25 abril 2012

Torta de Atum com Batata


Essa torta me conquistou assim que bati os olhos nela lá no Blog da Josy. Nunca tinha visto nem comido uma torta com recheio de batata. Aproveitei também para usar alho poró, que eu nunca tinha provado. Passei no mercado na saída do trabalho e comprei os ingredientes. Vou confidenciar pra vocês  que eu tenho uma séria mania de sair pra comprar algo tipo leite condensado e voltar com vinte itens na sacola rsrsrs. Por um lado é bom porque sempre acabo comprando tudo o que preciso mas por outro, economizar também seria ótimo né? O bolso agradece. O olho poró foi o cúmulo do caro, paguei R$ 7,00 numa bandejinha de 100g. Achei que ele parece uma cebolinha gigante na aparência e também no gosto. Um pouco mais adocicado e menos forte talvez, gostei.  Se você não tiver, pode fazer sem ele que vai ficar delicioso do mesmo jeito, garanto. Tô louco pra fazer essa torta com frango desfiado. A massa fica bem aerada e foi super elogiada. Não teve um que comeu e não aprovou.


Torta de Atum com Batata
(Receita da Josy)

Ingredientes
Massa
3 ovos
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de amido de milho
1 xícara de leite
1 xícara de *buttermilk
½ xícara de óleo
50g de queijo parmesão ralado
1 colher de sopa de fermento em pó
Sal a gosto

Recheio
4 batatas médias
2 latas de atum ralado sem o óleo
1 xícara de alho poró picado
1 cebola pequena picada
3 dentes de alho picados
Azeite, sal e pimenta do reino à gosto
1 pote de requeijão cremoso 200g
50g de queijo parmesão ralado

*Buttermilk: Esprema o suco de 1 limão em uma xícara e complete com leite em temperatura ambiente, reserve por 15 minutos antes de utilizar.

Preparo
Recheio: Descasque as batatas e cozinhe em água com sal até ficarem macias porém firmes. Deixe esfriar e corte em rodelas não muito grossas. Reserve. Refogue no azeite, o alho, a cebola, e o alho poró até murchar. Acrescente o atum  e acerte o tempero com o sal e pimenta à gosto.
Massa: Bata tudo menos o queijo e o fermento no liquificador. Coloque esses dois ingredientes por último e bata ligeiramente só para misturar.
Montagem: Em uma fôrma grande untada e enfarinhada, coloque 2/3 da massa, por cima espalhe as rodelas de batata, o refogado de atum e o requeijão às colheradas. Cubra com o restante da massa e salpique o queijo ralado. Leve ao forno pré-aquecido por 40 minutos ou até corar bem.


Pulo do Gato: Essa torta é maravilhosa, a batata no recheio dá uma cara bem diferente, fica linda e muito gostosa. Eu fiz numa fôrma média e pelas fotos vocês podem ver que ficou bem na beiradinha de tanta massa e recheio que deu. Fiquei morrendo de medo dela vazar pra fora da fôrma mas felizmente deu tudo certo. Eu dobrei o recheio porque sou olho grande e se você puder, aconselho até a colocar uma lata de atum a mais, gosto beeem recheada e como ela é grandona rsrs. Salpiquei um pouquinho de sal nas batatas antes da montagem porque achei elas meio insossas. Não esqueça de deixar que a torta fique bem dourada porque assim é certeza que ficou bem cozida por dentro.

10 comentários:

  1. Hummmmm, o aspecto está tentador, posso imaginar como ficou.
    Adoraria um bom pedaço agorinha mesmo.
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  2. Rapaz, sou suspeito - adoro alho poró. Eu faco uma torta com largos pedaços de frango, batatas, cenouras, palmito, cebolas, pimentão - de tudo um pouco. Pode ser uma opçao para vc tambem. Abs!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Augusto!

    A sua torta deve ter ficado mesmo muito boa, a aparência é muito apetitosa! Sabe que eu desconfio que o alho poró que você comprou não era dos melhores? Eu adoro alho poró e acho que ele confere um sabor especial aos pratos, apesar de o sabor dele ser realmente suave, rsrs.

    Beijoca!

    ResponderExcluir
  4. espetacular.me parece deliciosa.
    fica um torta alta,robusta né?
    adorei.
    Quanto ao sorteio do blog vai acontecer no dia 06/05, eu expliquei tudo no video.
    bj
    boracozinhar-lu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. AMIGO,
    ESSA TORTA TÁ FAZENDO MUITO SUCESSO, AS RECEITAS DA JOSY SÃO MARAVILHOSAS NÃO DÁ PRA RESISTIR MESMO.
    A SUA FICOU LINDA COM UM ASPECTO DELICIOSO!

    BJS

    ResponderExcluir
  6. Que torta mais gostosa, Augusto! Falei para a Josy que essa semana ela tá fazendo o maior sucesso nos blogs, todos os dias ela é a "estrela" em um. Ela merece mesmo.
    Bj ,
    Lylia

    ResponderExcluir
  7. Oi Gu, desculpe não ter vindo ontem, mas hoje eu não poderia deixar de vir aqui, que linda ficou sua torta menino!! Ficou uma apresentação linda. Guto posso falar?? Quando vc for comprar alho poró procura não comprar de bandejinha que encarece muito, se vc comprar ela à granel ela vem com folhas, que vc pode aproveitar também em sopas, mas cada uma custa em torno de 2 a 2.50. Fica mais barato. Aprendi isso a pouco tempo. Adoro alho poró e fiquei muito feliz que vc gostou da torta e mais feliz ainda de ver meu bloguito novamente aqui no seu. Muito obrigada, vc é muito querido. Bjocas

    ResponderExcluir
  8. Oi Gu passando pra desejar um excelente final de semana pra vc e sua familia e fiquei feliz que gostaram da torta. Muito feliz. Bjocas

    ResponderExcluir
  9. Olá Gustavo, a torta ficou linda imagino o sabor.
    A ideia de fazer o dobro do recheio é muito boa, também gosto de bastante recheio.
    As dicas da Josy são ótimas para a compra do alho poró, e as receitas dela também. Eu já tenho esta salva nos meus favoritos, agora me deu uma vontade grande de fazer.

    Um ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  10. Hummm, essa torta parece estar uma delícia. Eu gosto muito de atum, combina em várias receitas.

    Um abraço, Fabiana.
    www.sabornoprato.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Só com sua peça o Mosaico se torna completo. Comente também :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...