleo. Acrescente a farinha de trigo peneirada, o fermento, a canela e misture até incorporar. Coloque em uma fôrma pequena untada e enfarinhada e leve ao forno preaquecido 180/200° por 35 minutos ou até dourar e assar bem.

Pulo do Gato: Se você gostar um pouquinho mais doce, aumente para 1 xícara ou 1 e 1/3 a quantidade de mel. Acho que trocar por adoçante culinário também deve dar certo, vou testar da próxima vez.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...