28 abril 2012

Escondidinho de Bacalhau



Em casa quando se trata de comida é sempre um exagero. Não somos ricos e as vezes apertamos aqui e ali pra pagar uma ou outra conta, mas uma coisa é sagrada, eu costumo dizer que as contas podem até atrasar, mas o churrasco de aniversário, a feijoada de domingo e o almoço de sexta-feira santa tem que ser impecável rsrs. Minha mãe disse que meu padrasto teve uma infância difícil e por isso agora ele não regula nada quando se trata de comida. Sempre nessas ocasiões eu fico responsável pela sobremesa mas na sexta-feira santa eu decidi fazer um prato salgado e o escolhido foi um escondidinho. Fiz uma pesquisa pela net e acabei por misturar tudo o que encontrei de referência, o resultado foi um prato maravilhoso, e que foi a sensação da festa. O purê de mandioca ficou fantástico, eu nunca tinha comido, então achei muito diferente. Recomendo que, mesmo que não seja com bacalhau, você faça o escondidinho com outro recheio. Pode ser de atum ou até de carne como esse outro aqui super delícia. No almoço teve o escondidinho, teve moqueca de peixe, teve peixe frito e teve bacalhau no forno. Fora salada de maionese e saladas de folhas infinitas, pra vocês verem que não menti quando falei sobre o exagero hein. Só ficou faltando a sobremesa porque com o caos que ficou a cozinha depois de tudo isso, não tinha tempo nem condições de mais nada rsrs.

Escondidinho de Bacalhau

Ingredientes
Recheio
4 xícaras de bacalhau dessalgado e desfiado
4 tomates sem semente picados
1 cebola grande picadinha
3 dentes de alho picadinhos
¼ de xícara de azeite
½ xícara de azeitonas
Cheiro verde a gosto (eu uso bastante)
Pimenta do reino, cominho e colorau a gosto

Purê de Mandioca
4 xícaras de mandioca cozida
2 xícaras de leite
4 colheres de manteiga
50g de manteiga ou margarina
Sal e pimenta
150g de queijo mussarela fatiado
50g de queijo ralado

Preparo
Recheio: Dessalgue o bacalhau como você costuma fazer mesmo e desfie (eu fiz assim: de um dia pro outro trocando a água 4 vezes e aferventando em água limpa no final). Refogue numa panela com azeite, o alho e a cebola por uns 3 minutos. Junte o bacalhau e refogue mais um pouquinho, coloque os temperos a gosto e no final o tomate, cheiro verde e as azeitonas. Deixe por mais uns 3 minutos e desligue.
Purê: Misture a mandioca cozida ainda morna com a manteiga, uma pitada de pimenta e 1 xícara de leite e Vá cozinhando e mexendo, acrescentando o restante do leite até dar o ponto desejado. Eu gosto bem molinho porque depois o purê sempre endurece. Por último acrescente o queijo e acerte o sal.
Montagem: Coloque metade do purê num refratário, o recheio de bacalhau e metade das fatias de mussarela. Cubra com o restante do purê e por cima, as fatias de mussarela restantes. Salpique queijo ralado se desejar e leve ao forno por cerca de 30 minutos até corar bem em cima. Sirva com arroz branco e uma saladinha leve de folhas.


Pulo do Gato: Cada um tem seu jeitinho de dessalgar o bacalhau, em casa nós fazemos do jeito que eu descrevi lá em cima. Na hora de refogá-lo eu não precisei colocar nem uma pitadinha de sal, já que ele mesmo dessalgando, ainda fica salgadinho. Fazer esse mesmo purê com um recheio de carne seca deve ficar fora de série. Rendeu pra mim dois refratários médios. Um comemos na sexta e o outro dei de presente pra minha tia no domingo, já que depois de taaanto bacalhau, não conseguíamos nem mais ver pela frente rsrsrs. A receita eu só consegui postar agora, e tem uma fila de outras pra postar ainda creditam? Esse mês eu estava master inspirado em cozinhar então ainda vem muita coisa boa por aí, principalmente das cozinhas amigas.

7 comentários:

  1. Oi Gu adoro escondidinho, acho um prato versátil, pois podemos brincar com a craitividade e inventar vários recheios, de bacalhau eu adoro, e com mandioca fica perfeito. De carne seca também gosto muito.Ficou lindo seu escondidinho, bem recheado e delicioso com certeza. Se voce sempre fica encarregado de fazer a sobremesa e faz um prato salgado assim, imagino a sobremesa então!! Affff... hehe. Bjocas ótimo final de semana e feriado

    ResponderExcluir
  2. na minha família tem isso da comida. meus pais passaram dificuldades quando eram crianças e hoje em dia enchem a casa de comida (até mais do que eu acho que deveriam)

    a cara do escondidinho ficou muito boa. eu costumo misturar um pouco (bem pouco) de cebola ralada (ou picada pequeno) no purê de mandioca (só para dar uma marcada no sabor do purê)

    abraço e boa semana

    ResponderExcluir
  3. UAU....MAIS UM BELO ESCONDIDINHO, AS FOTOS FICARAM LINDAS E A RECEITA SUPER TENTADORA!

    ÓTIMO FERIADÃO!
    BJS

    ResponderExcluir
  4. Que delícia Augusto,adorei a receita beijos

    ResponderExcluir
  5. Menino, você está se tornando um verdadeiro Chef!

    Delícia de escondidinho, deu vontade de ter ido almoçar na sua casa...rsss...quanta variedade, puxa, que beleza!

    ResponderExcluir
  6. Oi Augusto,
    Tem ocasiões mesmo que não podemos abrir mão de fazer algo especial. E o bacalhau da sexta-feira é tradicional. O seu ficou ótimo.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  7. Hehehhe, por coincidência acabei de jantar bacalhau, sob a forma de lasanha - e ficou bem parecida com o seu escondidinho. Fiquei curiosa com a combinação de purê de mandioca com bacalhau, deve ficar bom :)
    beijos!

    ResponderExcluir

Só com sua peça o Mosaico se torna completo. Comente também :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...