09 abril 2012

Kibe de Berinjela


Sabe quanto tempo essa receita estava separadinha pra ser feita? Desde 15 de janeiro acreditam? :O Ela é lá do blog Yes We Cooking e foi feita pela linda Cecília, uma receita da vovó dela olha a responsabilidade rsrsrs. Achei a receita diferente logo de cara e ela foi pra minha listinha, só me arrependo de ter demorado tanto pra fazer. Todo mundo em casa adorou e nem acreditaram que não ia carne. Fica bem gostosa e o gostinho de limão é imbatível. Pra servir pras visitas que não comem carne é perfeita e até quem olha torto pra comida vegetariana vai aprovar, garanto.

Kibe de Berinjela
(Receita do maravilhoso Yes We Cooking)

Ingredientes
2 berinjelas médias descascadas e em rodelas
2 limões
1 xícara de trigo pra kibe
3 colheres de sopa de amêndoas picadinhas
2 colheres de sopa de castanha de caju
1 xícara de cheiro-verde picadinho
1 cebola grande ralada
5 colheres de azeite de oliva
Meia colher de chá de canela em pó
Sal, pimenta do reino e cominho a gosto

Preparo
Deixe o trigo de molho em ½ litro de água por 30 minutos. Coloque a berinjela numa tigela, salpique sal e suco de 1 limão e deixe de molho também por 30 minutos. Lave a berinjela escorra bem a água e bata no processador (ou liquidificador como eu fiz, foi duro hein) até virar uma pasta. Reserve metade e à outra acrescente o trigo pra kibe bem escorrido (usei um pano de prato bem limpo), o suco do outro limão, a cebola, o cheiro-verde, as castanhas, 3 colheres de azeite de oliva e os outros temperos a gosto. Reserve. Leve ao fogo a outra parte da berinjela triturada com 2 colheres de azeite por uns 5 minutos até refogar bem. Acerte o sal e temperos a gosto. Coloque metade da massa de trigo num refratário e alise bem, coloque o recheio de berinjela refogada, cubra com o resto da massa de trigo. Faça um tracejado leve em diagonal com ajuda de uma faça por cima. Salpique mais um pouquinho de castanhas se desejar e leve ao forno 180/200º  por cerca de 1 hora. Sirva com bastante limão hein.

Pulo do gato: Faça o kibe numa fôrma ou refratário grandinho pra ele ficar baixo, assim ele fica bem coradinho e com uma casquinha crocante. Eu não coloquei o hortelã :/ não tinha no mercado quando fui comprar os ingredientes, mas se você puder coloque hein, e substitua o cheito-verde. Dá um aroma todo especial.

Olha que lindas as berinjelas picadas :O

7 comentários:

  1. Oba! Que delícia! E que bom que gostou! Fico muito feliz mesmo! Desejo uma ótima semana para você! Beijão, Cecilia

    ResponderExcluir
  2. Que delícia de receita adorei vou anotar beijos

    ResponderExcluir
  3. OLÁ AUGUSTO!
    GOSTO MUITO DE BERINJELAS, ESTA RECEITA FICOU PERFEITA!
    FIZ A RECEITA DAS TORTINHAS, MAS O RECHEIO FIZ COM AMEIXA E DOCE DE LEITE, NO DIA QUE EU POSTAR EU TE FALO, OK!
    A MASSA É BOA DEMAIS, VALEU!

    TENHA UMA ÓTIMA SEMANA!
    BJS ♥

    ResponderExcluir
  4. Oi Gu, vc acredita que ainda não consegui fazer essa receita? Justo eu que adoro berinjelas, agora vendo sua receita fiquei mais tentada a experimentar, pois nunca nem provei. A adição de castanhas de caju, amêndoas e os temperos, ficaram bem tentadoras. Adorei a receita Gu, anotadissima. Bjos ótima semana

    ResponderExcluir
  5. Augusto,

    Esta receita é mesmo um achado!
    Eu adoro berinjelas e tenho certeza de que vou amar, portanto, vou levála comigo, rsrs.

    Beijoca e boa semana!

    ResponderExcluir
  6. Deve ser uma delícia, eu tenho também uma receitinha de quibe de berinjela para testar, mas ainda não fiz.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Gu voltei pra te falar que sua idéia da carne moida junto com essa berinjela, deve ser uma loucura. Nossa!! Mas vou esperar vc fazer primeiro, vou experimentar essa antes. hehe. Bjocas

    ResponderExcluir

Só com sua peça o Mosaico se torna completo. Comente também :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...